Início » Negócios » Apple diz que agora é movida a energia 100% renovável

Apple diz que agora é movida a energia 100% renovável

Emerson Alecrim Por

O campus em Cupertino, datacenters, escritórios em 43 países e até lojas. Todas as instalações da Apple agora são mantidas com energia 100% renovável, de acordo com a própria companhia. E vem mais por aí: a Apple também quer que cada vez mais fornecedores trabalhem com energia limpa.

Painéis solares da japonesa Ibiden, uma das fornecedoras da Apple

Painéis solares da japonesa Ibiden, uma das fornecedoras da Apple

Esse é o resultado de um trabalho que começou há anos. Em 2011, a Apple já celebrava a queda de 54% na emissão de gases poluentes em suas instalações proveniente de seus projetos de energia renovável. Em 2014, todos os datacenters da companhia já operavam com energia limpa.

No ano passado, a Apple revelou em seu relatório de responsabilidade ambiental que, desde 2016, 96% de suas operações no mundo todo estavam operando com energia renovável. Era questão de meses, portanto, para a meta de 100% ser atingida.

E foi. Ajudou muito o fato de o Apple Park, o gigantesco campus da companhia em Cupertino, ter sido projetado desde o zero para operar com energia limpa. As instalações do local contam com uma gigantesca rede de painéis de energia solar com capacidade total de 17 megawatts, além de uma estrutura de biogás que gera 4 megawatts.

Painéis de energia solar no Apple Park

Painéis de energia solar no Apple Park

Mas essas não são as únicas fontes. Dependendo do local, a Apple também recorre a energia hidrelétrica ou eólica, por exemplo. Atualmente, a companhia mantém cerca de 25 projetos de energia renovável em várias partes do mundo que, juntos, podem gerar até 626 megawatts. Outros 15 estão em desenvolvimento e, quando finalizados, permitirão que a Apple tenha 1,4 gigawatt à sua disposição em 11 países.

A situação é diferente em fábricas que prestam serviços à Apple. Mesmo assim, a companhia afirma que houve avanços significativos entre os fornecedores. As iniciativas para uso de energia solar na produção de componentes já ajudaram a evitar a emissão de 1,5 milhão de toneladas métricas de gases do efeito estufa, diz o comunicado oficial.

Atualmente, a Apple conta com 23 fornecedores comprometidos com o uso de energia 100% renovável em suas instalações. Entre eles estão empresas como Quadrant, Pegatron e Arkema. Além disso, outros 85 fornecedores se registraram em um programa da Apple para obter auxílio na escolha de soluções viáveis de energia limpa.

Geração de energia solar na China

Geração de energia solar na China

Embora a iniciativa tenha grandes proporções, é difícil garantir que, de fato, todas as instalações da Apple operam o tempo todo com energia renovável, pois isso depende de vários fatores, incluindo infraestruturas e legislações locais. De todo modo, não deixa de ser um esforço bem-vindo.

Vale destacar que a Apple não está sozinha nessa. Na semana passada, o Google revelou ter conseguido cumprir a meta de comprar energia 100% renovável para compensar todo o consumo de seus escritórios e datacenters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Montarroios
Esperemos por dias melhores. Por ora, reina a babaquice disfarsada de inteligência.
Vitor Hugo
não adianta. preconceituosos continuarão sendo preconceituosos e continuarão negando as suas extremas e repulsivas arrogância e ignorância. talvez, numa geração com mais acesso à educação isso seja extinto (e as pessoas parem de se esforçar pra fingir que não entendem as coisas).
Fabio Montarroios
é... tato faz. sem ressentimentos, jovem.e desculpe pelo 'passar mal' (foi no calor do momento, como dizem). até logo
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
é, você é só mais um geração xyz, até logo
Fabio Montarroios
assuntos complexos parecem não despertar o interesse de muita gente q acompanha o noticiário de tecnologia, infelizmente (tem a ver com a pouca ênfase em ciência nas escolas e a aversão às ciências humanas q toma conta da turma de exatas). se na matéria tivesse como assunto principal um novo modelo de celular e o seu preço..., os comentários explodiriam. em se tratando de um tema complexo, energias renováveis q envolvem um contexto complexo, o q temos: piadinha machista, muito kkkk, é sintomático. mas quem tem q fazer essa leitura é vc. veja o padrão dos comentários... é simples... não carece de data science, web scraping, python, AI etc..é como se múltiplos do danilo gentille estivessem aqui, só q com piadas ainda piores.a sua preguiça é outro traço desse questão toda. enfim, acho q vc entendeu.
Fabio Montarroios
vou responder esta série de presunções tolas com sua premissa preferida: "kkkkkk".agora, acho melhor ambos nos atermos aos nossos afazeres. tenho vários; presumo q vc tb.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Você tem sérios problemas de se achar a pessoa mais certa e correta do mundo, no mínimo deve ser daqueles que baixa filme na internet, mp3, deixa de pagar algum imposto, estaciona na vaga de idoso, para em local proibido e liga o pisca alerta, tem aqueles vícios bem do jeitinho brasileiro, e qdo chega na internet fica soltando textão querendo dar lição de moral nos outros...
Fabio Montarroios
kkkkkk, um terapeuta pode te ajudar vc a entender melhor essas suas preferências.e por "novinhas" devemos incluir também as menores de idade? outro dia tinha um cara aqui nos comentários deste site mesmo dizendo a todos "defina criança" quando havia uma crítica a uma enquete do facebook sobre solicitação de nudes para garotas de 14 anos....cara, eu jamais deixaria sequer uma tartaruga sob seus auspícios.passar mal.
Fabio Montarroios
ler "piada" machista não faz parte das minhas fantasias sexuais. mas não tenho dúvida que provoca muita ereção em marmanjo - desses que nos leem.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
kkkkkkk, prefiro as novinhas, relaxa
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não fiz a piada por ela ser mulher, mas se tá difícil pra vc entender isso deixa pra lá mesmo, é difícil explicar pra quem não quer entender, tem gente que gosta de levar tudo pelo pior lado pra ficar fazendo textão na internet, deve ser algum tipo novo de prazer sexual...
Renan Alves
lá TUDO é peludo.. se é que me entende
Geraldo Lopes
Meu Deus digo eu... na hora da ordenha, deve levar meia hora só para achar as tetas. :)
Baidu feat MC Brinquedo
Gostou da treta?Nem Ly & Nem Lerey!
DumbSloth87
Será que a Foxconn usa energia renovável? Duvido muito.
꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂
Baita contorcionismo para dizer "100% renovável"... Mais um dos "How Dirty is your Data report"
Fabio Montarroios
já q tá difícil, pense assim: se fosse alguém falando da sua mãe, nesses termos exatos q vc usa e no contexto q usa (fazendo piada dela por ela ser mulher), eu estaria ressaltando o machismo da situação numa fala de outrem. se vc tiver crescido num orfanato (e não há demérito nisso) eu at[e compreendo (pela falta do laço maternal), mas não aceitaria da mesma forma. tentaria de explicar. mas presumo q não seja o seu caso, então, é menos difícil pra vc ver o q há de errado no seu próprio comportamento.
Fabio Montarroios
amigo, vc já está excedendo as suas forças tentando se explicar. fique tranquilo, vc não me deve nada, nem explicações. vc quer continuar sendo um machista? ok, é uma pena... e eu vou continuar apontando machismos por aí, afinal, é meu direito - q vc parecer querer suprimir, mas não vai. agora, seja honesto consigo mesmo, pq, comigo, vc não precisa ser absolutamente nada.vc chamou ela de anta. e usou uma fala dela, sem conexão com o texto (o texto não fala dela ou de algo q ela tenha feito nem direta ou indiretamente), pra lembrar de algo relacionado a metas (só ela falou bobagem sobre metas ou sobre energias alternativas?)... num plano psicanalítico, dada a sua insistência, pode até haver algum desejo aí, por mulheres mais velhas e as quais vc pode, de alguma forma, subjugar por se achar mais inteligente q elas. talvez vc só tenha problemas com mulheres q tenham algum poder q vc não tem (ela era a autoridade máxima do páis e vc é o q mesmo?) enfim, terapeutas podem te ajudar mais melhor q eu nesses pontos. boa sorte.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Ela disse frases desconexas, demonstrou ignorância, e eu usei a frase dela, simples assim, não a chamei de vadia, de vagabunda, nem nada, qualquer um pode ser burro, ela, você, são vários exemplos por aí. Isso não é machismo.Ser burro independe dela ser mulher, da idade que ela tem, do partido que ela pertence (ou pode estar relacionado, kkk), então não é preconceito, vá metralhar merda em outro lugar.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
É divertido ver esse povo chorar
Cara, nem responde... nem se de o trabalho...
Fabio Montarroios
brincadeira?ser machista não é brincadeira, cara. mas se vc encara como uma brincadeira, a coisa fica mais complicada. pode ser um problema cognitivo ou pode ser um comportamento q vc adotou por ter sido criado com determinados valores. eu diria q é um misto dos dois.felizmente há cura pra isso: estudo, um terapeuta talvez... mas isso é contigo. qdo vc vir alguma mulher sofrendo alguma violência, de toda sorte, vc pode tranquilizá-la dizendo q era uma brincadeira. especialmente se for uma mulher ou garota com a qual vc tenha parentesco. ela, com certeza, vai dar muita risada: "o cara me chamou de vadia, kkkk"... "o cara tentou passar a mão em mim, kkkk".tem gente q justifica estupro coletivo dizendo q é brincadeira...enfim, há muitos níveis de machismo. o fato de vc estar numa caixa de comentário atacando uma mulher apenas por ela ser mulher, fazendo essa piadinha escrota, não tira vc do machismo... nem o fato dela ser uma piada comum. tb colocaram a imagem da Dilma, com as pernas abertas, num adesivo de carro, com o lugar da vagina dela no buraco do tanque de gasolina. Vc se diverte com isso?ah, sim... a ironia. sempre tem esse recurso pra vc dizer q não quis dizer o q realmente disse.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Kkkkkkk, mas como chora, cara se não aguenta brincadeira sai da internet, não venha dar uma de justiceiro feminex/feminazi numa área de comentários num site qualquer, você provavelmente nem sabe distinguir uma frase comum de uma ironia por aqui... é muita choradeira pra uma tarde só...
Fabio Montarroios
kkkk
Lúcio Boari
Kkkk só quem ta se confundindo aqui é você
Fabio Montarroios
Teria, claro... claro q teria. Sobre seu comentário final, se estivéssemos cara a cara, eu te responderia: 'faça com q eu leve meu mimimi pra outra notícia'. Mas antevendo a sua covardia tanto presencialmente qto numa caixinha de comentário, vc pode pegar essa sua recomendação e guardá-la consigo.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não estou sendo machista, se tivesse outro comentário de outro político burro na minha mente naquele momento eu teria usado... acontece que ela bateu recordes em termos de citações idiotas.... difícil não lembrar dela.Agora leva seu mimimi pra outra notícia....
Fabio Montarroios
amigo, vc está fazendo uma ligeira confusão entre opinião e argumento. opinião não é argumento. então...e se aqui não é lugar para "esse tipo de debate", poupe-se... e, por tabela, me poupe tb desse rame-rame sem fim pra não chamar as coisas pelos seus respectivos nomes.
Marco Antonio
"Acho que você levou uma piada em um site que não é pra ser serio, muito a serio", ou seja, cai no mimimismo que falaram.
