Início » Antivírus e Segurança » Chrome, Firefox e Edge vão suportar padrão de login sem senha

Chrome, Firefox e Edge vão suportar padrão de login sem senha

Emerson Alecrim Por

Ainda estamos longe de um mundo sem senhas, mas algumas ideias que tentam nos livrar delas começam a ganhar forma. Uma delas é um padrão de login para serviços online chamado Web Authentication ou, simplesmente, WebAuthn. O recurso já é suportado pelo Firefox e, nos próximos meses, chegará ao Chrome e ao Edge.

Galaxy S9

A ideia é simples: permitir que você acesse determinados sites ou serviços online usando apenas uma chave USB, um aplicativo específico de login ou o leitor de impressões digitais do seu smartphone ou notebook, por exemplo.

Sim, esses métodos de autenticação já existem, mas são usados em aplicações muito específicas, como internet banking. Com o WebAuthn, o número de sites que usam biometria ou hardware no lugar das senhas ou em complemento a estas pode aumentar consideravelmente.

Isso porque o WebAuthn é uma API aberta desenvolvida pela World Wide Web Consortium (W3C) e a FIDO Alliance, organização apoiada por companhias como Microsoft, Google, Dropbox e Salesforce que foi criada justamente para promover tecnologias de autenticação práticas, seguras e com interoperabilidade.

O WebAuthn tem suporte ao relativamente novo padrão de autenticação FIDO 2, que substitui senhas por credenciais que não podem ser violadas ou replicadas e, claro, permite o uso de biometria, hardware e afins para o login.

Para Brett McDowell, diretor executivo da FIDO Alliance, o uso do WebAuthn deve ser um processo natural para os usuários. "Pessoas de todos os cantos já estão usando seus dedos e rostos para desbloquear celulares e PCs, então isso será natural para elas — e mais conveniente", frisa.

FIDO 2

McDowell se refere à possibilidade de o WebAuthn permitir que até sites pequenos ofereçam autenticação sem senha. Com isso, os usuários poderão usar o leitor de digitais do smartphone para acessar vários tipos de serviços, não apenas desbloquear o dispositivo ou fazer login no aplicativo do banco.

É necessário garantir compatibilidade com os navegadores mais populares e, bom, isso já está sendo providenciado. Como já dito, o Firefox já suporta o WebAuthn, enquanto Chrome e Edge terão compatibilidade oficial nos próximos meses.

O Opera também vai ter suporte. Com relação ao Safari, a Apple ainda não se manifestou a respeito, mas sabe-se que a companhia apoia o WebAuthn, o que indica que a compatibilidade deve vir, cedo ou tarde.

Não dá para assegurar que o WebAuthn vai ser amplamente adotado ou que poderá mesmo acabar com as senhas. É conveniente que mais testes de segurança sejam feitos, por exemplo. Mas a proposta não deixa de ser interessante. Vale a pena acompanhá-la de perto.

