É fato que o Facebook tem muitas informações sobre você, mas nem todo mundo sabe que a empresa coleta dados mesmo quando os usuários não estão acessando a rede social. Na verdade, o Facebook consegue até mesmo montar perfis de pessoas que nem possuem cadastro: eles são conhecidos como shadow profiles e foram discutidos nos depoimentos de Mark Zuckerberg ao Congresso americano.

Facebook

Agora, o próprio Facebook veio a público esclarecer quais dados são coletados quando as pessoas não estão usando a rede social. Essas informações são obtidas de quatro formas: botões de curtir e compartilhar em outros sites; login em serviços de terceiros por meio da sua conta do Facebook; sistema de estatísticas em outros sites e aplicativos; e anúncios publicitários em outros sites e aplicativos.

Os botões de curtir e compartilhar são a forma mais popular de coletar dados, já que estão em praticamente qualquer site, inclusive o Tecnoblog. Com eles, o Facebook coleta seu “endereço IP, informações do seu sistema operacional e navegador, e endereço do site ou aplicativo que você está usando”. As mesmas informações são obtidas ao fazer login em outro serviço (como o Spotify) por meio do seu Facebook.

A outra fonte é o Facebook Analytics, que fornece dados de audiência aos sites e aplicativos de terceiros (e consequentemente ao próprio Facebook). Ele coleta endereços IP, informações do seu sistema operacional e navegador, além de cookies e “outros identificadores”. Assim, é possível “contar o número de visitantes únicos” e prover “informações demográficas agregadas, como idade e gênero” dos usuários.

Por fim, há dois produtos relacionados a anúncios: Facebook Audience Network e Facebook Pixel. O primeiro permite que sites e aplicativos de terceiros exibam propagandas de anunciantes do Facebook; o segundo é um pixel invisível que gera estatísticas de como os usuários estão reagindo às campanhas dos anunciantes.

No Facebook Audience Network, são coletados os mesmos dados dos botões de curtir e compartilhar, além de um cookie para determinar se o usuário tem conta no Facebook ou não. Se tiver, os anúncios que normalmente aparecem no feed de notícias podem surgir nesse outro site ou aplicativo. E, com o Facebook Pixel, é possível verificar se você fez alguma ação (clicou em um link, por exemplo) para direcionar anúncios.

Passando o olho, até que as informações coletadas pelo Facebook fora do Facebook parecem inofensivas, mas lembre-se que elas são obtidas por meio de todos os seus navegadores, sistemas operacionais e dispositivos, nos vários sites, lojas e aplicativos que você usa. Depois, tudo é combinado com a enorme massa de dados que o Facebook já tem sobre você, gerando uma coleção bem completa das suas preferências.

Em nota, o Facebook diz que você pode controlar suas preferências de anúncios e reforça que “muitas empresas oferecem esses tipos de serviços”, citando nominalmente o Twitter, Pinterest e LinkedIn como exemplos de redes sociais com botões de compartilhamento espalhados pela web; e Amazon, Google e Twitter como empresas que oferecem plataforma de login em serviços de terceiros.

Leia mais: 6 dicas para evitar compartilhar seus dados pessoais com o Facebook

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DeadPull

Eu olhei aqui no Samsung Browser, e nas extensões tem uma opção: "Bloqueador de rastreamento". Ao tocar nessa opção (no texto, não na chave pra ativar), abre uma janela que explica como ela funciona. E lá embaixo da tela do celular tem uma informação: com tecnologia da [brasão

Helmut

Só eu curto ter uma experiência de navegação personalizada de acordo com meus interesses?

grande_dino_2

Excluir a conta ajuda mais no sentido de não atrelar os dados ao seu nome/conta.
Isso supondo que eles não tem um fingerprint seu e que, se tiverem, que você consiga mudar o seu fingeprint o suficiente para que eles não consigam mais atrelar as informações.

Fora isso, tem várias opções de plugins.
Você pode usar o privacy badger, o noscript, o umatrix, o ublock origin (que você consegue colocar a lista do Disconnect.me) e outros. Só escolher sua combinação a partir do grau de granularidiade de controle que você quer ter e do grau de redundância.

doorspaulo

uBlock + Ghostery + Aba container para o FB = profit.

Trovalds

Disconnect.me + uBlock Origin praticamente fazem o bloqueio por completo de rastreamento de terceiros. E ainda uso o KTS que tem um plugin pra navegador que também tem bloqueio de rastreio, que aqui fica inativo por padrão já que os 2 anteriores dão conta de praticamente tudo. Infelizmente só tem pra desktop.

E excluir conta não resolve nada. A única coisa que você vai fazer é deixar de ter um usuário/senha pra acessar. Os seus dados vão estar todos armazenados. Vide o extinto orkut, que se você excluísse conta e depois mudasse de ideia voltava tudo como era antes. Claro, os de hoje não fazem parecido mas também não excluem os seus dados.

EDIT: o disconnect.me tem versão pro Samsung Browser (e eu nem sabia). https://play.google.com/sto...

zoiuduu .

Alguém me explica o grande mal desses vazamento de dados? Pq vcs tao preocupados?
De dado ruim pra mim, o que podem fazer é mandar SMS e e-mails errados, seja de propaganda ou de gente se passando por amigo pedindo senha ou empréstimo.
Mostrar propagandas de coisas que eu falo no whats ou face(que eu nem tenho) pra mim é maravilhoso, se eu já estou interessado eu quero mais é que me mostrem as coisas que daí facilita minha pesquisa de preço.

UmaPessoalQualquer

4 - Instale o uBlock <3

DeadPull

Meu tutorial também vale pro google e qualquer outra empresa de tecnologia que esteja de olho nos seus dados, e com os mesmos resultados.

Diego F. Duarte

Infelizmente Elon Musk foi so um amigo. Com ctz n vao

Baidu feat MC Brinquedo

Só o marquinho e sua trupe.

Baidu feat MC Brinquedo

Please, come to Brazil.

Willian Melo

Isso é algo que todas as empresas de tecnologia fazem, não tem como escapar. O Google por exemplo, sabe mais coisas sobre você do que qualquer outra pessoa. A única solução seria não usar a internet, o que seria um absurdo.

Gertrudes, a Lhama Morta

O Brave é um bom browser que (teoricamente) bloqueia esse tipo de rastreamento. Usa a engine do Chrome, tem adblock embutido, e foi criado pelo criador do Javascript (ame ou odeie).

Fica a dica

Programador Front-End

Já está encomendado o cometa?

Programador Front-End

Tai o serviço público. Parabéns ao comentarista

Exibir mais comentários