Para empresas independentes que consertam iPhones, o software da Apple pode ser um problema. Algumas versões do iOS já quebraram funcionalidades em peças substituídas por terceiros, como o botão Home e até a touchscreen.

Isso está acontecendo de novo. Muitas telas do iPhone 8 que foram substituídas deixaram de registrar toques após a atualização para o iOS 11.3, segundo o Motherboard.

O aparelho até liga e exibe a interface, mas você não consegue usar. “Parece que a Apple está fazendo isso para evitar que os clientes façam reparos com terceiros”, diz Aakshay Kripalani, CEO da Injured Gadgets.

O iPhone tem um processador dedicado para controlar o display, e ele está causando problemas no iOS 11.3. É preciso substituí-lo para a tela do iPhone 8 voltar a funcionar; mas o aparelho registrava toques normalmente em versões anteriores do sistema.

A Apple não reconhece oficialmente o problema, mas poderia resolvê-lo com uma atualização de software; ela já está trabalhando no iOS 11.4.

No ano passado, um problema semelhante afetou o iPhone 6 com telas substituídas por terceiros. Algumas unidades deixavam de registrar toques após instalar o iOS 11. Uma atualização resolveu o problema.

E em 2016, alguns iPhones simplesmente deixaram de funcionar após atualizarem para o iOS 9.2.1. Se o botão Home tivesse sido substituído por terceiros, o aparelho exibia o “erro 53” e não ligava mais. A Apple resolveu esse problema.

Essa é mais uma queda de braço entre a Apple e oficinas independentes, que costumam cobrar mais barato e obter peças de forma não-oficial. Elas só podem obter peças licenciadas se concordarem com certas restrições.

Com informações: Motherboard, Cult of Mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan

Então se o botão home quebrar e a pessoa substituir em uma autorizada, o Touch ID continuará funcionando?

Léo Oliveira

Curioso, pois nunca precisei fazer isso pra restaurar o software do meu Android... Bastou colocar no PC Suite e tudo foi feito como no iTunes e, sim, ele é horrível. Falo como usuário dele 😉

Hugo Bravo

Isso também afeta o iPad? Alguém sabe dizer?

zoiuduu .

Que coisa, a empresa impede que manutenção feita por 3º seja feita.

Renan Araújo

Acho que não é o caso de santificar ou demonizar ninguém, é mais pelo direito de escolha. O iFixIt, por exemplo, tem uma campanha “Right to Repair”, que parte de você poder escolher a autorizada oficial, uma não oficial (e isso não necessariamente quer dizer que o local ou profissionais sejam ruins, apenas não atendem os requisitos citados no texto), ou fazer o reparo você mesmo! E escolher onde atenda voce financeiramente, geograficamente, prazos, etc... agora que tem muito componente/profissional ruim por aí, com certeza...

 rnld

Minha tela não está das melhores, mas meu iPhone 5S infelizmente está com este problema :(
E a tela nunca foi trocada

Baidu feat MC Brinquedo

@feliven:disqus
Isso tem alguma relação com aquela feature que atrela o botão "touch" com a tela?

Porque lembro de ter lido aqui mesmo no Tecnoblog que desde o iPhone 6 em diante ficou mais difícil reparar fora das autorizadas.

Gertrudes, a Lhama Morta

???

Daniel Ribeiro

Legal mesmo é instalar drivers no computador, depois entrar em modo BootLoader do celular, usar o Odin pra atualizar a Rom e depois ter que instalar todos os apps né... Fala ai.

Daniel Ribeiro

Atualiza pelo iTunes.

Daniel Ribeiro

Não me parece ser uma "queda de braço entre a Apple e oficinas independentes". De acordo com o texto, a própria Apple sempre liberou uma atualização de software logo após detectar esses problemas com iPhones reparados. Se houvesse mesmo uma desavença entre a Apple e as oficinas independentes, a Apple simplesmente ignoraria completamente o problema.

Então o que me parece é que a Apple está tendo que adaptar o software dela para prever hardware não-oficial em seus produtos... E para mim, parece um custo que a Apple simplesmente não precisaria ter... Mas tem em respeito aos clientes.

Felipe Ventura

No iTunes. No caso do "erro 53", que impedia o iPhone de ligar, era assim: https://tecnoblog.net/19183...

Gertrudes, a Lhama Morta

Isso é curioso, porque AS PRÓPRIAS PROPAGANDAS DA APPLE defendem que você não precisa de um computador, o iPad Pro já serve....

Sem falar que se o cara não usa Windows/Mac, tá ferrado

Léo Oliveira

É nele mesmo. Essa praga

Guilherme Oliveira

Existe um software da apple pra pc pra fazer isso, principalmente se seu iPhone estiver com o OS corrompido por algum motivo.

Exibir mais comentários