Com informações: The Verge, Motherboard.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Crock, o Dillo
Quanto a um adblock ativo, assino em baixo. Bom que o da Sammy já suporta!
Eliézer José Lonczynski
A senha digitada pelo usuário pode deixar de existir, mas mesmo em mundo 100% biométrico ainda serão armazenados os hashs correspondentes e estes dados ainda costumam vazar. Não iremos precisar de senha mas autenticação em dois fatores sempre será fundamental.
Pedro Zanini Pretto
Vcs estão usando Miui, é? Peguei um nojo dela um tempo atrás por conta das notificações, multitask, falta de compatibilidade entre apps (ex: clicar num link pro Instagram no Twiiter e ele abri o MiBrowser, sem opção de abrir pelo Instagram). Tô com receio de voltar. Fiquei um bom tempo na Miui.eu. Hoje to na Pixel Experience mas tá complicado. Tem hora que é perfeita, tem hora que dá nos nervos. E parece que toda rom Oreo pro Mi5 tá assim... Só não queria voltar pra Miui no Nougat e perder o auto-fill do Oreo, que com o Last Pass fica ótimo. Torcer pra sair logo pro canal dev a Miui baseada no Oreo que, se não me engano, tá em alpha.
Kodos Otros
Nossa, infinitamente melhor! Só em aparecer o responder, excluir e tal e as imagens aparecerem sem precisar abrir as mensagens é um progresso absurdo.
Gertrudes, a Lhama Morta
As notificações novas resolveram o meu principal problema com a MiUI. Ainda não estão 100% (algumas notificações aleatórias não expandem completamente), mas tá bem melhor
Kodos Otros
Eu to usando ao Global dev da Xiaomi oficial (com as notificações novas) e porra, tá muito estável e fluída. Foi a única que consegui com estas notificações que não deram problema de lerdeza (ainda não sei a relação).Só fiz root com magisk pq gosto de usar um tema de ícones mais uniforme e poder usar o adway.
Gertrudes, a Lhama Morta
Ah, eu cansei de ficar flasheando coisa. Se é pra usar a MiUI, que seja a global estável. Ela tá bem boa agora.Ainda acho que prefiro o stock (Oreo), mas as Custom ROMs do Oreo pro Mi 5 pelo menos estão bem cocôs. Sempre tem algo que não tá bom, e cada update quebra alguma coisa.Já usei a Xiaomi.eu, mas não vejo mais vantagem, a performance da Global tá ótima (na 9.2 até sofria com consumo de RAM, na 9.5 tá melhor ainda)
tuts
Muito mais util uma plataforma unificada e descentralizada da união das empresas de browsers, a pessoa iria entrar numa página e cadastrar todas as suas contas e senhas, então só de logar no navegador com a login e senha do navegador, o navegador ia fazer o login em segundo plano em todos os sites cadastrados, quando o usuário entrasse na página do Facebook ele já estaria lá, para ser mais seguro, essa página gerenciada pelo Google/Firefox/Microsoft/Apple usaria obrigatoriamente o login em dois fatores.
Kodos Otros
Venha para o mundo iluminado das ROM´shttps://xiaomi.eu/community...
Kodos Otros
Sim! Eu to usando o Magisk no lugar do SuperSU.
Gertrudes, a Lhama Morta
Aquele que precisa de root?
Gertrudes, a Lhama Morta
Saquei. O Mi 5 ainda tá no Nougat
Kodos Otros
Eu instalei o Adblock, então não tenho essa perturbação de propaganda em lugar nenhum.
Kodos Otros
Uso! Mas essa função é no sistema todo. Se eu quiser logar em algum app, ele ja mostra os login que fiz e é só clicar em um deles. Mas isso é função do Android 8, na realidade, mas a Miui Global incorpora isso.
Drax
Meu é preto kkkk
Gertrudes, a Lhama Morta
É. Branco. 3gb/32gb.
Drax
Idem aqui. Só falta seu aparelho ser um Mi5 também.
Gertrudes, a Lhama Morta
Eu uso o Firefox mesmo. Acho o Mi Browser ótimo, mas o Firefox suporta o UBlock Origin. Ultimamente tem sido difícil navegar pelo celular sem adblock.
Crock, o Dillo
Não sei ele, mas atualmente tenho testado o Samsung Browser, daí ele pede a senha do site a primeira vez e nas outras preenche com a autenticação por biometria. Bem útil. No Chrome só auto completa sem pedir digital alguma...
Gertrudes, a Lhama Morta
Tu usa o Mi Browser?
Alessandro Johnny
Bitwarden + Android Oreo com Aufo-fill API?
Gustavo Saez
Sabem dizer algum site que possamos testar pelo firefox? Diariamente, todos os que acesso nao dão essa opção. Meu computador tem um leitor biometrico com minha biometria, mas nenhum pede isso.
Kodos Otros
Na Miui, o auto-completar de logins e senhas em sites e até nos aplicativos já é extremamente útil, agora ter um padrão para tudo, usando a digital é melhor ainda.Só resta saber com relação a segurança. Ou se tem praticidade ou se tem segurança, os dois juntos é praticamente impossível.