Início » Aplicativos e Software » Google libera nova versão do Chrome que bloqueia vídeos que tocam automaticamente com som

Google libera nova versão do Chrome que bloqueia vídeos que tocam automaticamente com som

Paulo Higa Por

Demorou, atrasou, mas enfim chegou: o Google lançou nesta terça-feira (17) o Chrome 66, que traz como principal novidade o bloqueio de vídeos que reproduzem automaticamente com som. A versão também chega com melhorias de segurança, por meio do isolamento de sites, para evitar a falha Spectre.

Uma versão anterior do Chrome, a 64, veio com um recurso inicial para bloquear todos os sons em sites específicos. Agora, o próprio navegador descobre quando uma página tem vídeos irritantes em autoplay e impede que eles sejam reproduzidos.

Foto por TechnologyGuide TestLab/Flickr

O bloqueio só acontece em determinadas condições. Se o vídeo tem autoplay, mas é mudo, ele continuará sendo executado automaticamente; se emite som, a reprodução nem será iniciada. Além disso, o Chrome poderá mostrar vídeos com autoplay se você tiver demonstrado interesse anteriormente em mídias do site; ou se você clicar e interagir com a página.

Essa demonstração de interesse é calculada pelo índice de engajamento de mídia (MEI), que leva em consideração quatro fatores: se você consumiu áudio ou vídeo por mais de 7 segundos; se a aba com o vídeo está em primeiro plano; se o vídeo tem mais de 200×140 pixels; e se o vídeo tem som. Você pode consultar o MEI de cada site que você acessou em chrome://media-engagement/.

O Chrome 66 também chega com um pequeno teste do Site Isolation. Basicamente, o recurso torna mais difícil que sites não confiáveis acessem ou roubem informações de suas contas em outras páginas — trata-se de uma segunda linha de defesa, porque isso já era não possível em condições normais. Na prática, a função deve mitigar os efeitos do Spectre, que afeta processadores da Intel, AMD e ARM feitos nos últimos 20 anos.

A nova versão já está disponível no site do Chrome para Windows, macOS, Linux, Android e iOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues

Até agora ainda nao percebi a função de bloqueio de publicidade funcionar no Chrome. Acessei sites de filmes piratas e a bagunça das publicidades continuam. Alguém percebeu funcionalidade nesse bloqueio?

Lucas Santos

Essas coisas de permissão deveriam aparecer com um ícone chamativo na barra de endereço apenas.

Gertrudes, a Lhama Morta

Desde que não seja algo que impeça de continuar mexendo no site até responder.

Entrar num site e ter um "site deseja saber sua localização. Permitir?", travando qualquer outra interação com a tela, é um saco.

Além de pedido de notificação, outro câncer (você também, Tecnoblog)

thiagorsr

Acho que o item mais importante desta atualização é que os certificados SSL da Symantec emitidos antes de junho de 2016 não serão mais aceitos. E na versão 70 todos os certificados Symantec serão revogados (e serão aceitos apenas aqueles emitidos pela Digicert)

Pedro Teles

Seria tão simples.

Tori

Porque não fazer assim:
"Esta aba esta tentando reproduzir um audio, permitir?"