Reconhecimento por câmera

A China tem uma rede de vigilância com mais de 170 milhões de câmeras que consegue identificar uma pessoa em questão de minutos. Pelo jeito, a rede está funcionando a todo vapor: com auxílio de um sistema de inteligência artificial, um fugitivo da polícia foi identificado e preso no meio de 60 mil pessoas que acompanhavam um show.

Trata-se de um homem de 31 anos identificado apenas como Ao. Ele viajou cerca de 100 km com sua esposa e amigos para assistir à apresentação de Jacky Cheung, cantor de música pop bastante conhecido na China. Ao é acusado de cometer “crimes econômicos” e teve sua identidade inserida em um banco de dados chinês de pessoas procuradas pelas autoridades.

O fugitivo curtia o evento sem preocupações, afinal, ninguém espera ser preso no meio de uma multidão com milhares de pessoas. Mas foi o que aconteceu. As informações são a de que ele teria ficado absolutamente chocado com a aproximação dos policiais e dito a eles que, se soubesse que poderia ser identificado em um show, não teria comparecido.

A explicação é tão simples quanto assustadora: qualquer pessoa que estiver em um local da China monitorado por uma câmera (lembre-se de que há 170 milhões delas) tem o seu rosto analisado e identificado em tempo real por um sistema de inteligência artificial.

Homem preso na China com auxílio de IA

Além de ser capaz de localizar criminosos, esse sistema pode identificar pessoas que cometem atos imprudentes. O resultado disso é que a pessoa pode receber uma multa em casa dias depois e, se não pagá-la, terá problemas com a lei e correrá o risco de ter sua pontuação rebaixada no sistema de crédito social.

Uma pessoa com pontuação baixa nesse sistema vai encontrar dificuldades para alugar um carro, viajar de avião ou trem e obter financiamentos, por exemplo.

Isso é muito… você sabe.

Com informações: The Next Web, Ecns.cn.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados