A Apple não mede esforços para acabar com a prática de vazar informações à imprensa, mas parece que não está se saindo muito bem. Desta vez, um memorando distribuído aos funcionários para coibir vazamentos… acabou vazando.

O documento foi obtido pela Bloomberg e indica que 12 funcionários da Apple foram presos no último ano por conta dessa prática. Eles foram acusados de informar jornalistas sobre planos futuros da empresa.

Apple - Imagem por Associated Press

Ao todo, ela conseguiu identificar 29 pessoas, incluindo funcionários e parceiros de outras empresas. O documento parece apelar ao medo dos funcionários para fazer, ao menos, com que a prática se torne menos frequente.

“Vazadores não apenas perdem seus empregos na Apple”, diz o memorando. “Em alguns casos, eles são presos e levam multas pesadas por invasão de rede e roubo de segredos comerciais, ambos classificados como crimes federais.”

Para coibir o vazamento de informações, a empresa diz que jornalistas e veículos da imprensa não são amigos dos funcionários. “Embora possa parecer lisonjeiro ser abordado, é importante lembrar que você está sendo manipulado”, diz o documento.

Segundo a Apple, os vazamentos podem causar queda nas vendas, e permitir que concorrentes ofereçam algo parecido em menos tempo. “Queremos a chance de dizer aos clientes por que nosso produto é ótimo, em vez de isso ser malfeito por outra pessoa”, resume Greg Joswiak, executivo de marketing da Apple, no memorando.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan

Só eu que ri do "Vazadores"? kkk

DeadPull

O que acontece é que quem leu meu primeiro comentário confundiu focinho de porco com tomada. Eu não disse que o que a Apple fez é certo ou errado. O que eu fiz foi usar esse fato pra exprimir minha sensação de como anda o capitalismo nos dias de hoje. Mas quem leu deve ter pensado que eu estava julgando a empresa, ou querendo dar uma de moralista. Vai entender esse povo...

DeadPull

Calma, miga. Não precisa ficar pistola.

Veritas

Espionagem industrial é crime.

Se tu não é capaz de obedecer a lei, paciência... te isola do mundo e pronto.

Veritas
e toca o terror em seus funcionários.

Tocar terror?

Espionagem industrial é algo sério.

Se tu não tem capacidade de guardar um segredo da tua empresa, peça demissão!
É simples

Veritas

Documento vazado vaza vazamentos de vazadores.

Gaba

Considero o comentário do Dayman, extremamente necessário, devido a pessoas com clara inclinação aos ideais políticos de esquerda, que provavelmente vão entender seu comentário como sendo um argumento de como "o capitalismo é malvadão"...

Dayman Novaes

Trazer à tona um sistema político específico e relacionar com uma prática questionável, geralmente denota que a pessoa que o fez tem algo contra à esse sistema político.

Geralmente, não sempre. Não sei se foi o seu caso, e nem importa, na verdade. Só expus minha opinião em relação à isso.

E tranquilo você achar desnecessário, pois necessidade/utilidade é relativo à pessoa que lê :P eu gosto de discutir esses assuntos, acho sempre pertinente.

DeadPull

Você filosofa bem, amigo. Parabéns pela sua eloquência. Bem, vamos à réplica.

Correlação não implica causalidade. Não é porque a empresa é capitalista, com pessoas capitalistas, num sistema capitalista, que essa prática "selvagem" é culpa do capitalismo.


Em nenhum momento eu disse que a selvageria é culpa do capitalismo (até porque práticas selvagens estiverem/estão presentes em todos os outros sistemas políticos, econômicos e sociais, do passado e do presente). Apenas disse que as práticas da Apple mostram que esse sistema - o capitalismo - nunca foi tão selvagem.

Se você for analisar, consegue achar outras correlações [...
Tori

Se você trabalha em uma empresa desse porte, você aceita tal coisa nos termos e contratos.
Você assinou, não adianta dizer que não sabia.

Julio Sá

Óbviamente este foi vazado "de propósito" para assustar os vazadores. O recado é "quem vazar vai pro xilindró".

Dayman Novaes

Hahaha <3 vamos disseminar essa ideia

Lucas Carvalho

Agora pouco vazou um documento dizendo que eles já estão investigando esse vazamento.

Danilo

Imagina um mundo onde todas as discussões de internet fossem assim. Eu só acessaria a rede usando um monóculo. Muito bom.

Jean Veiga Rodrigues

Qualquer empresa tem esse tipo de cláusula no contrato

Exibir mais comentários