O campus em Cupertino, datacenters, escritórios em 43 países e até lojas. Todas as instalações da Apple agora são mantidas com energia 100% renovável, de acordo com a própria companhia. E vem mais por aí: a Apple também quer que cada vez mais fornecedores trabalhem com energia limpa.

Painéis solares da japonesa Ibiden, uma das fornecedoras da Apple

Painéis solares da japonesa Ibiden, uma das fornecedoras da Apple

Esse é o resultado de um trabalho que começou há anos. Em 2011, a Apple já celebrava a queda de 54% na emissão de gases poluentes em suas instalações proveniente de seus projetos de energia renovável. Em 2014, todos os datacenters da companhia já operavam com energia limpa.

No ano passado, a Apple revelou em seu relatório de responsabilidade ambiental que, desde 2016, 96% de suas operações no mundo todo estavam operando com energia renovável. Era questão de meses, portanto, para a meta de 100% ser atingida.

E foi. Ajudou muito o fato de o Apple Park, o gigantesco campus da companhia em Cupertino, ter sido projetado desde o zero para operar com energia limpa. As instalações do local contam com uma gigantesca rede de painéis de energia solar com capacidade total de 17 megawatts, além de uma estrutura de biogás que gera 4 megawatts.

Painéis de energia solar no Apple Park

Painéis de energia solar no Apple Park

Mas essas não são as únicas fontes. Dependendo do local, a Apple também recorre a energia hidrelétrica ou eólica, por exemplo. Atualmente, a companhia mantém cerca de 25 projetos de energia renovável em várias partes do mundo que, juntos, podem gerar até 626 megawatts. Outros 15 estão em desenvolvimento e, quando finalizados, permitirão que a Apple tenha 1,4 gigawatt à sua disposição em 11 países.

A situação é diferente em fábricas que prestam serviços à Apple. Mesmo assim, a companhia afirma que houve avanços significativos entre os fornecedores. As iniciativas para uso de energia solar na produção de componentes já ajudaram a evitar a emissão de 1,5 milhão de toneladas métricas de gases do efeito estufa, diz o comunicado oficial.

Atualmente, a Apple conta com 23 fornecedores comprometidos com o uso de energia 100% renovável em suas instalações. Entre eles estão empresas como Quadrant, Pegatron e Arkema. Além disso, outros 85 fornecedores se registraram em um programa da Apple para obter auxílio na escolha de soluções viáveis de energia limpa.

Geração de energia solar na China

Geração de energia solar na China

Embora a iniciativa tenha grandes proporções, é difícil garantir que, de fato, todas as instalações da Apple operam o tempo todo com energia renovável, pois isso depende de vários fatores, incluindo infraestruturas e legislações locais. De todo modo, não deixa de ser um esforço bem-vindo.

Vale destacar que a Apple não está sozinha nessa. Na semana passada, o Google revelou ter conseguido cumprir a meta de comprar energia 100% renovável para compensar todo o consumo de seus escritórios e datacenters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Montarroios

Esperemos por dias melhores. Por ora, reina a babaquice disfarsada de inteligência.

Vitor Hugo

não adianta. preconceituosos continuarão sendo preconceituosos e continuarão negando as suas extremas e repulsivas arrogância e ignorância. talvez, numa geração com mais acesso à educação isso seja extinto (e as pessoas parem de se esforçar pra fingir que não entendem as coisas).

Fabio Montarroios

é... tato faz.
sem ressentimentos, jovem.
e desculpe pelo 'passar mal' (foi no calor do momento, como dizem).
até logo

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

é, você é só mais um geração xyz, até logo

Fabio Montarroios

assuntos complexos parecem não despertar o interesse de muita gente q acompanha o noticiário de tecnologia, infelizmente (tem a ver com a pouca ênfase em ciência nas escolas e a aversão às ciências humanas q toma conta da turma de exatas). se na matéria tivesse como assunto principal um novo modelo de celular e o seu preço..., os comentários explodiriam. em se tratando de um tema complexo, energias renováveis q envolvem um contexto complexo, o q temos: piadinha machista, muito kkkk, é sintomático. mas quem tem q fazer essa leitura é vc. veja o padrão dos comentários... é simples... não carece de data science, web scraping, python, AI etc..

é como se múltiplos do danilo gentille estivessem aqui, só q com piadas ainda piores.

a sua preguiça é outro traço desse questão toda. enfim, acho q vc entendeu.

Fabio Montarroios

vou responder esta série de presunções tolas com sua premissa preferida: "kkkkkk".
agora, acho melhor ambos nos atermos aos nossos afazeres. tenho vários; presumo q vc tb.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Você tem sérios problemas de se achar a pessoa mais certa e correta do mundo, no mínimo deve ser daqueles que baixa filme na internet, mp3, deixa de pagar algum imposto, estaciona na vaga de idoso, para em local proibido e liga o pisca alerta, tem aqueles vícios bem do jeitinho brasileiro, e qdo chega na internet fica soltando textão querendo dar lição de moral nos outros...

Fabio Montarroios

kkkkkk, um terapeuta pode te ajudar vc a entender melhor essas suas preferências.

e por "novinhas" devemos incluir também as menores de idade? outro dia tinha um cara aqui nos comentários deste site mesmo dizendo a todos "defina criança" quando havia uma crítica a uma enquete do facebook sobre solicitação de nudes para garotas de 14 anos....

cara, eu jamais deixaria sequer uma tartaruga sob seus auspícios.

passar mal.

Fabio Montarroios

ler "piada" machista não faz parte das minhas fantasias sexuais. mas não tenho dúvida que provoca muita ereção em marmanjo - desses que nos leem.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

kkkkkkk, prefiro as novinhas, relaxa

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não fiz a piada por ela ser mulher, mas se tá difícil pra vc entender isso deixa pra lá mesmo, é difícil explicar pra quem não quer entender, tem gente que gosta de levar tudo pelo pior lado pra ficar fazendo textão na internet, deve ser algum tipo novo de prazer sexual...

Renan Alves

lá TUDO é peludo.. se é que me entende

Geraldo Lopes

Meu Deus digo eu... na hora da ordenha, deve levar meia hora só para achar as tetas. :)

Baidu feat MC Brinquedo

Gostou da treta?

Nem Ly & Nem Lerey!

DumbSloth87

Será que a Foxconn usa energia renovável? Duvido muito.

Exibir mais comentários