Twitter

Se você percebeu que tweets inesperados foram publicados pela sua conta, viu alguma DM desconhecida no seu inbox, notou outras ações que você não realizou nem aprovou (como seguir, deixar de seguir ou bloquear alguém), recebeu uma notificação do Twitter dizendo que sua conta pode estar comprometida ou um e-mail avisando que as informações da sua conta foram alteradas recentemente e, logo depois disso, notou que sua senha não funciona mais, é provável que seu Twitter tenha sido hackeado.

Como isso aconteceu?

Contas de Twitter podem ser comprometidas de várias formas. A mais comum é se você tiver confiado seu nome de usuário e sua senha a um site ou aplicativo de terceiros mal-intencionado. Ou, ainda, se sua conta estiver vulnerável por causa de uma senha fraca, se um vírus estiver coletando senhas no seu computador ou celular ou se você estiver usando em uma rede de Internet comprometida (interceptada por alguém) ao tweetar.

Caso a sua conta tenha sido comprometida, mas você ainda conseguir entrar e fazer login, é possível interromper o acesso terceiros. Se você não conseguir entrar em sua conta, leia a segunda parte do artigo e saiba o que fazer para recuperar o seu perfil.

Se você ainda consegue acessar o seu Twitter

Altere sua senha imediatamente

  1. Acesse seu perfil;
  2. Clique em “Configurações e Privacidade”;
  3. Clique em “Senhas”;
  4. Solicite a redefinição (se você não se lembrar ou não for mais a que escolheu);
  5. Selecione uma senha forte que você não tenha usado antes.

Confira o endereço de e-mail cadastrado

Certifique-se de que o endereço de e-mail vinculado à sua conta é o que você cadastrou. É por ele que terceiros podem tentar redefinir a senha novamente. Esteja seguro que apenas você tenha acesso a esse e-mail. Se necessário, troque a senha do seu e-mail também. É possível alterar o endereço de e-mail associado à sua conta caso desconfie.

Encerre a sessão em aplicativos de terceiros

  1. Acesse a área “Aplicativos” nas suas configurações;
  2. Cancele o acesso de aplicativos de terceiros que você não reconhecer;
  3. Clique em “Revogar Acesso” em cada um deles;

Fique alerta com o TweetDeck

Se você usar o recurso de equipes no TweetDeck, verifique a lista de membros para remover os usuários que você não reconhece ou se recorda que autorizou o acesso.

Atualize a senha nos aplicativos de terceiros

Se você estiver usando um aplicativo externo e confiável, mas que acessa a plataforma do microblog com a sua senha, atualize também a senha no aplicativo em questão. Do contrário, você poderá ser impedido de entrar na sua própria conta ou da sua marca ou veículo após esse aplicativo fazer várias tentativas de acesso falhas (erro de password).

Se você perdeu o acesso total à sua conta

Fale com o suporte do Twitter

Se você não conseguir acessar a sua conta de jeito nenhum, entre em contato com o Twitter enviando uma “solicitação de suporte”, pela Central de Ajuda do microblog.

  1. Acesse a Central de Ajuda (não precisa estar logado);
  2. Escolha “Conta invadida/hackeada” na lista de opções;
  3. Use o endereço de e-mail que você associou ao seu Twitter (nunca outro);
  4. Serão enviadas instruções e informações adicionais para esse endereço;
  5. Inclua seu nome de usuário e a data do último acesso à sua conta.

Lá você também poderá informar se perdeu acesso à conta de e-mail do seu perfil.

Para não acontecer de novo

  1. Use sempre uma senha nova e forte;
  2. Escolha uma senha que você não tenha usado em nenhum outro lugar;
  3. Escolha uma senha que seja difícil de adivinhar;

Considere a possibilidade de mudar sua forma de acesso. Em vez de depender apenas da senha, ative a verificação em duas etapas que passa a validar um código por SMS.

  1. Acesse as “Configurações”;
  2. Em “Conta”, clique em “Verificação de acesso”;
  3. Siga os passos para usar a autenticação por SMS;
  4. Depois, clique em “Exigir informações pessoais para redefinir sua senha”;

Por segurança, esse último passo exige que você confirme seu e-mail ou número de celular para redefinir sua senha. Fica mais difícil para alguém “roubar o seu Twitter”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados