Mega Drive Mini

O Mega Drive vai ressurgir das cinzas. Não como uma opção para marcar a volta da Sega ao mercado de consoles, mas em uma versão em miniatura que pega carona na nostalgia: o Mega Drive Mini não será muito maior do que os cartuchos do console original e trará uma leva de jogos clássicos.

A Sega confirmou o Mega Drive Mini na última sexta-feira (13), mas sem dar detalhes. As especificações técnicas, por exemplo, não foram reveladas. Além disso, a companhia prometeu lançar o console primeiramente no Japão nos próximos meses, mas não deu uma data específica, tampouco previsão de preço.

Outra informação desconhecida é a lista de jogos. Mas, da mesma forma que Mario não pode faltar nos consoles da Nintendo, a franquia Sonic também precisa marcar presença nos videogames da Sega, portanto, títulos de séries como Sonic the Hedgehog e Sonic & Knuckles provavelmente estarão no Mega Drive Mini.

O Mega Drive original
O Mega Drive original

Falando na Nintendo, a companhia é prova de que nostalgia funciona. As versões em miniatura do Nintendinho e do Super Nintendo fizeram bastante sucesso. O apelo nostálgico também levou a Atari a anunciar o Atari VCS (outrora, Ataribox) como uma releitura do seu clássico console.

Não surpreende que a Sega tenha decidido ir pelo mesmo caminho, consequentemente. Mas talvez esse caminho seja um pouco mais desafiador, pois não é difícil encontrar consoles baseados no Mega Drive por aí. No Brasil, por exemplo, a Tectoy vende, com a devida autorização, uma versão do console que preserva o design original, mas usa microSD em vez de cartuchos e traz pouco mais de 20 jogos na memória.

Outro detalhe possivelmente complicador: o Mega Drive Mini deverá ser baseado em um projeto que já existe. No ano passado, a AtGames lançou nos Estados Unidos o Sega Genesis Flashback (Genesis é o nome do Mega Drive por lá), justamente uma versão em miniatura do clássico console. Em postagens já apagadas no Facebook e Twitter, a AtGames deu a entender que vai ser responsável pelo hardware do “novo velho console”.

Sega Genesis Flashback
Sega Genesis Flashback

Por conta disso, muita gente já comenta que o Mega Drive Mini vai ser um Sega Genesis Flashback com tamanho ainda mais reduzido e, no máximo, alguns ajustes. A versão da AtGames traz 85 jogos na memória (45, se considerarmos apenas títulos oficiais), porta HDMI e, bom, críticas não muito positivas.

De acordo com a Sega, o Mega Drive Mini vai ser lançado em comemoração aos 30 anos do console clássico — o Mega Drive surgiu em 1988. A companhia também revelou que pretende disponibilizar jogos desse console e do Master System no Nintendo Switch.

Com informações: Polygon.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados