Se você é uma das três pessoas que usam o Allo, é melhor procurar uma alternativa desde já: o app de mensagens continua funcionando, mas o Google reconheceu que os investimentos na ferramenta estão pausados. Esse é um forte indício de que, quase dois anos após o seu lançamento, o Allo já vislumbra o começo do fim.
A informação foi dada ao The Verge por Anil Sabharwal, líder da área de comunicações do Google. Ele disse que os investimentos estão pausados como uma forma suave de admitir que o desenvolvimento do Allo está parado e provavelmente não retornará: a equipe responsável pela ferramenta trabalha atualmente com o RCS, padrão de comunicação tido como a evolução do SMS.
Os motivos são óbvios: a adesão ao Allo é muito baixa. “O produto como um todo não atingiu o impulsionamento que esperávamos”, justifica Sabharwal.
Em que ponto o Google errou? Talvez no atraso. O Allo chegou quando serviços como WhatsApp e Facebook Messenger já estavam consolidados. O excesso de apps também pode ter contribuído: temos o Allo como serviço de mensagens focado em dispositivos móveis, o Duo como ferramenta para videoconferências e o veterano Hangouts como plataforma mais ampla de mensagens e transmissões.
Do ponto de vista funcional, o Allo é interessante. Ele traz todos os recursos esperados para um mensageiro instantâneo, como envio de fotos e mensagens de voz. Alguns acréscimos contam pontos, como o suporte a adesivos e tradução de mensagens.
Nesse sentido, um diferencial do Allo é a integração com o Google Assistente: você pode perguntar a ele a previsão do tempo ou deixá-lo responder automaticamente às mensagens e fotos que chegam até você.
Quando o Google apresentou o Allo, em 2016, ficou claro que a companhia acreditava que encher a ferramenta de funcionalidades seria suficiente para atrair usuários. Não foi. O Google agora aposta alto no RCS e, mostrando que aprendeu a lição (será?), vai tentar uma abordagem diferente.
Começa pelo funcionamento. Além de mensagens de texto, o RCS suporta vídeos, fotos, bate-papo em grupo, entre outros recursos, mas segue a dinâmica do SMS, portanto, depende de parcerias com fabricantes de smartphones e operadoras para funcionar.
O uso de um nome mais amigável também é uma estratégia: recentemente, o Google optou por chamar a sua implementação do RCS simplesmente de Chat. O padrão vai funcionar no Android Mensagens e no aplicativo equivalente da Samsung, só para dar alguns exemplos.
Se vai dar certo é outra história, mas o Google já fechou parcerias com fabricantes como Samsung (como já ficou claro), LG, Asus e Lenovo, além de diversas operadoras no mundo todo — no Brasil, já há acordos com Oi, Claro e Vivo.
Quanto ao Allo, o Google não definiu uma data para descontinuá-lo, mas tudo indica que a ferramenta não deve durar muito. Já o Duo (que foi lançado junto com o Allo, vale relembrar), parece ter mais aceitação e, por isso, deve sobreviver por mais tempo, embora o Google não tenha comentado nada a respeito da ferramenta.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Acho uma estratégia errada, porque ela termina dividindo esforços em vários produtos parecidos e nenhum fica bom de verdade. Se concentrasse os esforços em apenas um serviço para que ele fosse o melhor possível, aí teria mais chance de dar certo.
Nunca usei nenhum dos 3.
Line e WeChat tentaram construir mercado no Brasil e em outros países, o Viber também. Todos tinham mais recursos que o whatsapp, mas nenhum chegou a ter presença significativa. O Viber até fez uma publicidade bastante inteligente com grupos públicos e já tinha chamadas gratuitas antes do WhatsApp.
Os apps são populares em certos países e WeChat tem até mais usuários que o whatsapp.
E ainda nos EUA o iMessage é tão popular quanto o WhatsApp.
O Gplay music é supreendente... Como um serviço de streaming de uma empresa como a Google pode ser tão low? O app até hoje tem bugs simples. Sem falar daquele look-and-feel meia boca
Talvez seja para manter-se no mercado (caso um não caia no gosto popular, o outro pode chegar lá... E por ai vai)
E o Hello gente... Ainda vive? Kkkkkkk
Telegram é só
Facebook e Amazon fazem isso. Não entendo essa reticência do Google.
Eu acharia muito mais útil montar uma messenger alliance, com vários aplicativos e permitir a interconexão entre eles. Você manda uma mensagem no Chat, Messenger, Allo, ou seja lá o nome do aplicativo fracassado do Google e a pessoa que tem Telegram ou outro mensageiro qualquer recebe.
O Google também esquece ou finge esquecer que tem todos os contatos das pessoas tanto no mobile (Android) quanto no Desktop (Chrome+Gmail). Isso é muita informação. Junte isso a uma campanha massiva com as ferramentas de publicidade do Google.
Tem como crescer. Mas o Google parece que não quer usar a estratégia acertada do Facebook de enfiar goela abaixo os seus produtos, às vezes até com chantagem psicóloga (Tente excluir sua conta).
Aplicativo que funcione em todas as plataformas mobile e desktop desde o primeiro dia. Login automático no Android e Chrome com o Google Lock. Integração automática de contatos e principalmente marketing agressivo ao estilo Facebook. Iria crescer. Mas não, preferem um produto cru e rezar para que as pessoas comecem a usar do nada.
Seria mais interessante migrar as funções dele para o Duo e incluir chamadas de voz.
Avisa para o Line e o We Chat que não dá para concorrer com o WhatsApp.
O Allo , já inícios com erros básicos, tipo vc instalava, e quando tentava ver os amigos que tinha não aparecia, fiz isso com outros aparelhos incluindo da minha filha e não aparecia. Uma falava grande ao meu ver é não usar a rede de contatos do email , isso já faria aumentar muito rápido a rede de contatos para os usuários do Allo
O que o Telegram te fez de mal?
Nao fala isso.
Sim!!! Exatamente isso! Era só atualizar o Hangouts, colocar mais funções, uma nova cara na web, uma melhoria na integração com Gmail e pronto.
WeChat e o principal Menssenger la na Asia, lrinciprincipa na china! Sera q o Google conseguiria comrpsr eles e se adequar as regras chinesas!?
Eh isso q eles irao irao agora com o Chat
Verdade, kkk. Cheguei a baixar no lançamento e chamar alguns amigos pra testar, mas desinstalei em menos de 30mim. O app era porco demais. Faltava coisas básicas que se duvidar até os SMS tinham (ironicamente), kkk.
Allo não tem criptografia ponta a ponta e não tem nem 10% dos recursos do Telegram.
O mesmo vale para o Hangout, deveriam ter melhorado o Hangout em vez de partirem para um novo app.
Telegram não tem muito a ver com a Google. Talvez o WeChat ou Line seriam mais interessantes para o negócio deles.
A Google lança serviços sem um investimento pesado com o pensamento de "vai que cola".
Como podemos ver, não colou.
A Google Play Music é mais um exemplo de serviço feito nas coxas, é bom, mas está bem atrás da concorrência.
O Android Wear também, parece que criaram sem pensar muito, simplesmente foram lá e fizeram de qualquer jeito pq parecia ter mercado pra isso.
Acho que o Allo dificilmente se tornaria popular, mas o Google Play Music e Android Wear poderiam ter feito sucesso se tivessem se dedicado a fazer um negócio bem feito. Até mesmo o Google+ que nunca teve muitos usuário e conseguiu perder os poucos que tinham pq cagou em tudo de bom que tinha por lá.
Se nem o Telegram que é infinitamente melhor consegue desbancar o WhatsApp, até parece que o Allo iria conseguir.
É um app legal, mas sem chances de competir nesse mercado já estabelecido.
E esse papo de chegou tarde nem cola, pq o Hangouts chegou faz muito tempo e tbm está esquecido. O GTalk surgiu faz muito mais tempo e tbm foi deixado de lado.
HUE. O zoado é, eles não criaram *nenhum* desses. Hahahaha
Mas a galera da Google é gente boa, só têm que se tocar e parar de ficar dividindo um serviço em mil.
Ou comprá-lo! Seria bem melhor!
