Início » Antivírus e Segurança » Facebook suspende mais um app semelhante ao da Cambridge Analytica

Facebook suspende mais um app semelhante ao da Cambridge Analytica

Por
1 ano e meio atrás

A dúvida não era se outro aplicativo de coleta de dados similar ao da Cambrige Analytica iria ser descoberto, mas quando. Pois bem, no domingo (8), o Facebook suspendeu os apps de quizzes da Cubeyou, empresa de análise de dados baseada em Nova York. O motivo? Suspeita de que a companhia repassava os dados coletados a terceiros sem que os usuários soubessem.

No caso da Cambridge Analytica, os dados dos usuários eram coletados por meio de um aplicativo chamado thisisyourdigitallife. A ferramenta prometia fazer um teste de personalidade do usuário e informava que os dados coletados no procedimento serviam apenas a fins acadêmicos.

Mark Zuckerberg

De acordo com a CNBC, a Cubeyou agia de maneira parecida. A empresa oferecia no Facebook um teste chamado You Are What You Like (“você é o que você gosta”, em tradução livre) que criava um perfil psicométrico do usuário.

Testes que prometem traçar características de personalidade atraem muita gente, ainda mais quando são associados a instituições renomadas. A Cubeyou afirma que o You Are What You Like foi desenvolvido em parceria com pesquisadores do Centro de Psicometria da Universidade de Cambridge.

Ao que tudo indica, os resultados eram mesmo entregues ao usuário. O problema está na suposta ocultação da verdadeira finalidade do teste. A Cubeyou afirmava que o seu aplicativo servia “para pesquisa acadêmica sem fins lucrativos”. No entanto, a empresa teria vendido os dados coletados ali para organizações que fazem uso deles para fins de marketing.

Notificado pela CNBC, o Facebook decidiu suspender todos os aplicativos da Cubeyou para investigar o problema. A companhia informou que os aplicativos serão permanentemente banidos se irregularidades foram encontradas ou se a Cubeyou não colaborar com a auditoria.

O Facebook prometeu ainda trabalhar com autoridades do Reino Unido para saber mais sobre o envolvimento da Universidade de Cambridge na criação de aplicativos com testes de personalidade. A instituição já adiantou, porém, que não houve colaboração direta com a Cubeyou.

Facebook

Não está claro qual o alcance do problema. A quantidade de usuários afetados e quais empresas teriam se beneficiado do suposto repasse de dados são detalhes ainda desconhecidos. No entanto, a Cubeyou dizia em seu site até recentemente que a sua plataforma tem nomes de usuários, e-mails, telefones, localizações e várias outras informações que ajudam na criação de anúncios segmentados.

De todo modo, o Facebook adotou as medidas esperadas para uma situação como essa. O que preocupa é o fato de este caso e o da Cambrige Analytica sugerirem que a rede social tem pouco ou nenhum controle sobre o cumprimento das normas por parte de aplicativos de terceiros.

Parece mesmo que esses casos não são isolados. Na semana passada, o Facebook barrou os serviços da AggregateIQ, consultoria canadense especializada em política que teria usado dados de usuários da rede social para colaborar com a Cambridge Analytica em uma campanha a favor do Brexit.