O GeForce Partner Program (GPP) é uma iniciativa da Nvidia para promover placas de vídeos e computadores baseados em seus chips como produtos premium. Para participar, os fabricantes precisam seguir uma série de requisitos. A AMD está preocupada com um deles: aparentemente, a Nvidia pede certa exclusividade aos parceiros, abordagem que, se confirmada, pode ser considerada anticompetitiva.

As suspeitas começaram quando Kyle Bennett, seguindo uma “dica” de um funcionário da AMD, passou a reunir informações para descrever o GPP em seu site, o HardOCP. A situação começou a ficar estranha quando ele tentou falar com empresas parceiras da Nvidia: nenhuma das setes que foram contatadas topou comentar o assunto.

Nvidia GeForce GTX

Foi então que, conversando com fontes anônimas ligadas às empresas — fabricantes de placas de vídeo (AIBs) e computadores completos (OEMs) —, Bennett soube de uma suposta condição obscura que obriga os parceiros a associarem as suas linhas para jogos exclusivamente à marca GeForce.

O que isso significa? Bennett deu um exemplo hipotético: se a Asus quiser participar do GPP, a sua linha de laptops, desktops e placas de vídeo para games ROG não poderá incluir chips da AMD (ou de qualquer outro concorrente), apenas unidades da Nvidia.

Nenhuma empresa é obrigada a participar do programa, mas o GPP traz várias vantagens, entre elas, apoio em engenharia, engajamento técnico, campanhas de marketing específicas, bundles de jogos e, claro, status. Algumas fontes também mencionaram o temor de ficar para trás no recebimento de chips em caso de não adesão à iniciativa.

Em comunicado, a Nvidia afirma que o programa não é exclusivo, que as empresas parceiras continuam podendo vender ou promover produtos de outras marcas e que elas podem deixar o programa a qualquer momento.

Mas até essa declaração pode ser considerada dúbia. Bennett levantou a possibilidade de as empresas parceiras poderem sim trabalhar com chips da AMD, desde que criem outras linhas para esses produtos.

Coincidência ou não, a Asus anunciou a linha de placas de vídeo Arez nesta semana. O que ela tem de diferente em relação às demais linhas da companhia? As placas Arez são equipadas apenas com chips gráficos AMD Radeon.

Asus Arez

A linha Arez não é sinônimo de qualidade inferior ou algo assim. Na verdade, as placas da linha seguem uma série de cuidados, incluindo uso de componentes duráveis e sistemas de refrigeração bastante eficientes. Mas, diante das circunstâncias, é impossível não desconfiar que a linha vem para ser uma adequação da Asus ao GPP.

Pelo menos até agora, não há provas, queixa formal, nada do tipo. De todo modo, a AMD já esboça uma reação: a companhia soltou um comunicado reconhecendo que outras fabricantes devem seguir pelo mesmo caminho da Asus e que, concomitante a isso, promete “reacender a liberdade de escolha quando os jogadores optarem por uma placa de vídeo AMD Radeon RX”.

A AMD também liberou um vídeo com indiretas bem dadas:

Parece que vem briga boa por aí.

Com informações: ExtremeTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ruy Santos

Nvidia sendo Nvidia.

ばか

Ambos o vulkan e dx12 foram criados com base na api mantle da amd, sim, a amd foi fundamental nestes projetos mas a nvidia também teve participação, tanto que a nvidia apoia muito o vulkan.
No caso do hbm, foi criado pela skhynix em conjunto com a amd e tem especificações definidas pela jedec, a própria amd disse que não seria cobrado royalities sobre o hbm, o hbm em si é uma memoria cara, por isso faz sentido que só esteja nas placas mais caras, o motivo da amd usar o hbm onde a nvidia usa o gddr5x é para promover a tecnologia, isso é foco desde 2015 onde a amd ja citava que iria promover fortemente o hbm.

Fernando Jorge Mota

Eu concordo.

