Início » Gadgets » Google prepara sucessor do Chromecast que roda Android TV

Google prepara sucessor do Chromecast que roda Android TV

Victor Hugo Silva Por

A menos de um mês para a conferência Google I/O, começam a surgir rumores de lançamentos da empresa para esse ano. Além de um Chromebook com tela 4K, a empresa pode estar trabalhando em um dongle com Android TV que funcionaria quase como um sucessor do Chromecast.

A informação foi divulgada por um usuário do Reddit a partir de documentos enviados à FCC (Comissão Federal de Comunicações), órgão americano equivalente à Anatel. O dongle com Android TV teria a marca do Google, mas seria fabricado pela chinesa Shenzhen SEI Robotics.

Assim como o Chromecast, o aparelho se conecta à televisão pela entrada HDMI. A diferença é que ele ofereceria uma experiência mais parecida com a de televisores com Android TV.

Ele também possui um controle remoto com um botão específico para o Google Assistente. Para receber os comandos de voz, a ferramenta conta com um microfone integrado ao controle.

A documentação indica a que o aparelho terá um processador quad-core Amlogic S905X SoC, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. O carregamento seria feito por um cabo microUSB.

Vale lembrar que o Nexus Player, que tinha uma função parecida, perdeu o suporte do Google e não receberá o Android P. O dispositivo fabricado pela Asus não deverá ter novas atualizações, o que pode indicar a chegada de um novo aparelho em breve.

Com informações: Ars Technica, The Next Web.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Sousa

Qual é o seu pacote IPTV? Basta colocar o nome, não precisa de link.

ial

Os únicos, aparentemente. E ainda achei informações controversas acerca do Mi Note 2 (na Gearbest não diz que tem, mas na Banggood diz que tem).

Meninão Bobo

Concordo só achei caro o Chromecast 4k ( Ultra) mas ta valendo...

Kodos Otros

Rapaz, o Nexus Player tem a funcao do Chromecast e vai alem, entao pode ser comparado com o proprio sim. Acredito que ele ira substituir o chromecast a partir de agora.

Gabriel Brito

Em funcionalidade nem tanto, pois só dá pra fazer uma comparação com dispositivos como o Mi Box ou o Apple TV (embora ainda tenha funções de Chromecast embutidas). Já o preço é óbvio que será superior, ou com a diminuição do Chromecast ou simplesmente sendo maior.

Rafael Moreira

Tem bastante diferença. A começa pelo sistema que não trava. Diferente da smart tv que as às vezes o usuário precisa encerra o aplicativo. Sem contar que a interface Android tv é melhor que o webOS da LG e Tizen da Samsung. Outro diferencial e poder instalar aplicativo fora da loja via pendrive. Canais ao vivo de tv por assinatura também é possível. Basta logar no aplicativo se você é assinante de tv por assinatura e sair assistindo sem precisar de solicita um novo ponto adicional para outra tv por exemplo. O básico já funciona, ESPN, canais Globosat, Premiere Futebol, HBO, Telecine, Fox sports. Essas funções que falei tudo a Xiaomi mi box faz. Com esse novo dispositivo Google com certeza fará também. Por conta do Android tv embutido. Os aplicativos já passa a ser baixado na loja. Em se tratando do Chromecast esse só espelha, e seu sistema é mais fluido que qualquer smart tv. Isso é fato. Com passar do tempo as fabricantes começa a descontinua alguns aplicativos. Meu home theater Samsung, já perdeu suporte do Spotify, e com isso não funciona mais no aparelho.

Rafael Moreira

Imagina o preço desse dispositivo. Vai ser um Nexus player melhorado. No meu ponto de vista esses dispositivos Xiaomi mi box e Chromecast oferece uma ótima experiência. Prefiro eles do que um sistema embutido na smart tv por parte das fabricantes. Nem sempre o sistema funciona fluido, alguns aplicativos para de responder, sem contar a perda de atualizações e descontinuação do software. Tenho um home theater Samsung, com função smart, e o Spotify foi descontinuado. Mais cedo ou mais tarde outros aplicativos vão perdendo suporte por parte das fabricantes. Apesar de a Xiaomi não atualizar o Android na box, os aplicativos funciona que uma beleza, pode expandir o armazenamento com pendrive, e instalar outros aplicativos fora da Google play. Tem outra função bem interessante, a possibilidade de instalar aplicativos de canais de tv por assinatura na box, e assistir programações online como Fox sports, Globosat play. Outro diferencial que não é possível ter em smart tv. Se esse dispositivo Google oferece as mesmas funções da Xiaomi, será um baita concorrente. A Apple TV nunca testei, o preço por si só já desanima. Mais em se tratando de Android TV acho a experiência melhor.

Kodos Otros

Substitui em funcionalidade, o preço é que ainda não se sabe.

Macgyver Freitas

Acho muito cedo pra vir um aparelho novo, acho q seria melhor deixar pra lançar algo com suporte a Wi-Fi AX e a decodificação por hardware do codec AV1, e a Google costuma fazer um suspense, acho q pode ser falso

André G

Sim, eu pensei exatamente isso.
Até cheguei a pesquisar preço para comprar um Nexus Player uma vez, mas é bom que foi deixado de lado e agora vem funcionando melhor.

André G

Ótimo!
Eu estava pensando em adquirir uma MiBox para os meus pais, pq não acho que seria prático para eles usarem o Chromecast.
Preciso de um controle remoto.

Felipe Xavier

Mi Mix2 e Mi Note 2 eu sei que suportam a B28.

ial

Já olhei alguns, mas o mal é que o smartphones da Xiaomi não pegam o 4G em 700 MHz. Aqui só tem ela. E parece que é por pura má vontade.

Eduardo Braga

Esse controle com botão home do KitKat kkkk

John Smith

Não sei até que ponto procede essa informação, mas seria algo muito bem vindo para todo o mercado.
Smart TV, além de toda a fragmentação existente quanto aos sistemas, só presta alguns poucos anos após a compra da TV. Com o tempo o aparelho perde suporte da fabricante e vai se tornando uma TV "comum".

Gabriel Brito

Essa e a comparação que deve ser feita. Só acho que ele não vai substituto do Chromecast, já que são propostas e (provavelmente) preços bem diferentes.

💀GHOC💀

Essa coisa feia da foto com certeza não é do Google, e estão faltando fotos, configurações muito fracas

R0gério

Tem um dedinho de inspiração no Amazon Stick ai, né? 😆
Meu Chromecast 2 quebra um galhão na "dumbtv" da sala.

Alexandre Copi

Só espero que tenha expansão de memória, por que 8gb não dá pra fazer muita coisa.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Eu vejo bastante diferenças, tenho uma Samsung 2013 F8000, era o melhor modelo na época, a navegação no app do Netflix é meio ruim, a maioria dos apps deixa a desejar, não tem muitas opções também, a TV parou de receber atualizações e muitos apps foram removidos, outro app que uso muito, o Plex, é lento e a cada atualização tem que reconfigurar.
Enquanto que no Chromecast ele apenas consome links de mídia, a reprodução é mais rápida, o controle é melhor, sempre tem apps novos compatíveis e o risco de ficar sem funcionar depois de uns anos é menor...
Talvez as novas com sistemas operacionais webOS, ou outros atualizáveis sejam melhores, mas um dia perde suporte e aí já era.

Gustavo Rotondo

Tive o chromecast 1 e 2. Vendi ambos.

Não vejo diferença para a minha smart TV para o meu uso.

Gustavo Rotondo

Muito

Jonathas Alves

pacote IPTV compensa mesmo? to pensando em assinar

angelobio

Ah tah.

Kodos Otros

Sim, sim, é o que eu sempre disse, ele cumpre o seu papel. O problema a meu ver é mais por ter prometido atualizar e não cumpriu com a promessa.

Kodos Otros

Caraca, que bizarro.
Eu tenho um porrada de produtos dela, só tive problema com o fone bluetooth, deixei carregando direito no primeiro dia e ele parou de funcionar e um outro fone normal que quebrou um lado depois de uns 3 meses.
Eu gosto muito do fone Piston HD, acho o som excelente e de excelente material.

Felipe Xavier

Fone: Capsule: Além dele "não servir" direito no meu ouvido, acabei dando ele pra minha mãe. Depois de 2 semanas ele se desmontou (pouco uso, apenas no trabalho às vezes pra ouvir áudios do WhatsApp) Piston: Som ruim e ele também se desfez com poucas semanas (esse ficou comigo). Tenho um Zircon e um BlitzWolf há mais de um ano, usando todos os dias.
Luz: É o LED USB, é como se o cabo interno tivesse partido, não funciona.
Ventilador: Queimou com 1 semana de uso (usei sempre na porta USB do monitor, que nem 1A fornece direito.

Jóckisan

Seria um ótimo concorrente para o Fire Stick. Pequeno, discreto, fica escondido e o melhor, totalmente independente do celular.

Gertrudes, a Lhama Morta

Comprei uma faz pouco, uma veio com defeito do DRM da Netflix, mas a loja fez a troca pra mim.

Estranho ela ter abandonado, mas sinceramente acho que é um aparelho com o uso específico demais pra fazer diferença

Enquanto rodar YT/Spotify/Netflix, já cumpre o seu papel

Gertrudes, a Lhama Morta

Comprei uma Mi Box no mercado livre, sem estar ciente desses problemas. Tive o problema do DRM da Netflix, mas a loja prontamente enviou outra (depois de testar), e agora está 100%

Marcelo

Eu tbm não tive problemas sérios... mas os relatos mais comuns são:

- YT não funcionar direito (as vezes abre e a tela fica preta ou começa o video e para em poucos segundos)

- Netflix com problemas por causa da implementação de DRM na Mibox (vários aparelhos tiverem isso)

- Função HDR quer não funciona, apensar de estar disponível nas configurações (claro, pra quem tem tv 4k com essa função)

De cabeça foram esses... e foram reconhecidos pela Xiaomi, principalmente o do HDR, que se comprometam a ajustar via atualização

Kodos Otros

Tem esse, que já testei:
https://produto.mercadolivr...

Mas acho que um mais barato também resolve:

https://produto.mercadolivr...

Kodos Otros

Várias pessoas tiveram problema no Youtube, eu não tive, mas sei que existe.

angelobio

Sabia não. Me indica algum?

angelobio

Quais bugs? Não tive nenhum problema até hj.

Kodos Otros

Então, dá pra usar um adaptador, sabe né?

Kodos Otros

Correção de bugs, implementação da Google Assistant e cumprir a promessa de atualização. Não é nada bom pra marca abandonar um produto quando quer entrar num mercado, né?

Marcelo

Esse é meu ponto... é um produto bem específico, diferente de um celular...

Se funciona tudo que ele se propõe... então tanto faz a atualização.

Mas na questão de bugs, realmente eles pecam...alguns inclusive reconhecido por eles e com promessa de corrigir...mas nada até então

angelobio

O que me faz falta é aRJ45.

Kodos Otros

Eu acho que pro preço, ele cumpre bem o seu papel, sem dúvida. Mas é ruim pra imagem dela, ainda mais querendo se estabelecer no mercado norte americano, abandonar logo o seu produto.

angelobio

Mas que a finalidade além de assistir Youtube, Netflix, Twitch, YTKids e um IPTV no Kodi ou PerfectPlayer? Pra quê atualizar?

Marcelo

Hmmm... entendo, mas sei lá... é um produto bem mais específico que um celular por exemplo (onde acho muito importante ser atualizado).

Mas concordo na questão de bugs...isso realmente a Xiaomi deveria se atentar... o problema no HDR que ou não é implementado, ou é muito falho.
Apesar de ter a opção e ligar o HDR, não funciona e diziam que seria corrigido só na atualização pro android 7....mas pelo jeito...

De resto, super satisfeito...e até prefiro ao Nexus atualizado pra nova interface, que acho bem ruim...

Kodos Otros

Qual foi a sua decepção com fones de ouvido e luz (seria lâmpada?)?

angelobio

Tenho o MiBox. Android TV, controle remoto Bluetooth, e pacote IPTV :)

Felipe Xavier

Pra mim, o único aparelho que comprarei da Xiaomi é o Mi A1 (ou sucessores com Android One). De resto, tudo que tive dela foi decepção: Linha de smartphones Redmi, fones de ouvido, luz e ventilador USB.

Kodos Otros

Cara, se ela lançasse a Miui pro MiBox, tava nem aí pra atualização do Android.
Mas a partir do momento que ela lança algo com Android Puro ela deveria atualizar. O Google Assistant é algo que não tem nela (não oficialmente), correção de bugs etc.
Sem falar que ela prometeu atualizar e o máximo que fez foi lançar uma versão beta do Android N.
Ela se queimou legal com isso, pois lançou oficialmente nos EUA e já é um gadget abandonado.

Marcelo

Uai...mas que diferença faz atualização nesse caso?

Tenho o Nexus Player e a Mibox..e sinceramente, com o Oreo, o Nexus ficou até zoado...

Mas de qualquer forma, ambos funcionam 100% iguais... ao menos no meu uso

Kodos Otros

Cara, se tem um produto da Xiaomi que nunca mais comprarei é a MiBox.
Realmente, ela abandonou legal isso.

ial

Aí sim. Tenho uma Mi Box, mas é um abandono total. A Xiaomi é um desastre, nunca atualiza. Tomara que não seja os olhos da cara, principalmente porque as especificações são tão simples quanto a da Mi Box.

Kodos Otros

Isso é o novo Nexus Player, só que ficará atrás da TV.

Kodos Otros

Isso aí seria o equivalente a um Pixel Player (se tivesse sido lançado), né?
A Google apenas unificou o Nexus Player (software) e o Chromecast (hardware).

vnsvini

Poder ser usado totalmente independente do smartphone seria algo incrível! O Chromecast já é bom, ficaria ainda melhor!

pedrowillyam

Não acho que fique mais caro não, o Amazon Stick é o mesmo preço do Chromecast e pode ser usado totalmente independente do smartphone, assim como será esse futuro sucessor do Chromecast com Android TV.

Felipe

Olha, eu gosto bastante do Chromecast, mas se isso daí ficar muito caro não sei se compraria
O chromecast pra mim é perfeito pq é o dispositivo baratinho que joga todo tipo de coisa pra minha TV, algo muito caro acho que perderia esse sentido (pra mim)
Mas se for um preço razoável não desconsideraria a compra