O caso Cambridge Analytica é mais grave do que se imaginava. Segundo o Facebook, ele atinge 87 milhões de pessoas, incluindo 443 mil usuários do Brasil. A partir desta segunda-feira (9), você poderá descobrir se seus dados foram expostos.

Facebook - revenge

Para isso, visite este link. Trata-se de uma ferramenta do Facebook que mostra se você foi afetado.

Em caso positivo, a página dirá que você ou um amigo fez o teste “This Is Your Digital Life”. Isso significa que o aplicativo teve acesso ao seu perfil público, curtidas de páginas, data de nascimento e cidade atual.

Infelizmente, não há muito o que você pode fazer. A Cambridge Analytica diz que esses dados foram destruídos, mas eles ainda estão circulando pela internet. O teste de personalidade foi removido do Facebook em 2015, mas a rede social não avisou ninguém na época.

Em caso negativo, a página dirá: “Com base em nossos registros disponíveis, nem você, nem seus amigos entraram no aplicativo ‘This Is Your Digital Life’. Como resultado, não parece que suas informações do Facebook tenham sido compartilhadas com a Cambridge Analytica”.

Este é o aviso em caso positivo, via Mashable:

E este é o aviso em caso negativo:

Além disso, os usuários começarão a ver um aviso “Protegendo suas informações” no topo do feed de notícias. Se você foi afetado, o aviso dirá que um de seus amigos fez o teste “This Is Your Digital Life”, e que esse site “pode ter abusado de algumas de suas informações no Facebook ao compartilhá-las com uma empresa chamada Cambridge Analytica”.

Mas se você não foi afetado, haverá um aviso genérico sobre privacidade, e um botão para gerenciar aplicativos e sites conectados à sua conta do Facebook. Agora é possível excluí-los mais facilmente, selecionando cada um e clicando (ou tocando) em Remover.

Para recapitular: cerca de 270 mil usuários do Facebook fizeram um teste de personalidade chamado This Is Your Digital Life. Ele coletava os dados de cada pessoa e de todos os amigos dela, incluindo data de nascimento, cidade atual, interesses e curtidas.

Ou seja, você pode ter sido exposto, mesmo que nunca tenha sequer ouvido falar desse teste. Ele coletou dados de 87 milhões de pessoas, segundo o Facebook, que foram repassados para a Cambridge Analytica, violando regras da rede social.

Isso impactou cerca de 70 milhões de pessoas nos EUA, 1 milhão no Reino Unido, e 443 mil no Brasil. Mas Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, diz não saber ainda todos os tipos de dados que foram coletados.

Após o escândalo, o Facebook reduziu a quantidade de dados que aplicativos podem obter sobre você; e prometeu simplificar os controles de privacidade. A empresa está sendo investigada em vários países, incluindo EUA, Reino Unido e Brasil.

Com informações: Mashable. Atualizado em 10/04.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dowglasz

Eu tentei explicar às pessoas o risco de autorizar acesso a tantas informações, mas como o "joguinho" é mais importante e o resto "é besteira, não vai acontecer nada" eu é que parei de me importar. Mas depois de ver algumas coisas eu tive que reduzir o risco foi impedindo amizades, mesmo: desfazendo laços e repelindo contatos que não eram seguros por serem analfabetos digitais demais.

O problema não é ser analfabeto digital, o problema é nunca querer aprender e agredir quem tenta ensinar.

Marcos Guilherme

Aqui deu que não fui, será?kk

Rodolfo Alves de Abreu

Todos receberam esse aviso ou só pra mim que ele não está aparecendo?

Arlys Souza

No caso do Whatsapp é BEEEEEEMMMM pior... Porque no Facebook você posta o que quer que as pessoas externas vejam, o Whatsapp tem todas as suas conversas pessoais,

Douglas

Bem bacana da sua parte desativar o script completamente até resolverem o bug. Obrigado!

Charles Killuminati

Para o GADO idiotado, condicionado e alienado tudo é "teoria" da conspiração. Mal sabem que NADA de teoria, mas TUDO conspiração...Ah! Mas o GADO imundo nem sabe o significado de teoria e nem de conspiração. #Nojo define!

Thiago Mobilon

Oi Douglas, foi uma falha de um parceiro. Ativaram a tag errada. Já pedi para corrigirem e enquanto isso removi o script da página.

Thiago Mobilon

Amigo, vamos colocar um nome nesse login, aí? Teoria da conspiração e ainda como anônimo? Não pode, não.

Thiago Mobilon

Oi André, foi uma falha de um parceiro. Ativaram a tag errada. Já pedi para corrigirem e enquanto isso removi o script da página.

Gertrudes, a Lhama Morta

Vdd, TB me paga R$2.500 por mês pra eu desbancar os conspiracionistas aqui nos comentários

Kodos Otros

Exatamente o que eu digo pra todos que não tem Facebook por causa de privacidade e usam whatsapp.

Kodos Otros

Achei que o Tecnoblog era uma empresa fantasma criada para lavar dinheiro dos filhos do Lula que tem um caso com Pablo Vittar e querem dominar o mundo fazendo todos virarem transsexuais com intuito de destruir a família tradicional brasileira.

Gertrudes, a Lhama Morta

Teorias da conspiração no TB, muito bom!

Douglas

Eu achei é que tinham removido o Disqus, custei a chegar na área de comentários. Haja propaganda

André G

Tive que voltar a ativar o AdBlock para chegar aos comentários, até achei que fosse culpa de uma extensão nova que instalei ontem.