Já pensou em quanto você gasta com cartuchos de impressão? Por mais baratos que sejam, eles se tornam despesas constantes na vida de qualquer um que tenha uma impressora. E uma alternativa para acabar com esses gastos pode estar mais perto da realidade.

A Tocano, startup que desenvolveu uma técnica de impressão sem tinta, recebeu um financiamento anjo de 1,2 milhão de euros. O valor servirá para ajudar a empresa a atingir o que eles chamam de “performance de impressão competitiva”.

O método da startup permite imprimir documentos em preto e branco sem a necessidade de cartuchos ou de papéis especiais. Sob a marca Inkless, a impressora usa um laser infravermelho para carbonizar a superfície do papel e gravar as informações.

A imagem abaixo mostra um protótipo da impressora e um exemplo de uma impressão:

Atualmente, alguns aparelhos prometem realizar a tarefa de forma parecida, mas existem exigências como usar somente papéis compatíveis. Segundo os desenvolvedores, a Inkless é capaz de imprimir a cor preta em tons tão escuros quanto os das impressoras convencionais.

A Tocano foi fundada em 2015 por dois estudantes da Delft University of Technology, na Holanda. Hoje, a startup tem uma equipe de oito funcionários e faz parte de uma incubadora.

Apesar do investimento, a empresa entende que até o final do ano será necessária uma nova rodada para, de fato, construir seu primeiro produto comercial. Detalhes como o valor para venda ainda não foram definidos.

Porém, a empresa já sabe que seu primeiro produto se concentrará no setor industrial. A ideia é reduzir os gastos com etiquetas de códigos de barras e prazos de validade, por exemplo. Só depois é que o produto deverá ser levado para outros segmentos, incluindo os usuários individuais.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .

Eu tenho uma impressora de 250 reais, e comprei 60 reais de tinta de cartucho e 15 reais de kit de recarga, xD.

Rodrigo

"imprimir documentos em preto e branco" IMPRIMIR EM BRANCO! Essa vai ser fácil pq ninguém vai ver o branco no papel branco!

Almirante Golfinho

Pois é... E as ecotank, mesmo com as tintas originais, ainda saem muito baratas... As HPs eu tinha de trocar de cabeçote todo ano, ai quando chegou num ponto q dois cabeçotes deram problema com 3 meses, ai eu mandei doar tudo

Eduardo Alvim

Fico com bom e barato, então.

ochateador

Vai precisar mudar uma bela porrada de leis aqui no brasil...

Corvo

Pois é, uma Epson EcoTank custa pelo menos 3x mais cara que as HP populares, mas a maioria das pessoas só resolve investir numa impressora melhor depois de tomar muito no cu bolso.

Almirante Golfinho

HP pra mim foi um lixo de decepção.... Barata mas com péssima qualidade, peças quebrando o tempo todo... Hj só uso Epson Ecotank, mais caro porém nenhuma deu defeito até hj, e tenho umas com mais de 4 anos...

C. Herrera

Parece aquela história do bom, bonito e barato, mas você só pode escolher duas opções :)

Natthan Fruche Terzi

Também acho que nas escolas tinha que acabar os livros pesado e adotarem os dispositivos e-ink, mas sem conexão com a internet em sala de aula.

Dayman Novaes

De fato. Eu também espero o tempo que papel não vai ser mais usado, nem plástico, nem mesmo carteira.

Mas é difícil prever, na época que inventaram o computador acharam que papel não ia mais ser usado, sendo que na verdade o uso aumentou MUITO.

Mas por outro lado, o uso de papel já vem diminuindo, contas telefônicas, de luz, de água, por exemplo, já estão se tornando virtual. Cartas de papel já quase não existem mais. etc.

Seraph

tecnologia hoje avança "n" vezes mais rapidamente que na era da invenção do computador

Dayman Novaes

Barato e caro é relativo (i.e., só faz sentido comparado à outra coisa).

À medida que a tecnologia avança, é possível fazer uma impressora mais barata mantendo o custo de impressão, ou até mesmo baratear ambos.

Só deixando mais claro: quanto mais barato o custo de impressão, mais caro tende a ser a impressora, mantendo todas as outras variáveis estáticas.

Dayman Novaes

Falaram a mesma coisa quando inventaram o computador

Cobalto

Uma impressora super térmica onde qualquer papel é papel térmico :v
with lasers!

tuneman

Basicamente uma impressora térmica...

Exibir mais comentários