Como gerenciar permissões do iPhone [Controle de Privacidade]

Saiba como gerenciar permissões do iPhone pelos Ajustes de Privacidade ou acessando configurações dos apps individualmente

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O iPhone oferece ao usuário dois meios diferentes para o gerenciamento de permissões de aplicativos. É possível configurar o que um app pode e não pode acessar individualmente, ou usar os Ajustes de Privacidade e fazer a mudança por categoria de dados. Confira a seguir como gerenciar permissões do iPhone.

Como gerenciar permissões do iPhone

Há duas formas de gerenciar as permissões concedidas a apps no iPhone. Uma delas é com os Ajustes de Privacidade, uma central que concentra as configurações de privacidade por categorias, e individualmente, acessando as configurações de cada app.

Vejamos cada caso.

1. Pelos Ajustes de Privacidade

Esta opção permite controlar todas as permissões do iPhone concedidas a apps, sejam nativos ou de terceiros, separando o acesso por categorias (Localização, Rastreamento, Contatos, Calendário, Arquivos, etc). Por exemplo, é possível descobrir quais apps têm acesso à câmera do aparelho para tirar fotos e gravar vídeos, quais têm permissão de ler os Contatos e/ou Lembretes, e quais podem ligar o microfone.

Este método é vantajoso no caso do usuário querer que mais de um app não acesse um tipo de dados, pois facilita desligar a configuração em todos de uma vez, ao invés de acessar um por um.

Para acessar os Ajustes de Privacidade, faça o seguinte:

Ajustes de Privacidade do iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Ajustes de Privacidade do iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
  1. No iPhone ou iPad, abra o app “Ajustes”;
  2. Toque em “Privacidade”;
  3. Toque na categoria que deseja verificar;
  4. O iPhone exibirá quais apps podem ter acesso à opção por design, e como eles usam ou não os dados;
  5. Toque nas opções individuais de cada app para ajustar as permissões como desejar.

No caso dos Serviços de Localização, o iPhone exibirá como cada app foi configurado, se ele deve perguntar antes para acessar os dados toda vez, se os usa só quando o app está em uso, ou o tempo todo, em segundo plano. Outras opções, como Contatos no exemplo, trazem chaves ao lado de cada aplicação, que podem ser ligadas ou desligadas.

2. Nas configurações do app

Ainda dentro do app Ajustes, é possível acessar as configurações individuais de cada app instalado no iPhone, sejam nativos ou de terceiros. A lista se encontra abaixo das opções de ajustes principais.

Faça o seguinte:

Permissões individuais de um app nativo (Fotos), uma rede social (Twitter) e um jogo (Azur Lane) no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Permissões individuais de um app nativo (Fotos), uma rede social (Twitter) e um jogo (Azur Lane) no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
  1. Abra o app Ajustes;
  2. Na parte inferior da tela inicial, toque no app que deseja configurar;
  3. O iPhone exibirá todas as permissões possíveis para o app;
  4. Configure as permissões da maneira que achar melhor.

E pronto.

Com informações: Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados