Início » Inteligência Artificial » Polícia chinesa prende fugitivo escondido entre 60 mil pessoas usando inteligência artificial

Polícia chinesa prende fugitivo escondido entre 60 mil pessoas usando inteligência artificial

Emerson Alecrim Por

A China tem uma rede de vigilância com mais de 170 milhões de câmeras que consegue identificar uma pessoa em questão de minutos. Pelo jeito, a rede está funcionando a todo vapor: com auxílio de um sistema de inteligência artificial, um fugitivo da polícia foi identificado e preso no meio de 60 mil pessoas que acompanhavam um show.

Reconhecimento por câmera

Trata-se de um homem de 31 anos identificado apenas como Ao. Ele viajou cerca de 100 km com sua esposa e amigos para assistir à apresentação de Jacky Cheung, cantor de música pop bastante conhecido na China. Ao é acusado de cometer "crimes econômicos" e teve sua identidade inserida em um banco de dados chinês de pessoas procuradas pelas autoridades.

O fugitivo curtia o evento sem preocupações, afinal, ninguém espera ser preso no meio de uma multidão com milhares de pessoas. Mas foi o que aconteceu. As informações são a de que ele teria ficado absolutamente chocado com a aproximação dos policiais e dito a eles que, se soubesse que poderia ser identificado em um show, não teria comparecido.

A explicação é tão simples quanto assustadora: qualquer pessoa que estiver em um local da China monitorado por uma câmera (lembre-se de que há 170 milhões delas) tem o seu rosto analisado e identificado em tempo real por um sistema de inteligência artificial.

Homem preso na China com auxílio de IA

Além de ser capaz de localizar criminosos, esse sistema pode identificar pessoas que cometem atos imprudentes. O resultado disso é que a pessoa pode receber uma multa em casa dias depois e, se não pagá-la, terá problemas com a lei e correrá o risco de ter sua pontuação rebaixada no sistema de crédito social.

Uma pessoa com pontuação baixa nesse sistema vai encontrar dificuldades para alugar um carro, viajar de avião ou trem e obter financiamentos, por exemplo.

Isso é muito... você sabe.

Com informações: The Next Web, Ecns.cn.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gaba
Tapado é quem não consegue entender que eu fiz uma piada... :)
Bruno
Sou Petista não amiguinho, só tenho um pouco de memória e não sou ingênuo. Tem que ser muito tapado pra achar que tudo de ruim é culpa do PT, Brasil tá na merda desde 1500.
Gaba
Petista detected
Bruno
Chega né? Já deu essas piadinhas que tudo e culpa do PT. Vai estudar um pouquinho, vai!
rodriguesdosantos glorioso
Seria interessante aqui para o Rio de Janeiro.Principalmente para acabar com assaltos e vandalismo em Brt's.
Diego Garcia
Eu sei o que é um regime totalitário, só que pelo que eu entendi do seu comentário essa tecnologia só é interessante ou "perfeita" para esse tipo de regime, que é algo que eu discordo totalmente.
;)
Diego Garcia
Totalitário? Kkkkk
Jorge Luis
nem entendi porque mau gosto. Ele não falou que são todos feios ou que valem menos que ninguém. Só falou que são todos iguais. Qual seria o maus gosto nesse caso?
Vitor Hugo
cara, tu é ridículo kkkkkkkkkkkkk
John Smith
The Machine e Finch tinham objetivos nobres. Na China as coisas são mais obscuras e questionáveis, então deve ser um fork do Samaritan...
SenhorBrilhante
Essa aí seria The Machine ou Samaritan?
John Smith
A abertura da série até começou a tocar na minha cabeça quando vi a imagem que abre a matéria... kkkk"You're being watched. The government has a secret system..."
Kang Otro ✓
É só uma brincadeira, relaxa.
A Piada justamente é pra tirar sarro do que não é verdade. Foi o que ele fez, mas Incrivelmente você conseguiu problematizar isso. Obrigado por confirmar meu comentário.
Gaba
Óbvio, com o PT governando por 13 anos tu acha que eles iam deixar os bandidos serem pegos? hahahaha...
iNerdBR
com certeza o EUA tem sistema semelhante mas não fala nada!
iNerdBR
Pensei a mesma coisa
iNerdBR
Nossa, lindo discurso!
iNerdBR
Achei massa a piada, tenho problemas?!
iNerdBR
Skynet
iNerdBR
Person of Interest
SenhorBrilhante
Pensei que só eu tinha pensado nisso.
robsonc
Se ser geração "mimimi, snowflake, etc" é poder apontar o preconceito, racismo, babaquice das gerações passadas que antes tinham o direito de falar a merda que quisesse sem repreenda nenhuma (desde que tivessem em seu lugar de privilégio), graças a Deus que sou dessa geração.
Rookie naz
Paraíso de poder mandar textão no face mandando um fora Temer e com a consciência limpa de que nada vai acontecer contra você rs.
Ricardo
Você quer dizer " bandidialesco " , aqui , principalmente nas grandes cidades , tem bandidos em toda esquina , se for no RJ então ... Antes fosse câmeras e policiais ...Também , com uma justiça porcaria igual a nossa , que só é favorável a criminosos , homicida é condenado a 14 anos ( já é ridículo ) e é colocado na rua após 3 ou 4 anos , isso quando não foge antes ...
John Smith
Person of Interest?
DumbSloth87
POLED faz mais sentido q LCD pra isso.
Psych
Policialesco? Ano passado fui assaltado a mão armada, o Cerberus capturou uma foto do sujeito e levei pra delegacia. Resposta? "Não podemos mais guardar informações de bandidos pq é "inconstitucional". Não podemos fazer nada mesmo você tendo conseguido uma foto do assaltante." Ah vá.Aí pra "resolver" preciso molhar a mão de algum policial com 500 reais pra recuperar um aparelho de 900. Não sei que paraíso é esse aí que você mencionou.
Lucas Carvalho
Ao 0 x 1 Ai
Joao Mendez
Ou um a tela de lcd, com as curvaturas e saliências de um rosto humano padrão
Seraph
ata
Geração "Special little Snowflake" ataca novamente
Medo
Tiago Faustino
Ao se deu Mao.
Felipe Xavier
Eu queria é ver a estrutura que essa AI roda. Processar tantas imagens "em tempo real" e ainda compará-las com bancos de dados gigantescos.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Feita de metal ao estilo Exterminador do Futuro 2.
Ricardo - Vaz Lobo
"Despois" aquela galerinha que faz mimimi por tudo vai chorar do banheiro porque o Brazil é um estado policialesco.Aqui ainda é um paraíso.
Ricardo - Vaz Lobo
Se o Ao é Ao mesmo e não o outro Ao, filho do Li.
Seraph
piadinha velha e de mau gosto em, mas nada novo até aqui
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Eu acho é pouco
Joao Mendez
Logo logo inventam uma máscara facial que usa I.A. para se modificar, de acordo com o ultimo rosto visto por quem a usa.
André G
O que mais me surpreende é o sistema identificar um rosto no meio de milhares de pessoas, sendo que são todos iguais.
Luis Gustavo
.. Black mirror felling....