Você já deve ter percebido que é impossível baixar uma foto diretamente pelo Instagram. Para isso, é necessário recorrer a sites que fazem esse serviço. O bloqueio feito pela rede social costuma ser bastante criticado por quem entende que os usuários têm o direito de fazer o que bem entenderem com seus dados.

Pensando nisso, o Instagram passará a oferecer uma forma de você baixar de uma vez todas as fotos e vídeos que estão no seu perfil, além das mensagens que você enviou. A plataforma disse ao TechCrunch que a ferramenta de portabilidade de dados ainda está sendo desenvolvida.

Ela funcionaria de forma semelhante à opção disponível no Facebook, que permite baixar dados do seu perfil, como fotos, vídeos e lista de amigos. Apesar do anúncio, o Instagram não informou se fotos e vídeos poderão ser baixados em sua qualidade original ou se serão comprimidos.

A rede social também não esclareceu se, ao fazer o download das informações, os usuários terão acesso a dados como lista de seguidores, curtidas, comentários, stories e legendas das fotos. Essas questões deverão ser respondidas em breve, quando a ferramenta for liberada.

Ao oferecer a opção, o Instagram facilita o processo de saída dos usuários de sua plataforma. A medida está de acordo com a GDPR, lei europeia de proteção de dados pessoais que entra em vigor em 25 de maio. Entre outras coisas, a legislação exigirá a portabilidade de dados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mickão

Bom, existe a opção pra salvar as fotos e vídeos originais quando se publica alguma coisa, né? Dava pra se virar bem com isso, no entanto essa opção de baixar tudo já deveria existir há muito tempo. Antes tarde do que mais tarde.

Legal pra quem pensa em sair do Insta mas quer as fotos. Finalmente !

leoleonardo85

Não é algo pra se usar todo dia, ainda assim, faz falta.