Google Play Store reúne mudanças de cada app e testa redesign no Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Design atual (à esquerda) e novo (à direita)

O visual da Play Store vem mudando constantemente ao longo dos anos. Às vezes os ajustes são pequenos e passam quase despercebidos; e às vezes nos deparamos com um redesign.

Segundo o Android Police, o Google está testando um novo visual para a Play Store, reposicionando alguns itens e colocando tudo em um fundo branco.

Redesign em testes

Alguns ícones — como a avaliação média e o número de downloads — foram substituídos por texto. O histórico de mudanças perdeu o fundo verde, mas agora exibe em qual data o app foi atualizado.

A seção sobre o desenvolvedor agora vem antes das sugestões de outros apps, e trocou o fundo cinza por um branco.

Design atual (à esquerda) e novo (à direita)

Isso está disponível apenas para alguns usuários, e pode mudar pois ainda está em fase de testes. No entanto, o Google vem adotando cada vez mais o fundo branco em suas interfaces, como no Android P — pode ser um sinal do futuro “Material Design 2”.

Changelog nas atualizações

Mesmo se você estiver no visual antigo, há algumas novidades. A Play Store agora reúne as mudanças em cada atualização.

Na seção “Meus apps e jogos”, você pode tocar na setinha para ver o que está incluso em cada update. Isso estava em testes desde o ano passado, mas segundo o Android Police, agora pode ser usado por todos.

Às vezes, o desenvolvedor entra em detalhes, explicando quais recursos foram adicionados e quais bugs foram corrigidos. Às vezes, essa seção traz algo genérico, no estilo “correções de bugs e melhorias no desempenho”. E quando o changelog está vazio, a Play Store diz: “informações não fornecidas pelo desenvolvedor”.

Histórico de edições nas resenhas

Além disso, agora é possível ver o histórico de edições nas resenhas. Dessa forma, você poderá saber se alguém odiava um app e depois mudou de opinião.

Na página do app na Play Store, desça até as resenhas e toque em “Todos os comentários”. Depois, toque no botão “…” e depois em “Ver o histórico de alterações”. Ainda não é possível acessar este recurso na web, só no Android.

O que você achou dessas mudanças?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados