Início » Telecomunicações » Claro, Oi, TIM e Vivo são obrigadas a organizar fios em postes de energia elétrica

Claro, Oi, TIM e Vivo são obrigadas a organizar fios em postes de energia elétrica

Paulo Higa Por

As quatro maiores operadoras do país terão que arrumar a bagunça nos fios dos postes de energia elétrica. Claro, Oi, TIM e Vivo foram obrigadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na sexta-feira (6) a regularizarem suas instalações em 2.129 postes da concessionária de energia AES Eletropaulo.

A demanda é antiga: a AES Eletropaulo abriu um processo contra as operadoras na Aneel em 2016, de acordo com o TeleSíntese. Atualmente, as empresas de telecomunicações pagam R$ 3,14 por ponto de fixação para instalar os cabos de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura nos postes, sendo que a responsabilidade da ocupação é da empresa de energia elétrica.

Foto: PxHere (CC0 Public Domain)

Pela decisão, a Claro (que também controla a NET), a Oi, a TIM e a Vivo terão 90 dias para organizar suas instalações nos postes de iluminação da AES Eletropaulo. Se isso não acontecer, a distribuidora de energia elétrica poderá remover os cabos e equipamentos das operadoras.

O ideal mesmo seria enterrar todos os fios, mas a AES Eletropaulo alega que as obras demorariam 33 anos e custariam R$ 100 bilhões, o que dobraria a conta de luz. Uma lei municipal de São Paulo determina o enterramento de 250 km de fios por ano; a empresa tem 44 mil km de instalações na área de concessão, sendo apenas 3 mil km de fios enterrados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fogg Nelson

Levando em consideração que ainda tem 41000 quilômetros para serem enterrados, levará "apenas" 164 anos para terminar de enterrar todos os fios, rapidinho chega lá! Tinha que aumentar essa quantidade de quilômetros por ano que é obrigatório e mudar para uma obrigação de enterrar pelo menos 2 mil quilômetros, no mínimo!

Geraldo Lopes

Também uso o Opera, desativei o Adblock e não vi nada demais...

Geraldo Lopes

Pelo menos no Brasil os fios não atravessam a rua como na Índia... :)
. https://uploads.disquscdn.c...

ochateador

Já resolvido (aqui está sem adblock).

ial

Cara, não chama aquilo de parceiro... É uma praga que só exibe publicidade inútil, clickbait. Das plataformas de publicidade, uma das piores em termos de "conteúdo", se é que dá pra chamar assim. Melhor ver os produtos anunciados no Google Ads. Tomara que pelo menos dê uma boa remuneração em relação às alternativas, vocês merecem uma boa retribuição por arrendar um pedaço do Tecnoblog pra aquilo. Assim, não estou insinuando que deveriam pensar em retirá-la, compreendo que é um mal necessário em troca do conteúdo gratuito, temos que ficar de boas com isso. Mas não chamem aquilo de parceiro, kkk. No máximo o primo de um amigo da amiga da irmã de um parceiro, rsrs.

Roberto

Não funcionou assim com as ferrovias

Linaldo da Silva

A operadora oi aqui onde moro não faz a manutenção da sua central nem nos postes por onde sua rede passa. Só promete que vai mudar sua central de banda larga que por sua vez está sucateada! E nada acontece. Não vejo a hiho de chegar uma banda Larga de qualidade em Entre Rios-Ba.

Ragnaros, o Senhor do Fogo

Kkkkkkkkkkk é bom que economiza no gás kkkkkkkkkkk

Ragnaros, o Senhor do Fogo

Boa HAHAHA

@Sckillfer

Chegando perto da ponte estaiada subindo a marginal da pra ver bem o absurdo da situação, deixam até rolos de fios pendurados pra não precisar trocar quando for cortar, os fios todos baixos já...

ochateador

Bilhões.

Tsubaru

33 anos e 100 milhões? Privatiza que fica pronto em 3 anos.

leoleonardo85

Mas e os próprios cabos de energia elétrica?

Ronaldo Fonseca

Hahaha. Duvido que vão fazer alguma coisa. Aqui ninguém respeita nada.

brunocabral

Aproveite e pede pra removerem os vídeos fantasmas (aqueles que aparecem do nada na página)

Exibir mais comentários