O Departamento de Estudos Econômicos (DEE), entidade ligada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), realizou um estudo que constata aquilo que talvez você já tenha percebido: de modo geral, os preços das corridas de táxi solicitadas por aplicativos ficaram mais baratos depois da chegada do Uber, pelo menos nas maiores cidades do Brasil.

A pesquisa teve como base dados referentes a serviços de transporte via aplicativo em 590 municípios brasileiros entre 2014 e 2016. No período, as corridas de táxi solicitadas por serviços como 99 e Easy tiveram, em média, 56,8% de queda. Considerando apenas as capitais brasileiras, a redução foi de 36,9%.

É, inegavelmente, uma consequência da chegada do Uber: o DEE estima que, para cada 1% de aumento na quantidade de corridas registradas pela empresa, houve redução de 0,09% nas viagens de táxi. Isso significa que Uber e afins conquistaram mesmo clientes que antes usavam táxi.

Aplicativo Uber

Mas o DEE aponta que, com o passar do tempo, os táxis conseguem recuperar as corridas, ainda que parcialmente. Isso se deve principalmente à redução dos preços oferecida na forma de descontos: considerando só as capitais, houve queda de 7,8% no valor médio por quilômetro em táxis de aplicativo; se levarmos em conta apenas as capitais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, regiões nas quais o Uber chegou primeiro, a queda foi de 12,1%.

Para o DEE, o estudo deixa claro que existe “uma crescente rivalidade ao longo do tempo entre os dois tipos de aplicativos”. Pode parecer uma conclusão óbvia, mas pesquisas como essa são importantes para mostrar que o estímulo à competitividade tem mais efeito do que proibir ou restringir amplamente uma modalidade.

Nesse sentido, o DEE vê com bons olhos a regulamentação dos serviços de transporte por aplicativo, que focou em segurança em vez de impor grandes barreiras para a modalidade.

Ainda de acordo com a entidade, é importante que agora haja um debate em torno da desregulamentação gradual dos serviços de táxi, principalmente em aspectos como entrada de taxistas e liberdade tarifária. Essa seria uma forma de estimular ainda mais a concorrência.

O estudo completo do DEE está disponível aqui (PDF).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Reinaldo RT

Defina DUPPING... Nunca ninguém ouviu falar.

Gabriel Naldis

ahahahahahaha calma, bicho!

Porto Velho

Nada.. aquela bagunça nos comentários afugenta muita gente que poderia comentar.

Henderson Bariani

Ah vá ! Concorrência fazendo os preços baixarem ? Isso nunca aconteceu antes !

Jailson

Já estão fazendo isso aqui.

Jailson

Hoje considero isso como um favor que me fizeram. Com o ban, eu procurei e encontrei blogs melhores que tem posts mais sérios, e não aquela palhaçada mal traduzida.

johndoe1981

Exatamente. E mesmo os que não são donos de frotas de táxi, muitos recebem $ de lobbistas ligados aos taxistas, para que os politicos prejudiquem as empresas de transporte ao regular o mercado. Basicamente, o Estado é inimigo do consumidor, prejudicando ou mesmo impedindo a concorrência.

DeadPull

Caramba! Essa imagem é rara. Alguém banido do Giz. Mas não se preocupe. Você não perdeu nada.

Jailson

Fui banido há 3/4 anos. Isso só porque disse que depois de fazer propaganda pro Baidu, eles estavam em queda livre no quesito qualidade. https://uploads.disquscdn.c...

Drax

O Estado não se preocupa com o consumidor, mas com seus governantes. A questão é mais simples do que parece: muitos políticos ou muitos de seus apoiadores são proprietários de empresas de taxi. Assim, criam um excesso de regulamentação de modo que o mercado se concentre somente nessas pessoas que estão nele, impedindo novos concorrentes, sejam novos taxistas ou outro tipo de transporte.

Kodos Otros

É rapaz, eu meio que fiquei um pouco desapontado com isso, mas enfim, não vou ficar reclamando lá e já me acostumei a ler as matérias aqui, coisa que não fazia há tempo lá! haha

Kodos Otros

Kd esse povo? Só vejo o DeadPull e de vez em quando você. O Baidu já virou a casaca e não

Fred

O importante é que até o momento todos estão compreendendo que algumas palhaçadas e pncdf ficam só por lá mesmo.
Bom como você falou, lá é zoeira, nos outros sites, interesse no assunto.

Diogo

Sério? Pois eu vejo várias pessoas de lá comentando por aqui também, como você, o DeadPull, o Baidu, o Tom, e às vezes, até o MRJ (sem piadinhas intencionais com o "como").

DeadPull

Eu também já percebi que alguns comentários de lá extrapolam todos os limites da brincadeira saudável. Uma coisa é zoação. Outra é discurso de ódio. Nessas horas sim, os moderadores poderiam entrar em ação. Mas em vez disso, irresponsavelmente, deixam as coisas acontecerem.

Exibir mais comentários