Saques, cartão de débito e mais: Nubank estuda expandir oferta de serviços bancários

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Nubank - escritório

O Nubank lançou recentemente a NuConta, uma conta digital que oferece serviços bancários básicos, como transferência de recursos, pagamento de contas e investimentos automáticos. Ainda há limitações em relação às contas-correntes tradicionais, como a impossibilidade de fazer saques utilizando um cartão de débito, mas parece que isso está prestes a mudar.

A fintech enviou nesta quarta-feira (11) uma pesquisa a alguns clientes, a que o Tecnoblog obteve acesso, pedindo opiniões sobre serviços bancários, com ênfase em produtos geralmente disponíveis em contas-correntes.

O questionário começa com perguntas genéricas sobre ocupação e moradia, e depois se torna mais específico, para descobrir “em quais bancos você tem conta”, “quais características um banco precisa ter” e do que o cliente “mais sentiria falta se tivesse que mudar o banco que mais usa”. Há cinco perguntas específicas sobre cartão de débito e saques de conta-corrente, dois serviços que o Nubank não oferece atualmente.

O Nubank quer saber com que frequência e por qual motivo os clientes sacam dinheiro. As respostas são “ter em caso de emergência”, “usar em estabelecimentos que não aceitam cartão”, “pagar por pequenas compras”, entre outras. Hoje, o Nubank permite saques com cartão de crédito, mas certas redes de caixas eletrônicos cobram tarifa, e há incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) até o vencimento da fatura.

O saque com cartão de débito é oferecido pelos principais concorrentes do Nubank, como Banco Neon, Inter e Next. Na época do lançamento da NuConta, a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, disse ao Tecnoblog que alguns serviços não eram oferecidos, incluindo o saque, porque “não é garantido que as pessoas realmente precisam disso”.

Procurado pelo Tecnoblog, o Nubank informou que está “sempre em busca de novas ideias e soluções para melhorar a experiência dos nossos clientes, por isso, fazemos com frequência pesquisas presenciais e online, com clientes e não-clientes de diferentes perfis”. Oficialmente, a empresa diz que não tem nenhum lançamento de produto agendado, e que a realização das pesquisas “não significa que nenhuma das ideias estejam atualmente em desenvolvimento pela equipe ou que estarão no futuro”.

A NuConta, anunciada originalmente em outubro de 2017, ainda não foi liberada para todos os usuários. O lançamento para o público geral “deve acontecer nas próximas semanas”. Você está usando? Ela tem o que você precisa?

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados