Tecnoblog

Spotify prepara novo app para usuários do plano gratuito

Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Rumores de que o Spotify estaria planejando novidades para usuários do plano gratuito surgiram na semana passada. Agora, o serviço de streaming começou a testar uma nova interface do aplicativo móvel para um pequeno grupo de usuários.

Uma das principais limitações do Spotify Free, a de poder ouvir músicas somente em ordem aleatória, será parcialmente removida: algumas playlists, indicadas com um ícone azul, continuarão com a restrição, mas outras poderão ser reproduzidas na ordem que você quiser, como no Spotify Premium.

Além disso, há várias mudanças no design. A busca foi redesenhada e agora inclui retângulos coloridos direcionando para seções como “Seu astral” e “Para treinar”, que antes ficavam na aba Navegar. Essa aba desapareceu, bem como a de Rádio (que parece ter sumido do aplicativo). E, no menu inferior, os usuários do Free verão um botão para assinar a versão Premium.

O objetivo do Spotify seria melhorar a experiência do plano gratuito para aumentar a base de assinantes pagantes, contrariando alguns investidores, que sugerem limitar ainda mais ou até acabar com o Spotify Free. Como a empresa paga royalties aos artistas de acordo com a quantidade de reproduções, os usuários não pagantes acabam aumentando o prejuízo do Spotify — que nunca deu lucro.

Mais detalhes devem ser revelados no dia 24 de abril, quando o Spotify fará um evento para anunciar suas novidades. Na ocasião, o serviço de streaming deve lançar um alto-falante veicular com controle por voz.

Com informações: The Verge.