Mais do que os indivíduos, os governos também precisam se preocupar com a privacidade em sua comunicação. Diversas medidas costumam ser adotadas para evitar que informações confidenciais cheguem em mãos erradas.

A França, por exemplo, está desenvolvendo seu próprio serviço de mensagens criptografadas. O objetivo é evitar que conversas entre integrantes do governo sejam vazadas de alguma forma.

O novo mensageiro foi desenvolvido por um funcionário do próprio governo com uma tática que não inspira muita segurança. Ele teria aproveitado códigos disponíveis na internet para criar a ferramenta.

A expectativa é que as conversas sobre o governo em apps como WhatsApp e Telegram sejam menos frequentes. Os dois serviços foram criados, respectivamente, nos Estados Unidos e na Rússia. Na visão do governo francês, o uso dessas plataformas faz com que o risco de vazamentos de informações seja muito maior.

“Precisamos encontrar uma maneira de ter um serviço de mensagens que não é criptografado por EUA ou Rússia”, disse uma porta-voz do governo.

Ela aproveitou para cutucar o Facebook, que tem convivido com o pesadelo Cambridge Analytica. “Você começa a pensar sobre as possíveis violações que podem acontecer, como vimos no Facebook, então devemos tomar a iniciativa”, disse.

O aplicativo está sendo testado por membros do alto escalão e funcionários públicos. Se tudo der certo, ele será obrigatório para integrantes do governo a partir do segundo semestre. O governo também considera liberar o serviço para todos os cidadãos franceses.

Com informações: Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento

O titulo me agradou mto, Mobilon, seu lindu!😍

Seraph

Eu já disse, várias vezes, que entendo que o título foi pra chamar mais atenção, deviam ler mais os comentários antes de vir falar sobre Problematização. Mas passar bem.

Leandro Gonçalves

O título foi claro,objetivo e SUPER dentro do contexto atual,motivo de preocupação de todos os governos e cidadãos.
Colocar o o termo "espionagem" no título já desperta atenção.Nesse caso não é ser sensacionalista.É chamar atenção pra algo cada vez mais importante.É tão difícil entender isso? Dizer apenas que a França cria seu próprio APP-como você sugere- é vazio,não instiga.

Enfim...Galera do Tecnoblog : o título está adequado.Simples e equilibrado. Acontece que alguns acham que estão praticando democracia,dando seus pareceres,mas na verdade estão "problematizando". Estamos na era da "problematização".

Tori

Qualquer um na sua opinião.

Seraph

Não pedi pra mudar, apenas considerei o título ruim, ninguém ta obrigando ninguém a nada

Seraph

Como Higa disse: Não é ClockBait isso. É apenas pra chamar atenção mesmo

zoiuduu .

Tem que haver o clickbait amiguinho, eles colocam cliques no topo da pirâmide de obrigações, o título correto está lá embaixo.

Seraph

O ClickBait foi irônico, a chamada foi só pra chamar atenção da massa mesmo, normal

Seraph

Qualquer um sabe o que é um APP de mensagens, por favor né

Tori

O titulo tem que ser de bom entendimento para as massas, Henrique.
Uma pessoa bem "noob" na tecnologia não ira entender o que é um "mensageiro instantâneo" sem olhar no google.
É por isso que é recomendável usar um titulo alternativo que possa dar entendimento a esse tipo de pessoa. Lembre-se que o Tecnoblog tenta ser o mais neutro possível, e comparado a outros portais de notícias, não faz clickbait no seu titulo.
O Tecnoblog não é um portal para os "entendidos" do mundo da informática, e sim um portal lhe faz ter interesse em ler as notícias.
Enfim, espero que isso mude sua opinião.

Renan Alves

o povo gosta de fazer um MIMIMI a toa, já vi vários clickbait e esse titulo foi o modo que todos saibam do que se trata,

Thiago Mobilon

Não, isso é você que está dizendo... Todo mundo que leu entendeu que "seu próprio WhatsApp" significa "seu próprio app de mensagens". Talvez você esteja sendo um pouco literal demais.

Além do mais, um sistema próprio de mensagens pode significa muita coisa: email, SMS, comunicador instantâneo e até pombo correio.

Enfim, eu costumo receber muito bem críticas, mas nada a ver vocês chamarem isso de clickbait só porque o título não agradou a vocês... :)

Seraph

Diferente de você ele tem educação e maturidade para ler críticas.

Seraph

Da sim. Eu não digo que "Vou criar meu próprio EUA" se o que vou criar não tem nada ligado aos EUA, é redundante e a impressão que chama é que foi só pra chamar atenção.

thiagorsr

Não dá não.

Exibir mais comentários