O visual da Play Store vem mudando constantemente ao longo dos anos. Às vezes os ajustes são pequenos e passam quase despercebidos; e às vezes nos deparamos com um redesign.

Segundo o Android Police, o Google está testando um novo visual para a Play Store, reposicionando alguns itens e colocando tudo em um fundo branco.

Redesign em testes

Design atual (à esquerda) e novo (à direita)

Alguns ícones — como a avaliação média e o número de downloads — foram substituídos por texto. O histórico de mudanças perdeu o fundo verde, mas agora exibe em qual data o app foi atualizado.

A seção sobre o desenvolvedor agora vem antes das sugestões de outros apps, e trocou o fundo cinza por um branco.

Design atual (à esquerda) e novo (à direita)

Isso está disponível apenas para alguns usuários, e pode mudar pois ainda está em fase de testes. No entanto, o Google vem adotando cada vez mais o fundo branco em suas interfaces, como no Android P — pode ser um sinal do futuro “Material Design 2”.

Changelog nas atualizações

Mesmo se você estiver no visual antigo, há algumas novidades. A Play Store agora reúne as mudanças em cada atualização.

Na seção “Meus apps e jogos”, você pode tocar na setinha para ver o que está incluso em cada update. Isso estava em testes desde o ano passado, mas segundo o Android Police, agora pode ser usado por todos.

Às vezes, o desenvolvedor entra em detalhes, explicando quais recursos foram adicionados e quais bugs foram corrigidos. Às vezes, essa seção traz algo genérico, no estilo “correções de bugs e melhorias no desempenho”. E quando o changelog está vazio, a Play Store diz: “informações não fornecidas pelo desenvolvedor”.

Histórico de edições nas resenhas

Além disso, agora é possível ver o histórico de edições nas resenhas. Dessa forma, você poderá saber se alguém odiava um app e depois mudou de opinião.

Na página do app na Play Store, desça até as resenhas e toque em “Todos os comentários”. Depois, toque no botão “…” e depois em “Ver o histórico de alterações”. Ainda não é possível acessar este recurso na web, só no Android.

O que você achou dessas mudanças?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leoleonardo85

2, aqui só atualiza se eu clicar pra atualizar.

leoleonardo85

Sim, não é algo dificil de implementar.

leoleonardo85

Seria uma boa ideia mesmo.

leoleonardo85

Ao colocar o acesso mais fácil as mudanças que cada aplicativo teve em suas atualizações o Google só expôs a sua própria incapacidade no assunto, mas um motivo pra fazer a mudança que falei, que sabe assim eles próprios não passam a fazer o trabalho corretamente.

Eddy

Concordo que não necessariamente descrever a atualização como "resolução de bugs e melhorias de desempenho" ou algo assim deva ser proibido, o problema é que muitos utilizam isso como padrão apenas para não deixar em branco.
Em casos que sejam somente estas alterações, OK, mas os publicadores abusam.

Eddy

Quem é entusiasta de tecnologia/programação ou simplesmente gosta de utilizar e testar novos recursos gosta de saber o que foi alterado, removido ou adicionado. Assim você pode já abrir o aplicativo e testar exatamente aquela função ou ponto de alteração.
Mesmo que alguns não se importem é muito bom ter esta opção, que antes não tínhamos.
Deixo as atualizações automáticas desligadas para poder ver quais aplicativos sofreram alterações e quais. Não que isso vá me impedir de atualizar, mas vou saber onde houve alteração e saber quais novos recursos estarão disponíveis.

Lucas Santos

Ou colocar “o que há de novo”, ou não colocar nada.

Lucas Santos

Tá aí uma coisa que tem que ser pega do falecido WP, além do menú hamburguer global (aparecer em todas as telas do app).

Lucas Santos

Tem apps que ficam pior numa versão.

Lucas Santos

Poderiam substituir essa descrição por uma chave de porca com um “v”zinho verde na atualização.

Valdinei Ferreira

Espero que a Google esteja pensando em adotar temas claro e escuro em seus apps, não é possível que queira deixar o branco em tudo que é app. Só espero que o YouTube seja apenas o início, só espero...

felipegcoutinho

Hã ?

Guii

E qual seria a sugestão pra "obrigar um detalhamento de changelog"?

Guii

-bug fixes and performance improvements.
bug fixes and performance improvements.
- bug fixes and performance improvements

e por ai vai... não tem como evitar isso, mesmo.

Além do que, se você fizer uma validação de "contém 'x' informação" você impede que o cara coloque qualquer coisa que apareceu no changelog anterior... fora que, não vale a pena fazer uma heurística inteira pra verificar a diferença de um changelog anterior pro atual e validar se tem x% de semelhança.

Victor Hugo

Como faz pra ter esse design novo?

Exibir mais comentários