O aplicativo de transporte 99 está sendo utilizado em um esquema fraudulento envolvendo motoristas da modalidade POP e contas falsas de passageiros. De acordo com uma reportagem da Gazeta do Povo, o golpe se baseia no fato de a plataforma indicar os motoristas mais próximos para os passageiros.

Com isso, os fraudadores criam diversas contas de passageiros para iniciar novas corridas com a certeza de que serão acionados no perfil de motorista. O golpe geralmente é realizado em dupla. Enquanto um fica responsável por aceitar as corridas inventadas, o outro faz os pedidos e troca os chips para mudar as contas no app.

99

O lucro acontece em cima dos descontos e créditos promocionais para passageiros. Apesar de o valor da corrida ser menor nesses casos, os motoristas recebem o pagamento integral. Os fraudadores também aproveitam os bônus oferecidos pela 99 em feriados, por exemplo.

Em algumas situações, também são utilizados cartões de crédito clonados. Para conseguir números desses cartões, os fraudadores contam com a ajuda de programas que geram milhares de combinações até achar uma que seja válida. Com os dados, é possível realizar diversas corridas falsas até que o dono do cartão descubra o golpe.

O esquema mantido por motoristas da 99 permite que o faturamento seja ao menos quatro vezes maior do que a média da categoria. Em alguns casos, a renda chega a R$ 7 mil apenas em um final de semana.

No Uber, a fraude não pode ser realizada por conta do sistema de rastreamento da plataforma. Ele considera o período em que o motorista está com o aplicativo em funcionamento e faz uma média da proximidade com o passageiro. Isso costuma dificultar o direcionamento para uma determinada conta.

Uma versão mais elaborada da fraude permite ganhar dinheiro sem precisar sair de casa. Um programa de computador é capaz de simular a movimentação de motoristas e passageiros. Assim, o app da 99 entende que os dois estão realizando uma corrida real.

O golpe também é divulgado em redes como Facebook e WhatsApp. As plataformas são usadas para vender contas de usuários e carteiras de habilitação com permissão para exercer atividade remunerada. O “kit fraude”, como ficou conhecido, oferece chips de celular, números de CPF falsos, CNH e um “manual de instruções” por meros R$ 350.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ByFelipe

O povo tem o governo que merece!! Que vergonha!!

Fabio Silva

Certa vez eu ouvi uma pessoa dizer: "o cidadao é fruto do meio em que vive". Sabendo disso, uma criança não nasce corrupta/corruptora... ao longo dos anos ela se torna um adulto corrupto/corruptor devido ao meio através de coisas simples (como as as tais viagens particulares do uber/99 etc..)

johndoe1981

O pior do Brasil é o brasileiro...

johndoe1981

putz...

Marcos B Santana

Continuem usando transporte clandestino, rindo litros por aqui ! Kkkkk

diegoshark

O Brasil não é para principiantes.

Washington Gontijo

Claro q o povo tem culpa, ate pq o povo coloca eles lá, mas cara temos q separar as coisas, mas sim logico q temos sim q questionar a moral coletiva.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não disse que não pode reclamar, mas também não dá pra culpar os políticos e isentar o povo

Washington Gontijo

Vc ja baixou alguma música pirata? Então nunca pode reclamar de nada, se vc não entendeu depois de tudo oq eu disse, não tem jeito mesmo, vai morrer como gado, quer colocar um delito simples no mesmo balaio de um esquema de bilhões, estou aguardando vc se apresentar a polícia para pagar pelos seus crimes, pois se for seguir seu pensamento ninguém de salva, aí quando entrarem na sua casa e matarem todo mundo não reclame, afinal vc não é perfeito, então quem é vc pra reclamar de algum crime né.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Cada crime tem sua pena mas todos são a mesma coisa: CRIMES, então não adianta meter pau em político e cometer pequenos crimes, a má índole é a mesma.

Washington Gontijo

Jovem, pq vc acha q pra cada crime tem uma pena especifica? Pq são de gravidade diferente, se vc não tem essa noção então deveria ficar todo mundo solto ou todo mundo preso. tipo não é pq pisei no seu pé que vc pode me dar um tiro, se vc acha q um furto e um roubo a mão armada ou um sequestro relâmpago são as mesmas coisas vc precisa ir ao medico! Agora colocar no mesmo balaio infração/crime de menor potencial aos crimes de bilhões só pode ser coisa de gente alienada que cai nessa conversa de pessoas que só querem passar a mão na cabeça de bandido! Aliviar politico é especialidade desse povo

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

E roubar TV a cabo ou piratear filme, pode comparar? Porque é roubo do mesmo jeito...

Washington Gontijo

Meu filho, vc faz isso? Então vc pode reclamar, eu hein, que pensamento burro, isso só interessa aos políticos bandidos, e outras o problema não são os políticos, o problema são os bandidos infiltrados, pessoal demente quer comparar jogar um papel no chão com roubar milhões .

CtbaBr©

E vice-versa, num looping infinito...

Samuel Cabral

Vergonha de ser brasileiro.

Exibir mais comentários