Início » Aplicativos e Software » Um programa do Windows 3.0 foi adaptado na Microsoft para rodar no Windows 10

Um programa do Windows 3.0 foi adaptado na Microsoft para rodar no Windows 10

Microsoft liberou código-fonte

Felipe Ventura Por

Se você usou alguma versão do Windows 3.x, incluindo o Windows for Workgroups, certamente se deparou com o Gerenciador de Arquivos. Esta era a principal forma de navegar entre pastas e discos usando a interface gráfica.

Craig Wittenberg, que trabalha na Microsoft desde 1982 (!), vem atualizando esse programa internamente, e agora todos podem usá-lo — e até modificá-lo.

A Microsoft liberou o código-fonte do Gerenciador de Arquivos sob a licença MIT. Ou seja, não há qualquer restrição para "usar, copiar, modificar, mesclar, publicar, distribuir, sublicenciar e/ou vender cópias".

Mas, claro, você pode usá-lo sem pagar nada. Basta baixar a cópia mais recente no GitHub, descompactar a pasta e rodar; não há processo de instalação. Ele está em inglês e é compatível com "todas as versões do Windows atualmente suportadas pela Microsoft", incluindo o Windows 10.

Talvez você se depare com um aviso de segurança; neste caso, basta clicar em "Mais informações" e depois em "Executar assim mesmo".

Wittenberg explica que modificou algumas coisas "de acordo com minhas necessidades e uso pessoal". Ele adaptou o programa para rodar no Windows em 64 bits (há suporte a nomes longos de arquivo); e atualizou alguns atalhos de teclado. Por exemplo, Ctrl + C antigamente servia para trocar entre drives; agora ele copia o arquivo ou pasta selecionada.

O Gerenciador de Arquivos (winfile.exe) também foi incluído no Windows 95, NT 4.0 e Windows ME, em versões de 16 bits e 32 bits. Mas, nesses sistemas, o padrão era o Windows Explorer, que segue sendo utilizado até hoje.

Gerenciador de Arquivos no Windows 3.1

Há alguns anos, a Microsoft liberou o código-fonte do MS-DOS 1.1 e 2.0 e do Word 1.1a, adicionando-os ao acervo do Computer History Museum "para conhecimento histórico e técnico".