Ainda mais se for pra ficar quietinha no período pós lançamento, como aconteceu com as VEGAs e sua campanha "Poor Volta" (que no final das contas não conseguia nem competir com a geração atual, quanto mais com a próxima..)

Talvez por causa desse silêncio, inclusive, que a cada 2 dias tem gente pedindo novas GPUs da AMD no subreddit /r/amd, hahahah.

ochateador

Ficar em silêncio é a melhor coisa que a AMD pode fazer.

Que desenvolva seus produtos sem falar nada, lancem eles de "surpresa" e no lançamento só pegue 1 produto concorrente e mostre um comparativo com o produto amd lançado (se for comparativo em tempo real melhor ainda).

ochateador

Foram criadas pela AMD.
O lançamento da Vulkan inclusive forçou a microsoft a se mexer e a lançar o directx 12.

HBM veja que a nvidia só usa nas placas mais caras (provavelmente para não pagar royalties ?).

Fernando Jorge Mota

Pode ser também, hahahahaha.

ばか

Talvez seja medo mesmo, ou a espionagem industrial esta funcionando muito bem.

Fernando Jorge Mota

Para tentar evitar o que aconteceu com a Intel, que num dado momento também mal tinha concorrente e aí apareceu a AMD e falou "Ei, pega esse Ryzen aqui! :D", que hoje é o processador mais buscado em muitas das lojas lá fora.

"Ah, mas a NVIDIA não corre risco nesse sentido"...hmmm...será? Tem uma listinha que mostra o contrário:

- A AMD está trabalhando para que as próximas placas sejam em 7nm. Ninguém sabe direito o que esperar disso;
- Desde que o Raja Koduri saiu da RTG (divisão da AMD responsável pelas Radeon), está ocorrendo uma reestruturação da divisão, com a chegada de novos nomes de peso da área de desenvolvimento de GPUs, e, segundo rumores, integração entre a equipe responsável pelo desenvolvimento da arquitetura Zen com a RTG - visando melhorar a escalabilidade das placas;
- A AMD já tem território conquistado com Playstation e Xbox, que usam semi-customs da AMD com tecnologia Radeon;
- A AMD já tem parceria até com a Intel, colocando Vega junto a processadores da Intel;
- Ninguém sabe muito bem o que esperar das NAVI, que será lançada ano que vem e que está acompanhada de um silêncio absurdo por parte da RTG (silêncio parecido com o que a AMD fez antes de lançar os Ryzen, e sem tentativas de montar o hype que houve em torno das VEGA (que como sabemos não conseguiu cumprir o que o hype prometia, aparentemente));

Bom...TL;DR da resposta para a sua pergunta: Por medo, mesmo.

Roger Cleber Masters

Sou muito mais a AMD !!

ばか

Não sei em que parte, a própria nvidia usa ambas as tecnologias.

ochateador

Vulkan, HBM2, são só alguns dos detalhes que a nvidia tem medo.

ばか

Tem uma coisa que até hoje não entendi nessa historia, a AMD em si vende muito menos que a nVidia e esta bem atrás em desempenho.
Pra que a nvidia precisa fazer algo assim se mal tem concorrente?

Trovalds

Tô é desanimado com esse mercado em geral. Mineração de criptomoeda fez a gentileza de acomodar os fabricantes que não tem nada de novo no horizonte, não estão aumentando a demanda com medo de encalhar produto e quem só quer fazer um upgrade fica refém de estoque e de preço proibitivo pra um produto que custava praticamente metade disso 1 ano atrás.

E antes que falem que as criptomoedas vão se tornar inviáveis de minerar por meios comuns (assim como aconteceu com o bitcoin), algumas lançaram "proteções" que garantem que seu investimento em RIGs de mineração (computadores montados com 6, 8, 10 placas de vídeo) não vão se tornar obsoletas em questão de dias.

Seraph

Nova série do tecnoblog: AMD vs NVIDIA

Depois do Facebook, e aproveitando o "Telegram x Russia"