Lidar com um ransomware costuma ser um trauma. Às vezes a remoção do invasor é tão complicada que muita gente acaba concordando em pagar resgate pelos arquivos sequestrados. Mas o PUBG Ransomware é diferente. Em vez de dinheiro ou bitcoins, ele exige que o usuário jogue PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) durante uma hora para ter seus arquivos liberados.

PlayerUnknown's Battlegrounds

Mas uma hora é o que diz a mensagem do PUBG Ransomware. De acordo com a MalwareHunterTeam, equipe que descobriu o ransomware, três segundos de jogo são suficientes para os arquivos serem desbloqueados. Como o malware só verifica se o executável do game está rodando, renomear qualquer software para TslGame.exe e executá-lo por alguns instantes também funciona.

Na verdade, PUBG nem precisa ser jogado: o aviso exibido pelo malware também fornece um código de desbloqueio. É só digitá-lo em um campo logo abaixo da mensagem.

PUBG Ransomware

Para quem tem um pouco mais de conhecimento técnico, a remoção do PUBG Ransomware não é difícil, pelo menos em comparação a ransomwares que realmente podem fazer estragos. Arquivos até são criptografados aqui, mas apenas aqueles que estão na Área de Trabalho — todos recebem a extensão .pubg.

Tudo indica que esse é um ransomware de brincadeira, criado por quem não tem o que fazer. Talvez seja mesmo, mas é uma brincadeira que pode ficar séria. É possível que o PUBG Ransomware esteja apenas na fase inicial de desenvolvimento e sirva de teste para um malware com mais “maturidade”.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

José Carvalho

O que vocês chamam de ransomware de um desocupado, eu chamo de Virus RAIZ, muleque, de várzea... que dá elástico, puxa chapéu e manda um lençol e faz o estádio todo gostar de um bom Virus.... Ransomware........ Virus não é mais o que era antigamente...

José Carvalho

Tem gente que tem o PC tão entulhado de arquivos que um Ransomware chega a ser até uma motivação pro coitado fazer uma limpeza...

AM urbano

Eu jogaria Fortnite só de zoas

Marcos Guilherme

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, boa!

Mark Shinoda

Os caras q ficam de mimimi pq não conseguem rodar o jogo nessa hora entram em desespero heuheuehueheuehe

Carlin

Quando crescer vai dar tanto trabalho!!! HAHAHAHAHAHAHA

John Smith

Considerando que tem gente por aí que transforma a área de trabalho num assustador entulhado de lixos, encriptá-la já pode trazer dor de cabeça o suficiente...

Gostei da progressão da história:
- Mais um ransomware!
- Mas é só jogar um jogo por uma hora.
- Na verdade, não precisa ser por uma hora.
- Então, na real, pode ser até alguns segundos.
- Na real mesmo, não precisa, pois ele já te dá a chave para descriptografar.
- E é só a área de trabalho afetada.

brunocabral

Atualmente a única que ainda vale a pena minerar é monero.

Cobalto

Que coisinha mais cuticuti, é a cara do pai.

Willy Reis

uma hora de bitcoins já paga o sequestro kk

Renan

Minere criptomoedas pra mim em troca de seus arquivos

Programador Front-End

um belo ramsomware bebê está entre nós. Não é a coisa mais fofa?