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

joao bosco
FAZ TEMPO QUE ISSO EXISTIA DESDE O WINDOWS 95 VCs estão Atrasados usei a Primeira Versao do Windows quando meu pai ainda estava na Ativa como Militar.
ochateador
Hum... aí me quebra, eu queria usar o gsuite para usar aquele negócio de "android mobile management" e gerenciar os 100 celulares corporativos de forma mais fácil.Aí vi o preço de 12 reais por cabeça por mês e apresentei para o chefe.Fui obrigado a desistir do assunto e gerenciar por e-mail individuais -.-"
Thomaztodeschini
Bicho , agora com o VS 2015 C++ x86 foi. Eu nem tinha reparado isso. https://uploads.disquscdn.c...
CtbaBr©
Complicado era instalar o sistema com os disquetes, sempre um dava pau.
Caio
o x86 ?? A compilacao eh 32bits.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
mexer no autoexec.bat e config.sys pra conseguir 640 kb de memória baixa livre
Zanac_Compile
Sim, Google Drive + Suite Google, Sharepoint da MS, DROPBOX, iCloud da Apple, One Drive também da Microsoft... Pra mim a Suite do Google e o Sharepoint são os melhores pra compartilhar documentos. O DROPBOX é o melhor para armazenar e sincronizar arquivos individuais e o iCloud para o ecossistema da Apple em MAC + Timecapsule + iphone + ipad.
Enio Antonio
Meu primeiro Pc também foi um 386 com 4mb ram e 200mb HD. Tinha que instalar o Msdos primeiro e depois os 6 disquetes do Win 3.1. saudades.
ochateador
Usando dropbox aí para permitir multiplas edições ao mesmo tempo ?
João
É a mesma coisa, usava o Writer e o OLW é exatamente igual. Até os bugs são iguais hauahuahuahu.
Thomaztodeschini
Sim rsrs
Zanac_Compile
É verdade, teve versão para o PC! Mas no Windows já comecei a largar de mão, o que precisava fazer, usava o nativo, mesmo que bem limitado.
Zanac_Compile
Eu sei que estou forçando a barra...Mas o caminho é esse, acho que a curto prazo até.Não lembro qual foi a última vez que coloquei música num pendrive pra ouvir no carro, mesmo antes do streaming de música, eu já colocava direto no celular, melhor de gerenciar playlist e tudo, de qualquer forma, não me envolvia mais com os arquivos. Mas não sou parâmetro.Eu mesmo, era completamente prol manusear arquivos, toda a vida preferia isso e deixar um app fazer tudo pra mim. Mas na última década larguei de mão... é uma trabalheira sem sentido. Deixa o sistema e o app lidar com os arquivos e a gente lida com a informação....
Zanac_Compile
Que baita dica ! Nada como os comentários aqui pra trocar umas ideias....Vou dar uma investida no Ztree, faz anos que qdo preciso organizar algo, só uso o nativo do Win mesmo. Quem diria, pleno 2018 e vou baixar um gerenciador de arquivos ! :D :DQue beleza, valeu!
Alberto Prado
Valeu!!!
Thiago Marques
Você reiniciou depois de instar o VS 2015 C++?
Alexandre Roberto
windows 3.0 rodando em um 286 com 2mb de ram....cismei q conseguiria rodar...e o fiz....mas tambem...rodava e so....um desespero de tao lerdo
John Smith
DIRECTORY OPUS. OBRIGADO.Por muito tempo usei esse programa no Windows (se não me engano usei muito no 2000, onde fiquei por um bom tempo já que minha FX5200 tinha algum problema que me impedia de usar o XP) e já havia me esquecido completamente desse software.
Wellington Gabriel de Borba
Eu quero os sons do Windows 95.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
As pessoas ainda baixam seriados que não tem no netflix, e muitos ainda usam pendrive no carro, seja porque não assinam um serviço de música ou porque não tem plano de dados pra escutar música o dia todo
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Pasme então que a maioria das empresas, mesmo grandes, não usa serviços de nuvem e não teria controle interno suficiente pra isso... Você não consegue replicar um controle de acesso interno com sucesso no GDrive por exemplo, durante muito tempo ele foi uma bagunça pra empresas...Povo ainda usa sistema de controle de versão ou até um sharepoint, mas salva local pra editar
Cobalto
Cara, aquilo é o próprio WLW com código liberado, do que você tá falando.Acho que sua memória tá te traindo fazendo pensar que o software do passado era melhor do que ele realmente era/é.
Jorge Rossiter
No site abaixo tem um tutorial relativamente simples pra instalar essa proteção de tela no Windows 10 64.https://www.skooterblog.com...
ʞǝʌǝɥs
na verdade acho que era mais questão de gostotinha dois campos principais: um era o campo do PC Tools, e o outro do Norton Utilities, incluindo o Norton Commander que era o gerenciador de arquivos, e o ne que era o editor de texto (fontes, txt, etc)em geral eu preferia os programas do Norton, mas em mateŕia de gerenciador de arquivos acho que o XtreeGold foi o melhor de todos os tempos...o Ztree, que é um clone perfeito e melhorado, faz coisas que é um parto fazer via explorer ou mesmo linha de comandops. existe um clone do Norton Commander (nc) que se chama "mc" (inclusive para Linux), é muito bom e tal, mas pra fim não tem outro, é o XtreeGold (em sua encarnação Ztree)
dflopes
Total Commander.https://www.ghisler.com/
dflopes
Starfield Simulation tb.
Alberto Prado
Johnny Castaway é foda. Virou lenda...
Zanac_Compile
Exatamente estes exemplos que eu discordo, isso tudo que falasse é muito anos 90, anos 2000...Cada vez mais e mais. Pra mim, já a muito tempo é assim. Não existe mais isso. Filme é no NETFLIX e todos os afins que explodem de sucesso, música é no Spotify e afins, as fotos automaticamente estão na nuvem, tu só cria um album mais personalizado. Planilhas, docs, tudo está em nuvem, a gente só conhece um link, ninguem precisa saber onde está o arquivo.No mundo corporativo hoje é dia é um atraso tu enviar por anexo o arquivo CustoJan18v2.xls, isso é bizarro, daí outro edita, manda a v3, mas tu já está na v4. Isso é um atraso, com cloud isso não existe mais. O link está lá no corpo do email, as pessoas acessam e trabalham, a versão atual (e o histórico) está na nuvem.Realmente, ninguém mais tem que saber o que é um arquivo. Aquele negócio anos 90, de saber o que é diretório, arquivo, bytes, kbytes, espaço em disco. Isso é um atraso de vida.... Nos dispositivos móveis então, num celular é uma aberração, nem pra mim que escovo bit todo o dia.
Matheus
Sim, é a mesma coisa já que é um fork do código original pelas pessoas que um dia recebiam salário para mantê-lo. Se fosse interesse da Microsoft suportá-lo como proprietário, não vejo como seria diferente do que é hoje.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Discordo, PCs são usados normalmente pra internet e trabalho, em algum momento você vai baixar um filme, legenda, foto, música, documento de trabalho ou escola, tudo é arquivo.... até minha mãe sabe o que é arquivo...
Zanac_Compile
Para 99% dos usuários de um PC, não faz sentido saber o que é um arquivo.
Zanac_Compile
Putz, confesso que não conheci, minha referência no PC sempre foi a porcaria do PC TOOLS !XTREE... nunca é tarde pra descobrir coisas novas, mesmo 30 anos depois ! :D
Diogo
Não é a mesma coisa? O que mudou?
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Populares em que sentido? porque há 10 anos eles custavam mais e esses softwares já não existiam... o acesso a computadores e eletrônicos hoje é muito maior
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Tive um 286 com DOS 5 e sem windows... bons tempos
Caleb Enyawbruce
Cara foi longe hein! Eu usei isso, rs
Fábio Moser
Que nostalgia rs.....
Waldecir Faria
Bom seria ter no Microsoft Store acesso aos protetores de tela das antigas tipo labirinto e canos 3D com instalação com um clique
Thomaztodeschini
Vi isso lá no readme.txt rs. Mas mesmo com o VS 2015 C++ runtime o erro persiste
Felipe Ventura
Você deve estar sem o VS 2015 C++ runtime; ele está disponível para download aqui: https://www.microsoft.com/p...
ʞǝʌǝɥs
Xtree(Gold) >>> PC TOOLSainda hoje uso o Ztree, um clone muito (e sempre) melhorado do XtreeGold original
Thomaztodeschini
https://uploads.disquscdn.c...
Kodos Otros
Ficou Ó...
Zanac_Compile
Sofria com essa porcaria naquela época, enquanto no Commodore Amiga tinha o ótimo DIRECTORY OPUS.No PC, o Windows 3.0 era um vírus, ao invés de usar isso, tinha-se que abrir mão da interface gráfica do Windows e usar o PC TOOLS no DOS pra gerenciar arquivos.
Pryderi
Voltem com o Windows LIve Writer, que isso sim é importante.Não, aquele lixo do Open Live Writer é uma porcaria
André G
Se hoje os PCs ainda fossem tão populares como eram 10 anos atrás, aposto que softwares vintage como esse seriam moda, assim como jogos 8bits são hoje.