A conta de Mark Zuckerberg no Facebook tem algumas peculiaridades: ele não pode ser adicionado como amigo na rede social, possui uma equipe com acesso a ferramentas especiais para dar conta de seus 106 milhões de seguidores e… pode remover as mensagens que enviou pelo Messenger da inbox dos destinatários.

Atualmente, o Facebook não permite deletar mensagens já enviadas da inbox dos destinatários: quando você exclui uma mensagem, ela só desaparece na sua conta. Isso significa que qualquer pessoa que acesse o histórico ou baixe as informações do Facebook pode ler os chats antigos com você por tempo indeterminado.

Mark Zuckerberg

Mas usuários da rede social notaram que algumas mensagens de Zuckerberg sumiram. O que aconteceu? O Facebook diz ao TechCrunch que isso tem relação com o caso da Sony Pictures: “Depois que os e-mails da Sony Pictures foram hackeados em 2014, fizemos uma série de mudanças para proteger as comunicações dos nossos executivos. Isso incluiu limitar o período de retenção das mensagens de Mark no Messenger”.

Mesmo no WhatsApp há um tempo limite para deletar mensagens, então o poder de Zuckerberg no Messenger é ainda maior. E isso levanta questões sobre ética e transparência: ninguém sabe quantas pessoas no Facebook podem fazer isso, quantas vezes isso foi feito, ou como é feito. Inclusive, se os usuários não tivessem percebido que mensagens de Zuckerberg sumiram, esse caso nem teria se tornado público.

Pelas regras do mundo, quando um destinatário recebe uma carta, uma mensagem ou qualquer outra coisa, ele tem o direito de decidir o que fazer com aquilo, desde que não infrinja nenhuma lei. Exceto se for no Facebook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Braga

Tem sim. É bem simplesinho. Eu nunca usei no pc (meu notebook já tava ruim quando comecei a usar). Acho que nem saberia direito o que fazer.

Jambeiro

Nas vezes que usei, foi no pc. Mas depois tento no celular. Tem app, imagino. Certo?

Eduardo Braga

Você usa no celular ou no pc? No celular é mais simples, pode ser que ajude.

Jambeiro

O Reddit é basicamente a fonte de tudo na internet (ou o 4chan), e tem subreddits pra qualquer coisa, mas ainda não aprendi a mexer nele.

Leon

Assim espero. Amém.

Programador Front-End

poder apagar as mensagens deveria ser privilégio de todos os usuários

Comentadorzinho

"Oi pessoal descobri que estou com um câncer terminal e queria saber qual marca de tratamento vocês recomendam Samsung Gran Prime Duos TV Metal Mini J15 ou o Alcatel X."
"Xiaomi SEM TAXA DE IMPORTAÇÃO. Tenho e nem sinto o keylogger e o adware que o revendedor chinês instalou devido a fluidez da MUIU superior a qualquer aparelho nacional."

Juninho

O cara é o chefão, é lógico que o perfil dele teria privilegios dentro da rede social que é dele

André G

Nem grupos eu suporto mais. O grupo do Tecnoblog era bom, mas conforme cresceu entrou muita gente que nem conhece o site do Tecnoblog, esse povo fica fazendo perguntas ridículas. E grupos de humor estão sempre discutindo política e fazendo observações óbvias.

Não uso mais Facebook.

Para interagir em grupos/forum eu uso o Reddit, tem vários grupos, são bem organizados e o conteúdo é na maior parte relevante.
Para humor eu também uso o Reddit e sigo alguns canais no Telegram.
Para a parte mais social eu fico com o WhatsApp e Instagram.

André G

Eu fiquei sabendo quem era esse tal de Markinhos quando vi uma curiosidade dizendo "você não pode bloquear Mark Zuckerberg no Facebook", isso foi lá por 2010.
Desde aquela época ele já tinha um perfil diferenciado.

Dayman Novaes

Pois é, isso não é problema nenhum. Em toda empresa existem pessoas que têm acessos privilegiados à dados, por mais que alguns dados sejam criptografados e impossíveis de descriptografar (como senhas, por exemplo), pessoas que acesso de escrita podem alterar e/ou deletar esses dados.

O fato de não ser público quais são as pessoas que têm esse acesso e quantas são, é simplesmente o normal. Você sabe quantas pessoas podem deletar as SUAS mensagens do disqus? Você sabe quem pode deletar as SUAS mensagens aqui no Tecnoblog? Não, e isso não é nenhum problema.

Forçado demais.

Cobalto

O texto todo foi sobre a capacidade, os exemplos, os questionamentos, tudo foi sobre a capacidade. O texto não toca no ponto moral ético, o texto fala da capacidade.

A capacidade é óbvio que ele tem.

PS: Eu não tô defendendo fb nem zukemburguer não, muito pelo contrário, por mim a gente voltava pro orkut roxinho, mas o texto do jeito que tá, choveu no meio de uma lagoa.

Thiago

Na real qual o problema disso? É igual falar que tem problema eles deletarem os emails que eles enviam e recebem.

Alias como que descobriram que ele deleta as mensagens do messenger??

Cobalto

Deus me livre ouvir podcast.

Everson Tomasi

Pessoal acho que esquece que ninguém é obrigado a usar Facebook. Se não concorda com as funcionalidades, regras e modo de uso,então não use. Simples assim. Quanto mimimi por nada...

Exibir mais comentários