Início » Antivírus e Segurança » Traficante é preso após polícia identificar digitais em foto do WhatsApp

Traficante é preso após polícia identificar digitais em foto do WhatsApp

Victor Hugo Silva Por

A impressão digital de uma pessoa pode ser a maior prova para solucionar um crime. Quando ela é encontrada, o número de suspeitos pode cair para apenas um. Mas o que acontece quando essa prova é retirada do meio virtual?

No País de Gales, a polícia prendeu um traficante após confirmar que sua mão apareceu em uma foto enviada pelo WhatsApp. O caso ocorreu na cidade de Bridgend, onde as autoridades apreenderam um celular usado para manter conversas sobre venda de drogas.

Além das mensagens de texto, havia uma foto mostrando a mão de um homem com pílulas de ecstasy – curiosamente, algumas delas tinham a marca do Skype e da Ikea.

Para identificar o suspeito, as autoridades usaram uma técnica de reconhecimento de impressões digitais com a parte do dedo que estava sendo mostrada na imagem. A unidade de apoio científico usou a foto para fazer uma busca em um banco de dados com impressões digitais.

A equipe, porém, não conseguiu encontrar um resultado equivalente na pesquisa, já que o arquivo mostra somente a parte inferior do dedo. O sistema do País de Gales armazena apenas a impressão na parte de cima do dedo.

Ainda assim, os policiais seguiram outras evidências para chegar em quem eles achavam que estava operando a venda de drogas. Ao encontrarem o suspeito, a impressão digital presente na foto foi usada para comprovar seu envolvimento no crime.

Com a solução desse caso, os policiais pretendem prestar mais atenção às fotos salvas em celulares para utilizá-las como prova. Além do traficante da foto, o trabalho levou à condenação de outras 10 pessoas.

Com informações: BBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan
Caramba, via isso no CSI e achava uma tecnologia que só poderia existir na TV. E hoje está aí. Impressionante!
paulo yan
Que livro é esse e qual a relação com o tema? Estou curioso mesmo.
Daniel Ribeiro
Pois é... eu recomendo. É engraçado você ver que o George Orwell sabia exatamente como estaríamos vivendo com 70 anos de antecedência.Hoje - 2018, ninguém nem arrisca uma previsão de como será a vida em 2088.
Marco Antonio
Que é muito divertido de ler e já aconteceu kkkkkkkkkkkkk
Drax
Já ouvi falar de bandido pagar estudo para pessoas passarem em concurso da polícia rsrs
Drax
Esse eu não li, só li o dos porquinhos.
Gabriel B.R.
Mesmo com abundância de traficantes e sendo um dos países com mais usuários do WhatsApp, a manchete já entrega que não foi no Brasil. Triste realidade a nossa.
Alberto Prado
https://uploads.disquscdn.c...
johndoe1981
Zé droguinhas e traficantes usando luvas em 3,2,1 kkkk
Valdinei Ferreira
Sempre fico pensando nisso. Igual aos programas tipo Cidade Alerta, Balanço Geral e tem um pior aqui na Bahia: o Se Liga, Bocão!, que mostra operações gravadas e ao vivo, a nível de "corre Berg".
Renan
Polícia, pare de contar pra jornalistas como vocês trabalham. Bandido também lê jornal.
Programador Front-End
luvas full time right now
Marco Antonio
Eita...https://uploads.disquscdn.c...
Julian Leno
CSI is real! Abrão os óleos