Início » Aplicativos e Software » Um programa do Windows 3.0 foi adaptado na Microsoft para rodar no Windows 10

Um programa do Windows 3.0 foi adaptado na Microsoft para rodar no Windows 10

Microsoft liberou código-fonte

Felipe Ventura Por

Se você usou alguma versão do Windows 3.x, incluindo o Windows for Workgroups, certamente se deparou com o Gerenciador de Arquivos. Esta era a principal forma de navegar entre pastas e discos usando a interface gráfica.

Craig Wittenberg, que trabalha na Microsoft desde 1982 (!), vem atualizando esse programa internamente, e agora todos podem usá-lo — e até modificá-lo.

A Microsoft liberou o código-fonte do Gerenciador de Arquivos sob a licença MIT. Ou seja, não há qualquer restrição para “usar, copiar, modificar, mesclar, publicar, distribuir, sublicenciar e/ou vender cópias”.

Mas, claro, você pode usá-lo sem pagar nada. Basta baixar a cópia mais recente no GitHub, descompactar a pasta e rodar; não há processo de instalação. Ele está em inglês e é compatível com “todas as versões do Windows atualmente suportadas pela Microsoft”, incluindo o Windows 10.

Talvez você se depare com um aviso de segurança; neste caso, basta clicar em “Mais informações” e depois em “Executar assim mesmo”.

Wittenberg explica que modificou algumas coisas “de acordo com minhas necessidades e uso pessoal”. Ele adaptou o programa para rodar no Windows em 64 bits (há suporte a nomes longos de arquivo); e atualizou alguns atalhos de teclado. Por exemplo, Ctrl + C antigamente servia para trocar entre drives; agora ele copia o arquivo ou pasta selecionada.

O Gerenciador de Arquivos (winfile.exe) também foi incluído no Windows 95, NT 4.0 e Windows ME, em versões de 16 bits e 32 bits. Mas, nesses sistemas, o padrão era o Windows Explorer, que segue sendo utilizado até hoje.

Gerenciador de Arquivos no Windows 3.1

Há alguns anos, a Microsoft liberou o código-fonte do MS-DOS 1.1 e 2.0 e do Word 1.1a, adicionando-os ao acervo do Computer History Museum “para conhecimento histórico e técnico”.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

joao bosco

FAZ TEMPO QUE ISSO EXISTIA DESDE O WINDOWS 95 VCs estão Atrasados usei a Primeira Versao do Windows quando meu pai ainda estava na Ativa como Militar.

ochateador

Hum... aí me quebra, eu queria usar o gsuite para usar aquele negócio de "android mobile management" e gerenciar os 100 celulares corporativos de forma mais fácil.
Aí vi o preço de 12 reais por cabeça por mês e apresentei para o chefe.
Fui obrigado a desistir do assunto e gerenciar por e-mail individuais -.-"

Thomaztodeschini

Bicho , agora com o VS 2015 C++ x86 foi. Eu nem tinha reparado isso.
https://uploads.disquscdn.c...

CtbaBr©

Complicado era instalar o sistema com os disquetes, sempre um dava pau.

Caio

o x86 ?? A compilacao eh 32bits.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

mexer no autoexec.bat e config.sys pra conseguir 640 kb de memória baixa livre

Zanac_Compile

Sim, Google Drive + Suite Google, Sharepoint da MS, DROPBOX, iCloud da Apple, One Drive também da Microsoft... Pra mim a Suite do Google e o Sharepoint são os melhores pra compartilhar documentos. O DROPBOX é o melhor para armazenar e sincronizar arquivos individuais e o iCloud para o ecossistema da Apple em MAC + Timecapsule + iphone + ipad.

Enio Antonio

Meu primeiro Pc também foi um 386 com 4mb ram e 200mb HD. Tinha que instalar o Msdos primeiro e depois os 6 disquetes do Win 3.1. saudades.

ochateador

Usando dropbox aí para permitir multiplas edições ao mesmo tempo ?

João

É a mesma coisa, usava o Writer e o OLW é exatamente igual. Até os bugs são iguais hauahuahuahu.

Thomaztodeschini

Sim rsrs

Zanac_Compile

É verdade, teve versão para o PC! Mas no Windows já comecei a largar de mão, o que precisava fazer, usava o nativo, mesmo que bem limitado.

Zanac_Compile

Eu sei que estou forçando a barra...

Mas o caminho é esse, acho que a curto prazo até.

Não lembro qual foi a última vez que coloquei música num pendrive pra ouvir no carro, mesmo antes do streaming de música, eu já colocava direto no celular, melhor de gerenciar playlist e tudo, de qualquer forma, não me envolvia mais com os arquivos. Mas não sou parâmetro.

Eu mesmo, era completamente prol manusear arquivos, toda a vida preferia isso e deixar um app fazer tudo pra mim. Mas na última década larguei de mão... é uma trabalheira sem sentido. Deixa o sistema e o app lidar com os arquivos e a gente lida com a informação....

Zanac_Compile

Que baita dica ! Nada como os comentários aqui pra trocar umas ideias....

Vou dar uma investida no Ztree, faz anos que qdo preciso organizar algo, só uso o nativo do Win mesmo. Quem diria, pleno 2018 e vou baixar um gerenciador de arquivos ! :D :D

Que beleza, valeu!

Alberto Prado

Valeu!!!

Exibir mais comentários