Você acessa o Twitter por meio de um cliente de terceiro? Então será afetado por uma mudança na API da rede social: a partir de 19 de junho, aplicativos não oficiais poderão perder recursos importantes, como timelines com atualização automática e até notificações push.

A mudança afeta todos os aplicativos de terceiros, incluindo Tweetbot, Tweetings, Talon, Fenix e Plume. Isso porque o Twitter vai descontinuar uma API que permite o streaming de conteúdo da rede social, isto é, a abertura de uma conexão que realiza um fluxo contínuo dos novos tweets, menções e mensagens diretas da sua conta.

O streaming é utilizado pelos aplicativos de terceiros de duas formas: ele pode servir para atualizar sua timeline à medida que novos tweets aparecem (o streaming é feito pelo seu dispositivo) ou para enviar notificações push ao seu dispositivo com novos conteúdos (o streaming é feito pelos servidores do desenvolvedor do aplicativo, que então repassam a informação para o seu smartphone).

Existe, teoricamente, uma forma de solucionar o problema: ela se chama Account Activity API e permite que o Twitter envie as informações necessárias a um servidor de terceiro (no caso, o servidor do aplicativo). Só que os desenvolvedores ainda não tiveram acesso à API, e faltam apenas dois meses para que os recursos deixem de funcionar.

Além disso, a API substituta será bem limitada: ela só permitirá acesso a 35 contas no plano básico, o que é pouco considerando que há aplicativos com centenas de milhares de usuários. Ainda não há informações sobre preços, e mesmo a liberação da API não seria suficiente para resolver o problema da atualização automática de timeline: ela envia tudo para um servidor… que o seu smartphone não tem.

Desenvolvedores de clientes de Twitter se juntaram à campanha #BreakingMyTwitter para reverter a decisão da empresa, mas vale lembrar que a rede social tem problemas antigos com aplicativos de terceiros (que, aliás, não exibem as propagandas do Twitter). Será que agora é o fim deles?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

nice guy

Não tem relação com essa atualização, o que aconteceu foi chegar (próximo) ao limite ridículo de tokens que o Twitter libera pra apps de terceiros (100 mil). O mesmo destino dediversos outros bons apps do passado.

@Sckillfer

Existem 2 feeds não cronológicos: o que substitui a timeline, que pode ser desativado (teoricamente), e o que aparece no meio dela como "Talvez você tenha perdido", que não pode ser desativado.

@Sckillfer

2011, lá vamos nós... Os apps de terceiros não exibem os ads porque o Twitter prefere fuder com eles do que exigir que incluam os ads.

Ed. Blake

É memo?

Está desativado e ainda assim recebo vários tweets antigos em destaque acima dos novos. É disso o que eu estou falando.

E sobre os outros pontos levantados no meu comentário?

paulo yan

Com o Facebook fazendo tanta merda, era a hora do Twitter se sobressair. Aí os caras vão e fazem essa merda. Esses diretores do Twitter são desprezíveis

Vanderson Lima

O app oficial é bom, mas tentem criar grupos na DM que logo verão tudo no smartphone travar.

Bruno Sousa

Exatamente. Já comprei o Tweetbot, mas prefiro o app oficial.

Bruno Sousa

O Twitter pra Android é ruim assim? O app pra iPhone é bem estável. Gosto bastante.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Deve ter voltado ao normal. https://disqus.com/home/dis...

Daniel Serodio

Talon

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Eu acho que é um dos únicos clientes que não tem um perfil no Twitter.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Deve ser outra coisa... Acabei de testar o Aeries aqui e tá funcionando de boas (ainda...).
Deve ser por isso 👉🏼 https://disqus.com/home/dis...

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Essa função do "Fulano que você segue curtiu" deveria mostrar tweets com 10 curtidas no mínimo, ou ser desativável.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Que app você usa?

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Caramba, pelo visto isso vai quebrar o Aeries... Eu uso o app oficial pra Windows 10, que tá sendo atualizado para um PWA, mas também uso o Aeries, meio que como um backup, e também por umas funcionalidades dele que acho úteis, tipo a personalização de interface e o identificador de apps de origem dos tweets. Uma pena, por que o Aeries segue o Fluent e gosto dessa característica, e o Twitter com seu PWA matou o modo escuro, antes presente no app oficial.

Exibir mais comentários