", a chateação (ressentimento) q muitos sentem de não poderem ser eles a meterem a mão na cumbuca..."-Fale por voce amigo. Aqui voce esta generalizado um sentimento e opinião sua. Ponto negativo."Daí o falso moralismo asqueroso nesses comentários "-Não é falso moralismo, quem tem princípios e é honesto não precisa de um falso moralismo. Ah nao ser que voce acredita que nao há pessoas honestas no brasil."O q pega aqui é: temos um assunto X e ciclano lembra de uma situação de trapalhada de um político bem específico. Ora, qtos políticos falam besteiras neste país? Muitos ou poucos? Mas, notadamente, há sempre um determinado alvo preferido"-Aqui eu concordo com você, mas não vejo qualquer problema, nesse caso o mimimismo encaixa bem aqui. DIlma era a presidente da republica e é obvio que alvos caíram em maior quantidade em cima da fala grotesca. Mas caíram também em Bolsonaro Tiririca e etc. Não vejo o menor problema em escolher alguém pra fazer uma piadinha." ainda assim ela teria sido uma das raríssimas mulheres a ter presidido um país (bem ou mal ele foi democraticamente eleita pra isso). Agora, qtos políticos homens na história, só deste país pra não ampliar demais, falaram abobrinha sobre os mais diversos assuntos? Provavelmente muitos (é um chute), mas eles RARAMENTE figuram como alvo nesses comentários."- Pouco importa o que a pessoa tem entre a perna. Se Dilma fosse um homem a frase de estocar vento continuaria sendo repercutida. Raro aonde??? Meu deus, todo mundo zoa um cambada de politico homem. Saia dessa bolha por favor."Isso pode ter muitas explicações, mas uma delas, bastante notável, pelo comportamento padrão da turminha, é o machismo. É fácil perceber isso."-Essa é uma opinião sua, portanto facilmente percebível cabe apenas à sua opinião.Do mais acho que aqui não é o lugar para esse tipo de debate portanto não haverá treplica minha. Acho que você levou uma piada em um site que não é pra ser serio, muito a serio.
Fabio Montarroios
Aí já é outra coisa: xingam esses caras por diversos motivos. entre esses motivos está o ódio e, inclusive, a chateação (ressentimento) q muitos sentem de não poderem ser eles a meterem a mão na cumbuca... Daí o falso moralismo asqueroso nesses comentários - e não digo q é o caso do nosso amigo ppk xd, claro.O q pega aqui é: temos um assunto X e ciclano lembra de uma situação de trapalhada de um político bem específico. Ora, qtos políticos falam besteiras neste país? Muitos ou poucos? Mas, notadamente, há sempre um determinado alvo preferido... Digamos q Dilma tenha sido a pior presidente do mundo de todos os tempos... ainda assim ela teria sido uma das raríssimas mulheres a ter presidido um país (bem ou mal ele foi democraticamente eleita pra isso). Agora, qtos políticos homens na história, só deste país pra não ampliar demais, falaram abobrinha sobre os mais diversos assuntos? Provavelmente muitos (é um chute), mas eles RARAMENTE figuram como alvo nesses comentários.Isso pode ter muitas explicações, mas uma delas, bastante notável, pelo comportamento padrão da turminha, é o machismo. É fácil perceber isso.
Não é machismo. A gente pode xingar o Lula de Burro cachaceiro ou o Aécio Neves de jumento cheirador. Viu ? não importa o que o cidadão tem entre as pernas, basta ser um escroto.
Fabio Montarroios
se é assim, deste modo boboca, q vc se esquiva de algo bem concreto (o seu comentário machista)... ok... fazer o que, né?
meu deus..
Programador Front-End
são as CHEWVACAS
Ricardo - Vaz Lobo
Outra frase que entrará para os anais dos políticos.
Ricardo - Vaz Lobo
A indústria da energia limpa agradece.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
mimimizismo
zoiuduu .
Como as vacas chinesas são peludas não é mesmo?
Fabio Montarroios
machismo...
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Ele tá cheirando cachaça! (Ladra, Gleisi)
Kodos Otros
Não tem como falar de meta e não lembrar dessa pérola!
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Agora é dobrar a meta. (Rousseff, Anta)
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Duvido que inclui as lojas do Brasil... não dá pra garantir que a energia usada aqui vem sempre de hidrelétricas, as termoelétricas são ligadas com frequência, ainda mais com a pouca chuva dos últimos anos.
Kodos Otros
A Google já cumpriu a meta de 100% desde 2017. Espero que outras empresas façam o mesmo.
leoleonardo85
Ai sim, isso é algo que todas as empresas deveriam fazer, não dá pra fazer um smartphone, por exemplo 100% limpo, tem um monte de componente pesado ali, então é bom tentar compensar de alguma forma.