Entenda os requisitos mínimos para ser motorista do Uber

Quer dirigir com o Uber? Hoje, é possível fazer parte do serviço mesmo sem ter um carro

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Uber - smartphone

Com a popularização do Uber e de todos os outros serviços de transporte, também cresceu o número de pessoas interessadas a fazer parte dessa plataforma. Mas o que precisa para ser um motorista do Uber?

A empresa tem alguns requisitos mínimos, como CNH com EAR e aceita certos tipos de veículos em suas diferentes categorias, mas também deixa você alugar um carro, por exemplo. Confira mais informaçoes:

Quais os documentos necessários para dirigir no Uber?

Antes de começar, você precisa se cadastrar neste site com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente em mãos (não pode ser a provisória). Além disso, ela deve ter a observação exerce atividade remunerada (EAR).

Depois, o Uber vai analisar a documentação e, caso você esteja apto a começar e tenha um veículo elegível, ele pede uma foto do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Algumas cidades podem pedir outros documentos, como São Paulo, que pede o CONDUAPP.

Quais veículos são aceitos para dirigir no Uber?

No começo, poucos veículos poderiam fazer parte do Uber. Hoje, com as diferentes modalidades do serviço, as exigências mudaram.Veja o tipo de carro aceito para cada categoria do Uber (pode variar de acordo com a sua cidade):

UberX

Para a categoria UberX, só é necessário ter um carro com:

  • ano 2008* ou superior;
  • 4 portas e 5 lugares;
  • ar condicionado.

Sim, é só isso. O carro pode ter qualquer cor, por exemplo, o que antes não era permitido no Uber.

*Em algumas cidades, como São Paulo, o serviço só aceita carros fabricados a partir de 2010.

UberSelect

No UberSelect, as exigências são quase as mesmas do UberX; a diferença é que os carros precisam ser modelo 2012 ou mais novos. Ainda assim, alguns carros podem ser barrados. Confira a lista de todos os modelos suportados neste site do Uber.

UberBlack

Para o UberBlack, as exigências aumentam:

  • os bancos precisam ser de couro;
  • apenas veículos sedan e SUV;
  • apenas da cor preta.

A lista completa dos carros aceitos no UberBlack — que precisam seguir os critérios acima — pode ser encontrada aqui (PDF).

Em nenhuma categoria, o Uber aceita carros de placa vermelha (táxi), picapes, vans ou caminhonetes. Adesivos que estão “adesivados, plotados, sinistrados, recuperados, com alteração no sistema de suspensão ou freios”, segundo o Uber, também não entram em qualquer categoria do Uber.

Faça o seguro adequado no seu carro

Depois, com um carro elegível, você precisa fazer o seguro de motoristas do Uber. Ele deve aparecer depois que seu cadastro for efetivamente aceito na plataforma e cobre despesas de até R$ 5 mil por ocupante do veículo mais R$ 100 mil por pessoa em caso de invalidez total, parcial ou morte.

A cobertura começa a valer a partir do momento que você aceita uma corrida até o passageiro sair do carro.

Não tem um carro? Tem como alugar

Se você não tiver um carro, ainda tem como dirigir com o Uber! Sim, é possível graças a uma parceria da empresa com outras locadoras, com direito a desconto no valor mensal e maior quilometragem.

Você encontra uma lista das locadoras parceiras do Uber nesta página, com tudo separado por região do país — algumas, como Localiza, Movida e Unidas, valem para todas as cidades.

Para alugar o veículo, seu cadastro no Uber precisa ter sido aprovado e você precisa levar sua CNH. Algumas locadoras pedem o cartão de crédito ou depósito caução para fazer a locação, além de comprovante de endereço ou um certo tempo de habilitação. Depende de onde você alugar. Veja mais informações aqui.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados