Início » Negócios » Amazon pode vender eletrônicos no Brasil com entregas pela Azul

Amazon pode vender eletrônicos no Brasil com entregas pela Azul

Paulo Higa Por

Há sinais de que a Amazon pretende começar a vender eletrônicos diretamente ao consumidor no Brasil: a empresa estaria alugando um armazém de 50 mil metros quadrados em São Paulo, negociando uma parceria ou compra da Via Varejo e se reunindo com fabricantes de produtos. Mas e a logística? A Amazon entregaria as compras por meio dos Correios? Ao que parece, a parceria será com a Azul.

Segundo a Reuters, a Amazon está negociando a entrega de pedidos no Brasil com a Azul Linhas Aéreas, um indício de que a loja está seguindo adiante com os planos de vender diretamente ao consumidor. Atualmente, a Amazon tem estoque próprio de livros e Kindles no país, mas deixa itens como eletrônicos, celulares, videogames e ferramentas a cargo de outros lojistas, no esquema conhecido como marketplace.

A Azul já trabalha com entregas de produtos vendidos por e-commerce, por meio da unidade de cargas Azul Cargo Express. De acordo com a companhia aérea, a rede “atende a quase 100 aeroportos e mais de 3.000 municípios brasileiros” e também envia as encomendas “ao mercado internacional, seguindo a expansão da malha aérea da Azul para países como Estados Unidos e Portugal”.

Já os Correios são obrigados a entregar em todos os 5.570 municípios do país, mas sofrem críticas por atraso nas entregas e extravio das encomendas. A Reuters afirma que a Amazon “está levando a sério a superação dos notórios desafios logísticos do país, incluindo estradas de má qualidade, problemas de segurança e um território nacional continental”.

Em outros países, a Amazon oferece serviços como entrega rápida sem custo adicional para assinantes do Prime, gerencia o transporte marítimo de mercadorias de vendedores chineses até armazéns nos Estados Unidos, e há rumores de que a empresa planeja criar um serviço de transporte próprio, passando a competir com as gigantes FedEx e UPS.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Agnaldo Souza
Até que enfím uma opção ao Mercado Livre covarde, que excluiu frete grátis para várias regiões do Brasil . Os fretes da Amazon qnd não são grátis , pelo menos são justos, contrário do M.Livre falido.
Klayton Sencine
Já estava mais que na hora de termos mais opções de comprar e de compras de empresas decentes, não dessas empresas que estamos alienados a marcas e produtos que eles querem nos vender. Que venha a Amazon e com tudo, pra mexer e derrubar se necessario esse mercado poluido!
ntanos_01
Custa caro e é lento mandar qualquer coisa para o Nordeste do país. E imagino como é frustrante para os nordestinos pagarem os fretes abusivos e esperarem 30 dias por qualquer compra no comércio eletronico com o produto sendo enviado do sul/sudeste. Espero que a azul junto com a amazon resolvam isso.
Marcos Rodrigues
Atacarejo ainda existe. Meio válida a monografia.
Marcos Rodrigues
Alibaba, Flipkart e Rakuten mandam lembranças
frekele
Seria ótimo se a Azul expandisse as entregas terrestres e contemplasse mais municípios, com isso eu passaria a ser cliente dela na mesma hora e deixando de lado o sucateado e péssimo Correios.
Burnerman_X
Não vai fazer frente com os Correios. A empresa de transportes da Azul foi criada com parceria dos Correios.
ial
@geraldo_lopes:disqus, aqui no meu interior da Bahia várias coisas que tenho comprado, de lojas diferentes, têm vindo por transportadoras e não pelos Correios.Eles estão "quarterceirizando" a entrega: 1 - A loja contrata uma transportadora grande que traz do Sudeste para Salvador de avião; 2 - De caminhão ela traz ou entrega a outra transportadora, que leva até Feira de Santana;3 - Essa passa pra outra trazer até CG ou até o destino final (num Uno sem o banco de traz);4 - Ou passa novamente para motoristas regionais (até um cara de moto topado de caixas na frente e atrás) finalmente entregarem aqui.No final você nem sabe quem tá lhe entregando e a transportadora que tá na nota já largou o pacote dias atrás. Tem chegado, mas em alguns casos não têm sido mais rápidos que os Correios (nem mais lento). Outros até têm sido bem rápidos.Ainda tem a questão de várias das grandes do Brasil terem aberto centros de distribuição no Pernambuco.
Igor Menezes
Excelente notícia...temos que expandir isso, único jeito são as empresas privadas, chega dessa escravidão dos Correios, que sempre ATRASA em todos os sentidos.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Sei não, correio coloca 60% de imposto em cima e estão pegando praticamente tudo, fora o custo alto de frete, se você olhar as coisas que estão sendo vendidas lá estão com muito menos de 60% em cima do preço dos EUA.Se você for um bom vendedor e vender coisas que dão uma boa margem de lucro, você pode viajar 4 a 5x ao ano buscar as coisas, o lucro paga sua passagem fácil, tem gente que vive de vender roupa assim, e tá sempre viajando.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não, só tinha o celular na mão... mas gosto de plane spotting e escutar frequências aéreas
johndoe1981
Ri alto da entrega realizada por um Chevette xD mas o importante é chegar a encomenda intacta e no prazo, nem que seja de camelo.
johndoe1981
Dá neles, Amazon!
Leandro Nascimento
Boa Bezos... chega pá nóis bão!
Rafael Hoff
Sim, exatamente. Chegam no prazo, não utilizam Correios e o frete é barato. Mas no meu caso, minha cidade não é interior, não sei dizer se funciona em cidades menores, que aí os Correios entregariam bem ou mal, mas entregam.
 david
Correios = lixo
Felipe Liʍa
Tirou fotos?
Felipe Liʍa
todos os produtos q comprei pela Netshoes chegaram no prazo! Nada a reclamar deles..
Commie Mario
Ninguém sobrevive a uma concorrência contra a Amazon.
Jonas
Amazon comprando a Via Varejo? Nisso toda a identidade visual das Casas Bahia e Ponto Frio seria alterada para Amazon?
Geraldo Lopes
Não meu amigo, as transportadoras não se interessam pelo simples fato que não dá lucro entregar em pequenas cidades e localidades. Mesmo se não pagassem um centavo de imposto (o que não ocorre em nenhum lugar do mundo), muitos lugares vão ficar fora da rota de entrega. Só para efeito de comparação, o Brasil possui 5570 municípios, destes segundo a ANATEL, apenas 60% possui banda larga, isso considerando apenas os bairros centrais e de maior renda. Atualmente, 2228 municípios brasileiros não possuem banda larga, sem a mínima previsão de instalação pelas operadoras. É assim que funciona... se não dá lucro, DANE-SE!
Renan Batista Sanches
SP-MG bobeando se não for entrega expressa, compensa em custo e tempo via rodoviário mesmo. Na ultima BF meu irmão comprou um produto na Americanas, na madrugada de 5ª para 6ª com saída de MG, chegou no sábado de manhã, nada mal para o padrão BR
Renan Batista Sanches
Essa "bucha" apesar do aumento real do frete, tem mais haver com a mudança de estratégia, depois do ML Envios, agora eles tem o Full, que a mercadoria já fica armazenada em centrais do ML, curiosamente um frete SU < > NE que está rodando até em R$ 60,00 pelo ML Envios, fica "grátis" ou bem reduzido
Porto Velho
BH fica muito perto de Campinas, por isso chutei Manaus e Recife (hubs do Norte e Nordeste). Ainda tem Cuiabá que é hub do Centro-Oeste e Rondônia.
Porto Velho
Os 3000 municípios que a Azul Cargo opera (ela atende mesmo em lugares sem voos regulares) já devem contemplar mais de 90% da população brasileira. Só vão usar o serviço dos Correios em casos raríssimos.
Porto Velho
Quando a economia está aquecida, toda a burocracia vale a pena. A previsão de alta do PIB é animadora e a Amazon quer aproveitar isso.
Renan Batista Sanches
Não se interessam porque não tem a mesma imunidade tributaria do Correios, tendo que bancar desde IPTU dos depósitos que no caso de uso comercial no BR é cobrado mais alto, até ICMS pelo transporte [que roda pelos 40% sobre o custo do frete
Porto Velho
Não deve ser assim porque o custo disso é altíssimo. Mandam pelo Correio mesmo, e se tributar, ainda assim o custo é menor do que o de uma importação oficial. Só os impostos sobre qualquer produto importado oficialmente já beira os 100%, ainda tem custo de garantia (acha que isso é de graça?), seguro, custos e lucro do lojista, frete interno, etc. Nada desses anteriores recai sobre quem vende pelo mercado cinza.
Geraldo Lopes
Se mora numa capital, principalmente no sudeste, tudo bem. Mas se mora no norte ou nordeste, ou em cidades pequenas e localidades espalhadas pelo Brasil afora, somente os Correios entregam. Tem muito imbecil gritando a toda para PRIVATIZAR TUDO e se esquecem que as transportadoras não se interessam pelas pequenas cidades.
Rafael Hoff
Pensei a mesma coisa, melhor parte da notícia é não ter Correios na logística. Apesar que Netshoes usa uma logística diferente e funciona, acho que eles terceirizam em vários níveis até chegar no destino, ano passado eu recebia entrega deles por uma Kombi sem logomarcas, este ano recebi uma entrega feita por um Chevette (é sério), mas tudo bem profissional e não passou pela mão dos Correios. Moro em região urbana.
Renan Batista Sanches
MaLu era amigona da nossa querida presidenta, enfiaram ela até na organização da Olimpiada, só não quebraram por uns aportes do bndes, xupim do estado não sobrevive em mercado com concorrência
Renan Batista Sanches
Fiquei mais animado pela Azul está envolvida, o calcanhar de aquiles na logística BR é o transporte aéreo para ter velocidade as entregas, especialmente voltado para fora de grandes centros, e a Azul como basicamente já opera rotas regionais, com demanda para transporte de carga, vai conseguir fazer frente aos Correios, já que outras transportadoras são dedicadas em transporte rodoviário, e por questão de prazo ou mesmo suporte regional, acabam terceirizando a entrega para o Correios
Douglas B
Por isso amo a internet e as startups que por meio dela atuam! Uber bagunçou o mercado, Nubank bagunçou, WhatsApp bagunçou... que a Amazon e tantas outras façam o mesmo!
Mickão
Só vem, Amazon! O Brasileiro está precisando de um serviço decente nesse setor já há muito tempo.
Programador Front-End
https://www.correios.com.br...No site oficial dá a entender que eles prestam seus serviços em todas as cidades, mas não diz claramente que eles são obrigados a fazer isso no caso de entrega de encomendas. O que diz lá: "Os Correios estão presentes em todo o território nacional, garantindo orgulhosamente a universalização e a continuidade dos serviços postais brasileiros."
Zé das Covi
Foi valido até a popularização dos Ecomerces
Diego F. Duarte
Resumindo: Vao importar (ao menos parte) do modelo logistico norte americano pra operação deles. Como disseram abaixo, vao ter parceria com os Correios tb, e o modelo deles por lá é assim (Lembra da briga do Trump com a USPS e a Amazon?)Vao usar o courrier onde dá. Se n der, jogam na mao do Correios
Hugo Vinícius
Acho que BH tb é hub da Azul.
Felipe Teodoro
O Brasil é um mercado gigantesco de milhões de clientes, a amazon não vai perder a oportunidade.
Antonio Araújo
É viável. O serviço de entrega da LATAM é top também, cobra barato e rapido.
Jailson
Eles tem imunidade fiscal. Não pagam nada de impostos.
Jailson
Eles tentaram segurar a bucha dos correios, mas não deu. Hoje o frete de capital para capital, por PAC está custando quase 60,00 reais.
vegbrasil
Obrigado! :)
vegbrasil
Obrigado!
Lucas Ribeiro
Mas a Azul também fez acordo com os correios.
Seraph
eu assinei por meios comuns... Vou dar uma olhada lá
Uriel Dos Santos Souza
Monopólio só para cartas e correspondência e telegrafo. Mas eles usam sua estrutura para entregar encomendas (isso sem o monopólio). Mas por estar em todo lugar isso é uma vantagem.Esses dias comprei de um aloja virtual, eles mandaram via empresa privada, que mandou tupo pelo correio aqui pra casa( interior do paraná)
Porto Velho
https://airway.uol.com.br/a...
WinHater_do_ODZ
Segredo, o submarino já tem prime neste mesmo molde
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Eles pagam impostos dos EUA, provavelmente trazem tudo na mala e não pagam o que passaria da cota de 500 dólares se derem sorte. ou pegam do Paraguai mesmo
Afrânio Gabriel da Silva
A iniciativa da Amazon é ótima, quem tem o potencial de se ferrar bastante neste caso é o Mercado Livre, mas pelo fato do Ml já estar consolidado no mercado há anos, ja deveria ter tomado medidas semelhantes, com os preços atuais do frete pelo correios, comprar produtos e bugigangas de até R$100 ou mais, está muito inviável.
Seraph
Acho que um dia vão fazer isso, o Prime deve crescer rápido
Gabriel Brito
Não é nada tão distante, já que tem coisas parecidas chegando no Brasil. A diferença é que a Amazon tem todo um ecossistema pro Prime ficar vantajoso, não apenas um e-commerce.
Gabriel Brito
Pode ter relação, ou não. https://todosabordo.blogosf...
vegbrasil
Tem fonte dessa informação?
Junior
Ótima iniciativa da Amazon em não utilizar os correios. Melhor ainda se ela realmente criar serviço próprio para realizar as entregas.
Baidu feat MC Brinquedo
Boatos que o Mique Jeguer seria o garoto propaganda aqui no nosso país.
Porto Velho
Provavelmente usarao esses aviões nas rotas Viracopos - Manaus e Viracopos - Recife e desses três hubs despacham nos voos comerciais pros outros lugares.
Porto Velho
Na verdade eles pagam os mesmos impostos que voce ou eu pagaríamos importando, mas eles sao menores que os impostos cobrados de importação oficial.
Vegeta humilde
Pq eles não pagam os impostos, supondo q vc compre algo da amazon dos EUA e ela entregue aki, vai parar na alfândega e vc vai pagar os impostos.No mercenário livre, alguém compra nos EUA e traz pra cá sem pagar esses impostos, então sai mais barato, a não ser q eles queiram meter a faca.
Paulo Pilotti Duarte
Eles tem obrigação de ter centrais de despacho/entrega em todas as localidades. Tem lugar no interior que tem uma casa (literalmente) funcionando como Correio.O custo dos Correios é mais alto para que as pessoas que moram em locais de grande circulação paguem os custos de quem mora em locais mais ermos. Assim equilibra a balança dos Correios.Até onde eu sei, inclusive, as empresas privadas de entrega chegam a alugar o serviço dos Correios no interior.
John Smith
É o que me veio à cabeça. Mas da maneira que o usuário redigiu pensei se por um momento ele quis dizer que o Mercado Livre (e não os vendedores) que fizessem esse "drible".
Porto Velho
Sim, há obrigação. Em troca não pagam uma porrada de impostos, isso equilibra o custo.
John Smith
Eles são obrigados a entregar correspondências e, obviamente, vão utilizar a estrutura necessária pra também entregar encomendas (ou o contrário, no caso).Mas se há a obrigação de entregar encomendas no país inteiro isso eu não sei. É o que eu gostaria de confirmar.
Porto Velho
Advém do monopólio postal ué.
AB Barros
Tomara que vá pra frente esse negócio. O país precisa de competitividade no mercado, seja lá qual for o nicho. No resultado final, quem ganha é o consumidor.
Sergio Rasa
No ML tem muito produto do Paraguay muambado para cá .Garantia zero ,porque boa parte são produtos recondicionados .Por isso "alguns" itens estão mais em conta já que raramente as coisas ali tem NF.
Renan Alves
é uma empresa publica e por isso deve atender a todos, sobre entregas, ela não paga uma porrada de impostos fazendo com que a concorrência fique injusta
Sergio Rasa
Verdade
John Smith
Como assim "conseguem driblar alguns desses impostos absurdos"?
Sergio Rasa
Verdade .US é primeiro mundo.
Sergio Rasa
Em compensação o que tem de bandido vendendo no Mercado Livre.
John Smith
"Já os Correios são obrigados a entregar em todos os 5.570 municípios do país[...
Sergio Rasa
Verdade.
Sergio Rasa
Magazine Luisa já qualifica a Amazon como uma grande ameaça .Já vi o Ceo da empresa passando esse recibo .A Amazon não precisa do dinheiro dos bancos-agiotas-punguistas brasileiros o que já o coloca em melhores condições de competir e se expandir com mais facilidade como já acontece com a Lasa .
Ricardo - Vaz Lobo
Pelos idos de 1996, minha monografia, hoje TCC, foi sobre o varejo, inicio e expansão. Também falava sobre as "killer stores" americanas que só poderiam ser instaladas longe de centros de comercio locais, em beira rodovias.Hoje essas lojas assassinas estão dentro de nossas casas.Vou rasgar aquela mierda, pois hoje não serve pra nada.
Trovalds
Provavelmente sim. Fora a estrutura de Viracopos que está subutilizada.
Porto Velho
Azul Cargo opera mesmo em lugares onde não existem voos regulares e com preços melhores que o Sedex do Correio.
Porto Velho
Então é por isso que a Azul tá alugando dois 737 cargueiros que vão começar a operar no segundo semestre.
Arley Martins
Se eles inicialmente começar a fazer entrega em cidade que possuem aeroportos aonde TEM A Azul e fechar parceria com empresas de entrega das cidades aonde possui o aeroporto, a entrega sem duvida vai fica rápida e com preço baixo, resta saber se o preço será competitivo ou igual a submarino/americanas, pois se for a mesma coisa, vou continuar comprando no mercado livre ou viajando de vez enquanto pra fora só pra comprar tudo que quero, pois acaba valendo mais a pena gastar com passagens e estadia do que pagar o custo brasil de roubalheira.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Cajamar fica no caminho e a Azul tem um armazém enorme ao lado do aeroporto, o aeroporto fica a 10 min de casa, os vôos de carga vem pra cá, hoje mesmo de manhã vi um 747 da KLM cargo decolando
Andre Kittler
Forneçam o Prime com as mesmas vantagens do Prime US e assino na hora!... ......doce, mas doce ilusão.... :_(
Aleixo
Infelizmente os preços provavelmente vão ser iguais aos das lojas grandes tipo Americanas ou Submarino. A vantagem do Mercado Livre é que ainda conseguem driblar alguns desses impostos absurdos. Mas eu tenho fé. #MESALVAAMAZON
Kodos Otros
Muito boa sorte a Amazon. Estamos precisando dar uma sacudida nesse mercado nacional, espantando toda a máfia que domina por aqui.
Trovalds
Donos da concessão do Aeroporto de Viracopos voltando atrás na decisão de desfazerem o negócio se de fato vingar essa parceria. Quem acompanha o noticiário sabe que eles tão operando no vermelho e amargaram prejuízo depois das melhorias por lá.Quanto aos demais municípios que não são contemplados, tem várias empresas de transportes menores que são subcontratadas pra fazer essas entregas.EDIT: complementando a lógica: Cajamar fica a menos de 70km de Viracopos.
Doug
"estradas de má qualidade, problemas de segurança" triste realidade
Seraph
Espero que quem assina o Prime aqui no Brasil ganhe entrega sem custo também