O Instagram anunciou nesta terça-feira (10) a liberação do recurso Foco, que permite que o usuário crie selfies ou vídeos para stories com efeito de fundo desfocado e, ao mesmo tempo, deixe o rosto mais destacado. É uma função semelhante ao modo Retrato do iPhone.

Foco Instagram

A funcionalidade vinha sendo testada há algumas semanas, razão pela qual alguns usuários já tinham acesso a ela. Mas só agora é que a nova função começou a ser liberada para todo mundo. Ou quase todo mundo: o Instagram frisa que o modo Foco está disponível para iPhone SE, 6s, 6s Plus, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X, além de “determinados aparelhos Android”.

É fácil usar o recurso. Basta tocar no ícone de câmera no canto superior esquerdo e localizar a opção Foco logo abaixo do botão de gravação. A novidade funciona tanto com a câmera frontal quanto com a traseira, desde que o aplicativo reconheça um ou mais rostos.

Mentions Instagram

Quando o rosto for identificado, o app irá desfocar o fundo imediatamente. Basta então tocar no botão para registrar a selfie ou pressioná-lo por alguns instantes para gerar um vídeo. Depois é só editar e enviar o conteúdo aos seus contatos ou publicá-lo nas stories.

O Instagram para iOS recebeu outro pequeno acréscimo: uma figurinha @mencionar que permite marcar perfis na imagem ou vídeo com um adesivo semelhante ao da opção de adicionar hashtags.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mayane Monte

No da minha prima pega, já no meu nao :(

Mayane Monte

Tenho um iPhone 6splus e o efeito foco não pega no meu de maneira alguma. Já até desinstalei e instalei novamente /:

Ana Alves

android J7 vai liberar???

Thiago

Junior como faz isso? Obrigado

monyke

como assim, exluir o aplicativo e baixar de novo ? isso ?

Fábio

Eu acho bacana, mas tem que ser o efeito imitando realmente uma câmera profissional. Desfoque feito via software geralmente fica super fake.

arsenáutico

Meu app da Moto Camera atualizou hj, mas o meu Moto G5 não tem essa função.
Dá uma olhada se o seu atualizou, talvez apareça.

John Smith

Taí um dos "recursos" mais feios que existem nesses aplicativos. Difícil achar um efeito tão tosco quanto um desfocado falso.

Carlin

E mais uma vez, só prova que o tal do modo retrato pode ser também realizado através do software, outro excelente exemplo é o Google Camera!

Guilherme Henrique

😭 Poderia ter para o lg g4.

Diego Rocha

Eu nunca vi muita graça nessas fotos do modo retrato. Sei lá, o fundo desfocado me chama atenção, o contrário do que deveria né

Alessandro Johnny

Ainda não apareceu aqui pra comparar com o Portrait Mode do Google Camera.

Junior Mendes

Funciona de modo bem semelhante ao do iPhone X no meu 7 Plus (a frontal, claro). Para quem ainda não tem o recurso, baste fechar o app pelo gerenciador de apps do iOS e abrir de novo.

Amarildo

Atualizei o app, mas não apareceu a função aqui no iPhone SE.

Matheus Sartoretto

Aqui no meu Moto Z2 Play já estava funcionando fazia algumas semanas. Seria interessante se a Motorola liberasse algo parecido para o app Câmera.

Exibir mais comentários