Sem falar no vício em mudar trocentas vezes a interface da Google Play. Kkkk
Eu que não sou especialista em negocios já sabia que esse app iria morrer em breve. Dito e feito!
É tipo quando demitem um técnico de futebol no Brasil
Deveria comprar o Telegram e jogar tudo do allo e duo nele
E o YT Gaming... kkkk
Pena que Mountain View não quis continuar e melhorar o Google Talk, que era simples e funcional.
nao cara, tu ta totalmente errado. o google nunca tomaria uma decisao que fizesse sentido.
Eu só acho que já que a Google tem um app de mensagem parado do Android, deveria investir mais nele adicionando todos esses outros recursos, do velho é bom Allo, ao invés de tentar uma outra alternativa, criando apps que talvez não desse tão certo assim!
muito bom app, uma pena não ter popularizado e não ter versão pra desktop.
Cuma?
Se tivessem investido o tempo, dinheiro e tecnologia pra melhorar o gtalk, talvez hoje seria um concorrente do whatsapp. Mas querem começar do zero a cada dois anos, aí fica complicado.
Saudades da simplicidade do gtalk, sem firulas, salvando historico no email... qualquer calculadora rodava gtalk.
Durou até mais do que eu esperava, na verdade.
Esquece, ninguém quer usar mais um instant messenger da vida.
Não entendo também. E só basicamente criar um Telegram.
A receita mais simples: pegar o allo, o hangouts, o duo, o SMS e o Google Assistente juntar tudo sob um nome simples como era o Talk, Chat, Mensagens ou qualquer coisa assim. Gerar acesso desktop nos padrões do que vemos no Telegram e pré instalar nos Androids como a solução de mensagem padrão (que hoje já existe mas só dá conta de SMS), gerar publicidades bacanas e aguardar a escala fazer o resto. Mas a turma prefere criar e cuidar de 3 aplicativos diferentes, matar um bom (o Talks), entregar experiências ruins no Chrome e viver correndo atrás do Facebook... Bom vou tomar um café e desinstalar o Allo que só abri duas vezes por curiosidade a respeito do Google Assistente.
Tem certas coisas que o Google devia testar internamente e depois colocar no mercado, mas não, vai colocando tudo no mercado e vê o que dá certo
Verdade, o Google Talk era muito bom.
O melhor mesmo era o Google Talk: simples, prático, leve, rápido e funcional. Usei bastante em uma empresa que trabalhei anos atrás.
Depois que descontinuou pra fazer aquela caca no Gmail e a extensão porca de navegador, nunca mais usamos.
Até hoje não acredito que eles realmente lançaram um mensageiro que não sincroniza com a núvem. Só o lixo do WhatsApp que pode ser o que for, que nego continua usando...
Morreu rápido....
Falto junta os recursos em um e enfia goela a baixo nos user do Android... As vezes tem que ser um pouco ditador pra fazer as coisas engrenar.
Fracasso não é ser ruim, é não dar certo comercialmente/ter um número de usuários significativo.
WP foi um fracasso, mas o sistema em si era legal.
Google tem mania de criar vários serviços parecidos e mantê-los ao mesmo tempo. Veja o caso do Google Play Filmes e YouTube Filmes, não tem sentido ter os dois. E também o Google Play Música e esse novo serviço de música que estão desenvolvendo para o YouTube. E ainda tem o YouTube Red.
a google nunca criara mais um orkut ou youtube
Espero que o Google nunca se junte com a Tesla.
Mais um para o longo cemitério do Google. Descanse em paz!
O que custa a Google chegar para a equipe de desenvolvimento do app atual e falar: seguinte, vamos migrar tudo isso aqui para o Hangouts, ok? Caso não, vamos criar apenas UM app, cujo nome seja simples, tenha todos os recursos possíveis e novidadades comparado a concorrência e que tenha custo x benefício para a empresa.
Que desespero hein, Google.
Essa foi rápida.
https://uploads.disquscdn.c...
Quando anunciaram o Allo todo mundo já sabia que esse seria o fim dele. Nenhuma surpresa aqui.
Eu só queria que o Google fizesse um cliente desktop descente do Hangouts. Aquele remendo de Chrome App é muito ruim.