Início » Internet » YouTube ativa novo nível de privacidade em vídeos

YouTube ativa novo nível de privacidade em vídeos

Avatar Por

Até agora quem queria compartilhar seus vídeos no YouTube em modo privativo só tinha uma opção: restringir o acesso à ele aos amigos adicionados na conta que fez o upload. Isso restringia bastante quem podia ver o vídeo por dois motivos: seria necessário cadastrar-se no YouTube para ver o vídeo e a visualização seria limitada a no máximo 25 amigos, por algum motivo que o Google não explica.

Isso mudou hoje. Uma nova opção de privacidade foi ativada para quem enviar vídeos para o YouTube: Unlisted (de-listar, em tradução livre). Selecionando essa opção nas propriedades do vídeo vai fazer com que ele não seja listado na busca do site, mas vai permitir que quem tiver o link consiga assistí-lo sem problemas.

Essa mudança foi motivada por uma professora da cidade de São Francisco que entrou em contato com o YouTube. Ela queria compartilhar vídeos feitos pelos seus estudantes com os pais, mas não queria deixá-los disponíveis na internet inteira. Com essa a opção Unlisted ela pode compartilhar com quantas pessoas quiser sem se preocupar com o vídeo aparecendo em buscas.

Mas o artigo na sessão de ajuda do YouTube avisa: só compartilhe esse link com pessoas que você confia. Se ele acabar sendo publicado em um blog ou fórum e os robôs do Google encontrarem, ele será indexado e aí já era. Ainda segundo o artigo, só aquelas contas que estão de acordo com os termos de serviço e direitos autorais verão essa nova opção.

[Atualização]: O post do blog do YouTube que usamos como base para escrever esse post foi tirado do ar. Aparentemente a função não estava pronta para ser ativada ainda. Mas estava lá, eu juro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Pegadinha? HAUHAUAUAHUAHUA
tplayer
Ele fizeram isso só para sacanear você! Conta tudo pra sua mãe.
Rafael Silva
Eles tiraram do ar e colocaram de volta e me deixaram com cara de pastel. HUNF. YouTube filadamãe.
Cab
Cara, o post tá no ar ainda: http://youtube-global.blogspot.com/2010/05/more-choice-for-users-unlisted-videos.html pelo menos entrou aqui e só li a notícia agora. =)
@rodriigoborba
"Não seria mais fácil pôr uma senha ou PIN requerido pra abrir o vídeo?" acho que não, hein! se alguém malicioso assistisse poderia facilmente postar na net ! :/
Rafael Silva
Do ponto de vista do usuário, com certeza. Mas vai ver isso seria difícil de implementar no lado de lá.
tplayer
Estava e não está mais? O Google já foi mais organizado com os releases de novas funcionalidades de seus produtos.
Rafael
Não seria mais fácil pôr uma senha ou PIN requerido pra abrir o vídeo?
Alexandre
acho que toda e qualquer maneira de tornar mais seguros os dados na internet, melhor
Denis Augusto
uma função meio desnecessária não ?! mais ajuda quem precisa então ta bom xD
Juan Lourenço
"Mas estava lá, eu juro." kkk Eu queria uma opção que permitisse embeddar apenas onde eu quiser e não a forma atual: ou ninguém embedda (nem eu mesmo no meu site) ou todo mundo pode embeddar =/
AlexGoblin
Ou não. LOL
Tiago César Oliveira
Acreditamos em você! Hehehe