Em busca de dados de usuários, o governo russo tem travado uma guerra contra o Telegram. O aplicativo se nega a fornecer as informações pedidas pelas autoridades, e chegou a ser bloqueado na sexta-feira (13) depois de uma ordem judicial.

O Telegram voltou ao ar no fim de semana após transferir parte da sua infraestrutura para nuvens da Amazon e do Google. Em resposta, a Roskomnadzor, agência de telecomunicações do governo russo, decidiu banir cerca de 1,8 milhão de endereços de IP pertencentes às nuvens das duas empresas.

A decisão fez com que diversos serviços que nada tinham a ver com o Telegram ficassem fora do ar. Segundo usuários, jogos online, aplicativos e plataformas de criptomoedas ficaram inacessíveis ao longo do dia.

Por meio do Serviço Federal de Segurança (FSB), o governo russo diz que precisa das chaves de criptografia do aplicativo para investigar pessoas acusadas de terem envolvimento com terrorismo. O país tem leis que permitem a quebra de sigilo nessas situações.

Para Pavel Durov, CEO e cofundador do Telegram, a medida viola a privacidade de seus usuários. “Privacidade não está à venda, e os direitos humanos não deveriam ser comprometidos por medo ou ganância”, disse o executivo. O aplicativo lida com a situação pouco tempo depois de atingir a marca de 200 milhões de usuários ativos.

Com informações: BleepingComputer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

thesolesurvivorof111

tha_c more

Nino M4ster

Isso me faz lembrar de alguma coisa kkkkkkkkk

Firmino Gomes

e o lance com o ET, bilu? não tinha um envolvimento dele com a busca do conhecimento sobre os problemas políticos nacionais? e da misteriosa queda de roberto jefferson e o sumiço de tim lopes?

Tha C

Sublime. Se voltarmos um pouco no tempo, talvez percebamos que todo esse quadro político caótico aponta para a influência dos eventos que antecederam a saída de xuxa da rede globo, depois que a oposição midiática divulgou hits em adoração ao diabo e revelou o lucrativo esquema de venda de punhais nas cabeças de suas bonecas.

Baidu feat MC Brinquedo

Na verdade é uma ironia.

Lembro que na ocasião do segundo bloqueio, e meio que sem ter muitas justificativas, o Facebook (que é o mesmo dono do zap zap) tratou de ativar a mensagem do cadeado (aquela que aparece no topo de cada conversa). Desde então o governo parou de tretar e não pediu mais o bloqueio judicial do aplicativo.

Eu acho estranho o fato de alguém pagar uma fortuna (19 bilhões de dólares) num app pra não fazer nada (leia-se: Datamining). Fonte: https://tecnoblog.net/15218...

Alberto Prado

Isso era/é bastante usado em bancos como forma de "intimidar" possíveis assaltantes a nem tenta. Pois o gerente o não tem as chaves para abertura.
Ps: Cofres boca são aqueles que tem uma abertura que só permite que você coloque o item, mas seja capaz de retirar.

Eduardo Braga

Infelizmente, não dá pra ver no momento :(
Vi só até a quinta temporada, porque tinha na Netflix.

thiagorsr

Sim, tem um repositório no GitHub fazendo um tracking dos IPs. Inclusive a matéria de referência do Bleeping já informa isso. O link está abaixo

https://github.com/zapret-i...

Kodos Otros

A temporada atual já trata da intervenção da Rússia nos EUA! Está muito boa por sinal.

Eduardo Braga

Eu não sabia que queria isso. Agora eles vão ter que fazer.

Luiz Claudio Eudes Corrêa

Só faltou o Durov ter uns servidores no azure pra Rússia bloquear os servidores da Microsoft também é fazer o combo-break pra pedir música no fantástico

Eduardo Spaki

russos sendo russos (nao adiantou bloquear o app, bloqueio a nuvem toda!)

Vitor RC

Segundo o Telegram Geeks, esse número já estava em 18 milhões

Kodos Otros

É meu caro, esse mundo tá perdido! O filho do Lula e da Dilma Vittar é o Jean Willis, mas isso é outra história e tem a ver com os rituais de magia negra que rolavam no sítio e eram patrocinados pela Rede Globo.

Baidu feat MC Brinquedo

Puts! Meu mundo caiu.

Eu jurava que o casal Ludil (Lula Dilma) tinham um filhx em segredo e elx era ninguém menos que a/o Pablx.

E a carreira meteórica era apenas uma cortina para abafar a repercussão da Globo no sítio de Atibaia (e depois no Triplex de Guarujá).

Exibir mais comentários