Apesar de ter “inchado” nos últimos anos e estar ligado a vários problemas de segurança, o uTorrent ainda é bastante utilizado. Mas a popularidade da ferramenta pode cair um pouco a partir de agora: o Windows Defender e outros antivírus estão classificando o uTorrent como malware.

Na verdade, a Microsoft colocou o uTorrent em sua lista de ameaças em potencial há mais de um ano. Mas, até recentemente, o Windows Defender não exibia nenhum alerta de segurança relacionado à ferramenta. Agora é diferente: o antivírus nativo do Windows começou a avisar que o uTorrent é considerado um “software potencialmente indesejado”.

O Windows Defender também pode colocar o executável do uTorrent em quarentena e, assim, impedir a sua execução. Nessas circunstâncias, o usuário precisa desbloquear o software manualmente.

uTorrent

Para quem é adepto do cliente de torrent, todo esse cuidado pode soar exagerado. Mas a Microsoft explica que o uTorrent tem “má reputação” e afeta negativamente o desempenho do sistema operacional. Coincidência ou não, antivírus como NOD32 e Sophos também estão classificando a ferramenta como ameaça.

De fato, o histórico do uTorrent não é nada positivo. Só para dar um exemplo recente, a ferramenta teve uma falha de segurança divulgada em fevereiro que permitia a execução remota de código malicioso no computador.

Antes disso, o uTorrent causou polêmica ao instalar mineradores de criptomoeda no computador e exibir anúncios que levavam a malwares.

A BitTorrent Inc. é responsável pelo uTorrent e, ao se manifestar sobre o problema, disse não ter encontrado nenhuma razão para o bloqueio, razão pela qual acredita que tudo não passa de falso positivo. Apesar disso, a empresa disse que continua investigando.

Na dúvida, é melhor prevenir. Listamos algumas sugestões de clientes de torrents aqui.

Com informações: TorrentFreak.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

qBitorrent <3

Geraldo Lopes

Realmente os trackers ficam desatualizados... mas podemos atualizar com novas listas nos 'Mecanismos de Pesquisa', em Preferências/Avançado/Extras UI. (Link de listas abaixo). Eu já li em diversos lugares que a melhor versão de uTorrent é a 2.2.1 build 25302, considerado por muita gente como o melhor cliente de torrent de todos os tempos. Já ouviu falar isso?

https://drive.google.com/fi...

Henrique Picanço

Eu descobri por acaso. Cliquei num link magnético, o FDM abriu e começou a baixar o arquivo. Eu nem tinha visto essa "feature" no site deles quando eu fui baixar!

ial

Não faço ideia do que houve. Coisas da informática. Tenho convicção de que possivelmente encontraria uma solução se tivesse tentado um pouco mais. De qualquer forma simpatizei mais com o visual do qBitTorrent.

ochateador

Ah sim, é que aqui o transmission funcionou de cara.

ial

Olhei portas também. Inclusive coloquei as mesmas que estavam funcionando no qBitTorrent e uTorrent, mas nada feito. Mas só fiz o rápido, e como disse, melhor ficar com os programas que já funcionam de cara do que esses assim.

ochateador

Não precisa liberar no firewall, mas apenas conferir no modem ;)
Muitas vezes as operadoras bloqueiam as portas por padrão e você precisa sinalizar ao modem que aquela porta deve ser liberada para comunicação.

LekyChan

o problema de usar versões antigas é que em alguns trackers elas são bloqueados, mas de resto são excelentes opções

João Vitor

Usem deluge

Clebson Santiago Carvalho

Dessa eu não sabia. Tenho o Dap instalado no meu PC. É só uso para baixar grandes arquivos quando preciso.

Irineu Silva

Todo mundo agora usa qbittorrent pelo visto, então foda-se

ial

Na época olhei e achei que tava tudo OK. De qualquer forma, bem melhor instalar um programa e ele já vir funcionando do que ter que alterar o firewall manualmente.

Geraldo Lopes

Eu uso o uTorrent 1.8.5 até hoje, e nunca deu problema. Ocupa apenas 284 KBs instalado, totalmente em português, sem publicidades, sem mineradores, leve e nenhum anti-vírus reclama.
. https://uploads.disquscdn.c...

ochateador

oldapps.com ;)

Rafael Tardelli Magalhães

Tenho um instalador do Utorrent versão 1.3, do jeitinho que você falou, funciona 100% sem atualizar, se quiser entra em contato em [email protected] que te envio

Exibir mais comentários