Início » Antivírus e Segurança » Telegram está prestes a ser banido na Rússia por não entregar chaves de criptografia

Telegram está prestes a ser banido na Rússia por não entregar chaves de criptografia

Felipe Ventura Por

O Telegram tem uma política de privacidade que começa assim: “nós nunca compartilhamos seus dados com ninguém. Até hoje, divulgamos 0 bytes de dados de usuários para terceiros, incluindo governos”.

Por causa disso, o Telegram corre o risco de ser banido na Rússia. O Serviço Federal de Segurança (FSB), sucessor da KGB, quer que a empresa entregue as chaves de criptografia de seis usuários — e ela disse não.

O Telegram foi multado em US$ 14 mil e recorreu à Suprema Corte da Rússia, que decidiu contra o aplicativo. Ainda assim, o CEO Pavel Durov se recusou a cumprir a ordem.

Por isso, a Roskomnadzor — agência de comunicações da Rússia — entrou nesta sexta-feira (6) com uma ação judicial para restringir o acesso do Telegram em território russo, segundo a Reuters.

O FSB quer as chaves de criptografia para investigar usuários acusados de planejar ataques terroristas. Desde 2016, a Rússia tem leis antiterrorismo que preveem a quebra de sigilo para apps de mensagens.

O Telegram acredita que essa medida iria violar a privacidade dos usuários. Por sua vez, o FSB argumenta que não poderia fazer muita coisa só com as chaves de criptografia: para coletar dados, a agência também precisaria obter uma ordem judicial.

Em março, Durov disse no Twitter que “ameaças de bloquear o Telegram, a menos que entregue dados privados de seus usuários, não darão frutos”.

O Telegram chegou a 200 milhões de usuários ativos, e arrecadou US$ 1,7 bilhão para financiar sua criptomoeda própria, chamada Gram.

Com informações: Reuters, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Irineu Migotto

Eu conheci a máquina de escrever bem antes do meu Notebook... e nem por isso fiquei parado no tempo... recentemente deletei meu Facebook.. meu Twitter...e mudei de Whatsapp para Telegram... e agora vou mudar meu Windows para Linux... e usarei o Tor também... a dinâmica não é estática... o povo acordou e vai mudar...

Lobo Solitário

EXCELENTE comentário, esse ""argumento"" do povinho que não liga pra privacidade é muito infantilóide e minúsculo demais. E nem sabia que o Snowden tinha dito isso, bom pra citar quando ver comentários infantilóides desse tipo "não deve não teme".

José Carvalho

Mas nesse caso não é "Governo" pura e simplesmente é toda uma estrutura que começa na rua, com a polícia, e vai escalando pelo judiciário, e para atender a interesses públicos, precisam de uma ação federal de inteligência, e assim por diante. Não é uma questão de "governo" mas de consciência de que as comunicações são parte do aparato de inteligência. Precisamos urgentemente pensar em um recurso legal seguro quanto a nossa privacidade E segurança. Isso pode ser de longo ou curto prazo, mas não deve ficar essa queda de braço constante. Precisamos de um mecanismo auditável, legal, internacional e, cada vez mais, civil, voluntário, académico e algorítmico. Ou vamos invariavelmente ver as comunicações se tornando mais uma ferramenta, como é a estrutura eleitoral, para manutenção de poderes.
Não podemos, nunca, esquecer que crimes que vão dos colarinhos brancos às mãos sujas de sangue estão sendo cometidos, organizados e publicitados em várias plataformas, que entregam ou não dados a governos, e não há alternativa legal segura no mundo inteiro que garanta a segurança e a privacidade das pessoas como direitos inalienáveis a qualquer pessoa. Precisamos pensar NISSO, não em como os governos são maus e empresas boazinhas ou vice versa...

Rod

Pior > melhor

Já saquei como são as coisas por aqui

Rod

Senha?

Rod

Conta isso pra minha sogra, que teve o celular roubado após receber um monte de documento judicial importante.

Cobalto

Realmente prático pra caramba ficar toda hora com o armazenamento do celular lotado porque todos os gifs de bom dia foram baixados. Muito prático também outra boa parte do armazenamento se quiser salvar o histórico de mensagem.

Ricardo - Vaz Lobo

RARARARAAáaaaaaaaaaaaa

Gertrudes, a Lhama Morta

O Telegram não pode investir muito em publicidade, publicidade é muito cara. Lembre-se que eles não tem fonte de renda alguma, o Durov financia o desenvolvimento + infraestrutura com dinheiro pessoal.

Gertrudes, a Lhama Morta

Aqui também, tem uns 500 "recomendado pra você" aparecendo, até chegar aqui embaixo foi uma odisseia

LekyChan

tecnoblog, manera ai na propaganda pois hoje foi tenso abrir a noticia hein

Lucas Santos

Seria interessante ver ele sendo usado numa serie do Netflix, por exemplo. Iria atrair gente.

Rookie naz

Apenas comodidade, um app com menos recursos mas com todos os seus contatos nele, ou um app bem mais completo mas apenas uma parte dos contatos.

O povão vai preferir a primeira opção.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Tal postura pode servir pra outros *bons governos.

Corvo

redundância, eu não uso porque meus contatos não usam, meus contatos não usam porque seus contatos não usam, e por ai vai...

Exibir mais comentários