O Google vem tentando segurar as novidades do Android P, para não revelar nada além do que já foi liberado em uma prévia para desenvolvedores, como o suporte a telas com “notch”. No entanto, um post no blog da empresa pode ter adiantado mais uma mudança no sistema operacional.

Para explicar um recurso de segurança, o Google colocou um print do Android P com uma nova barra na parte inferior da tela. A imagem indica que o sistema terá navegação por gestos semelhante ao iPhone X.

A imagem mostra um novo formato para o botão Home. Em vez do círculo exibido na maioria dos celulares com Android, ele é uma pequena barra alongada.

Além disso, o botão de aplicativos recentes, que costuma ficar à direita, foi removido. Com a navegação por gestos, ele perderia sua utilidade.

Como nota o Ars Technica, o Android P tem uma nova animação na vertical ao alternar entre apps, sugerindo que será possível fazer isso deslizando para os lados no botão Home — tal como no iPhone X.

O editor do 9to5Google, Stephen Hall, confirmou no Twitter o rumor sobre o próximo Android. “É 100% navegação por gestos segundo minha fonte”, disse.

O esquema de cores em azul indica que o print foi feito em um celular com o tema do Pixel. Geralmente, ele conta com botões Voltar, Home e Multitarefa preenchidos na cor branca.

Na imagem, porém, o ícone Voltar é vazado. Parece que ele será exibido apenas quando uma caixa de diálogo estiver aberta, assim como na imagem. Em outros casos, você veria apenas o botão Home.

Apesar dos indícios, ainda não é possível confirmar que o Google realmente irá oferecer o recurso. Em muitos casos, a empresa testa algumas mudanças que não chegam a ser liberadas para os usuários.

O Android P deverá ser apresentado na Google I/O, conferência para desenvolvedores que ocorre em maio.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sandro Soares

Parece que a Motorola já tá ligada nisso, se parece muito com o novo sensor de digitais dos Moto G6

AM urbano

Vem aí uma geração [email protected] de smartphones, eu passo

Bruno Martins Santana

Sim jovem, mas antes eles perguntam pra galerinha aqui do Blog qual celular é melhor, direto familia, amigos, clientes me veem perguntar qual o melhor e pq...

wslemos

Não sai do beta nunca?

Kodos Otros

Po, eu uso navegação por gestos há muito anos, nunca consegui usar aqueles botões embaixo.

José Vieira

Não consegui acostumar com isso... rs

Matheus De Sena

Muito obrigado, deu certo aqui :D

R0gério

Tem no Beta do Oreo 8.1 do OnePlus 5T. Funcionaria melhor se implementassem o bloqueio de tela com dois toques na tela de home. Com o uso de gestos, sinto falta de alternar rápido entre os dois últimos aplicativos abertos tocando duas vezes no botão de aplicativos recentes.

@Sckillfer

Uso navegação por gestos a séculos no Android (com o xposed) e tem que a Apple implementar pra Google se tocar que aquela barra ocupando espaço é uma ideia ruim que tem que ser revista (no caso essa continua ocupando espaço, vamos ver a evolução).

Maxnoob

Você disse navegação por gestos?
https://uploads.disquscdn.c...

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Navegação gestual era com BB10 OS. https://youtu.be/MkXIZkSQWLY

Kodos Otros

Então, eu sempre usei a .EU que é baseada na China ROM por causa da funções. Só que a Global é a que tem a nova interface de notificações e as últimas versões da EU estava extremamente bugadas. Resolvi testar a Global oficial e po, a diferença está gritante. Muito mais fluída do que a outra (eu) e tem as notificações. Fiz root com o Magisk e tirei as porcarias da Google e pronto, tá excelente!

Seraph

Finalmente

Vicente Machado

Pq a Apple tinha comprado o único fornecedor de qualidade de leitor de digitais. A Motorola disse que só voltaria a usar um sensor quando outro fornecedor fosse capaz de entregar com qualidade, o que aconteceu depois. https://www.tecmundo.com.br...

E esses gestos parecem mais com os que a Motorola implementou na linha do ano passado no leitor de digitais..

Tori

Tem certos desenvolvedores da Mi que simplesmente cortam features da China ROM na Global ROM por..."???????????"
Eu testei a MIUI AM no meu Redmi 4A, e a diferença entre uma ROM e a Global é gigante.

Exibir mais comentários