Com o desligamento do sinal analógico, as operadoras de TV paga deixaram de ser obrigadas a oferecer todas os canais abertos para seus assinantes. SBT, Record e RedeTV! entraram em negociações no ano passado, mas isso pode ser mais complicado para emissoras menores.

Por isso, a Anatel fez mudanças no regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). O texto estabelece regras na relação entre operadoras de TV por assinatura e emissoras abertas.

A agência definiu que o carregamento do sinal digital de uma emissora aberta em um serviço de TV paga deve ser feito mediante acordo (retransmission consent) entre as duas partes. Se não houver um acordo, o canal pode exigir o carregamento gratuito do seu sinal. Nesses casos, a Anatel tem a decisão final.

Rodrigo Santana dos Santos, assessor do conselho diretor da Anatel, diz ao Tecnoblog que a medida visa preservar, principalmente, as emissoras pequenas. “Aqueles canais que têm audiência vão negociar e obter lucro com isso. Já os canais menores, que não têm interesse [das operadoras], podem exigir o carregamento”, afirma.

Em 2017, SBT, Record e RedeTV! retiraram suas programações dos principais serviços de TV paga – NET, Claro e Sky – por algumas semanas. Por meio da Simba Content, as três emissoras se uniram para reivindicar maiores valores por seus sinais digitais nesses serviços.

Os canais menores, porém, não contam com o mesmo poder de barganha, e por isso estão sendo protegidos na regulação. De acordo com Rodrigo, a Anatel poderia até mesmo ter adotado medidas mais fortes para assegurar que o sinal dessas emissoras fosse carregado. No entanto, a agência optou por deixar a negociação livre em um primeiro momento.

A intenção é analisar se haverá algum conflito maior entre canais e operadoras. “Caso tenha algum problema, com certeza a Anatel poderá pensar em alguma ação regulatória sobre isso”, diz Rodrigo. A regulação da Anatel entra em vigor no dia 12 de julho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yago G. Oliveira

Pois é pow, tu não me entendeu

Flavio Toledo

Na televisao como produto possui controle remoto nao e obrigatorio um celular para acessar apps, faz pesquisa rapida ira encontrar.

Yago G. Oliveira

Em que aparelho?

Flavio Toledo

Apple TV conecta com cabo HDMI alem entrada LAN para conseguir estabilidade melhor.

Juninho

Tv por assinatura só tá valendo mesmo para quem curte transmissões esportivas, até certos documentários você encontra no YouTube, não que tv por assinatura seja descartável até pq muita coisa que a galera baixa vem de lá óbvio, mas tá muito caro o custo de vida e as pessoas estão sendo obrigadas a escolher em manter ou o acesso a internet ou a tv por assinatura

Rodrigo Pereira

Tô no grupo do PFC. =/
E o pior eh saber q, ainda q eles vendessem futebol separado do pacote de TV, ainda assim o streaming não me atenderia com perfeição, devido ao delay.

Paulo Andador

Parabéns pela iniciativa. Estou há 3 anos com apenas streaming/YT em casa. Não tenho nem sequer TV aberta. Não sinto falta de assistir nada da TV convencional, a não ser algum jogo de futebol vez ou outra, mas aí prefiro ir pra um bar e assistír lá.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Não. :)

Igor

Essa galera do "cancele a tv a cabo e assine netflix, hbo, amazon e o caralho a quatro e seja feliz" viaja muito. Nenhum de vcs gosta de Filmes, documentários ou esportes não? Quero ver ter telecine, discoverys e espn/fox/ei/premiere através desses streamings aí.

Eduardo Braga

Te entendo. Eu acho que sou esse amigo kkkkk
Mas nesse caso, seu amigo está certo. 30 Rock é ainda melhor, mas mesmo assim, assiste Parks.

Pedro Henrique Saldanha

Será que agora a Gazeta pega na OiTV?

Anayran Pinheiro

Se tu curte geografia, de indico fortemente ver o Geography Now. Puta canal divertido e muito assertivo!

ochateador

Denunciar não resolve ?

ochateador

American god está na 1ª temporada ainda ?

ochateador

"Gotham" e "The man in the high castle" vale a pena ver.

Exibir mais comentários