Início » Celular » Mais um app de mensagens do Google fracassou

Mais um app de mensagens do Google fracassou

Emerson Alecrim Por

Se você é uma das três pessoas que usam o Allo, é melhor procurar uma alternativa desde já: o app de mensagens continua funcionando, mas o Google reconheceu que os investimentos na ferramenta estão pausados. Esse é um forte indício de que, quase dois anos após o seu lançamento, o Allo já vislumbra o começo do fim.

Google Allo

A informação foi dada ao The Verge por Anil Sabharwal, líder da área de comunicações do Google. Ele disse que os investimentos estão pausados como uma forma suave de admitir que o desenvolvimento do Allo está parado e provavelmente não retornará: a equipe responsável pela ferramenta trabalha atualmente com o RCS, padrão de comunicação tido como a evolução do SMS.

Os motivos são óbvios: a adesão ao Allo é muito baixa. “O produto como um todo não atingiu o impulsionamento que esperávamos”, justifica Sabharwal.

Em que ponto o Google errou? Talvez no atraso. O Allo chegou quando serviços como WhatsApp e Facebook Messenger já estavam consolidados. O excesso de apps também pode ter contribuído: temos o Allo como serviço de mensagens focado em dispositivos móveis, o Duo como ferramenta para videoconferências e o veterano Hangouts como plataforma mais ampla de mensagens e transmissões.

Do ponto de vista funcional, o Allo é interessante. Ele traz todos os recursos esperados para um mensageiro instantâneo, como envio de fotos e mensagens de voz. Alguns acréscimos contam pontos, como o suporte a adesivos e tradução de mensagens.

Google Allo

Nesse sentido, um diferencial do Allo é a integração com o Google Assistente: você pode perguntar a ele a previsão do tempo ou deixá-lo responder automaticamente às mensagens e fotos que chegam até você.

Quando o Google apresentou o Allo, em 2016, ficou claro que a companhia acreditava que encher a ferramenta de funcionalidades seria suficiente para atrair usuários. Não foi. O Google agora aposta alto no RCS e, mostrando que aprendeu a lição (será?), vai tentar uma abordagem diferente.

Começa pelo funcionamento. Além de mensagens de texto, o RCS suporta vídeos, fotos, bate-papo em grupo, entre outros recursos, mas segue a dinâmica do SMS, portanto, depende de parcerias com fabricantes de smartphones e operadoras para funcionar.

O uso de um nome mais amigável também é uma estratégia: recentemente, o Google optou por chamar a sua implementação do RCS simplesmente de Chat. O padrão vai funcionar no Android Mensagens e no aplicativo equivalente da Samsung, só para dar alguns exemplos.

Mensagens via RCS

Mensagens via RCS

Se vai dar certo é outra história, mas o Google já fechou parcerias com fabricantes como Samsung (como já ficou claro), LG, Asus e Lenovo, além de diversas operadoras no mundo todo — no Brasil, já há acordos com Oi, Claro e Vivo.

Quanto ao Allo, o Google não definiu uma data para descontinuá-lo, mas tudo indica que a ferramenta não deve durar muito. Já o Duo (que foi lançado junto com o Allo, vale relembrar), parece ter mais aceitação e, por isso, deve sobreviver por mais tempo, embora o Google não tenha comentado nada a respeito da ferramenta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jóckisan

Acho uma estratégia errada, porque ela termina dividindo esforços em vários produtos parecidos e nenhum fica bom de verdade. Se concentrasse os esforços em apenas um serviço para que ele fosse o melhor possível, aí teria mais chance de dar certo.

Isaias Freitas

Nunca usei nenhum dos 3.

André G

Line e WeChat tentaram construir mercado no Brasil e em outros países, o Viber também. Todos tinham mais recursos que o whatsapp, mas nenhum chegou a ter presença significativa. O Viber até fez uma publicidade bastante inteligente com grupos públicos e já tinha chamadas gratuitas antes do WhatsApp.
Os apps são populares em certos países e WeChat tem até mais usuários que o whatsapp.
E ainda nos EUA o iMessage é tão popular quanto o WhatsApp.

Rubens dos Santos

O Gplay music é supreendente... Como um serviço de streaming de uma empresa como a Google pode ser tão low? O app até hoje tem bugs simples. Sem falar daquele look-and-feel meia boca

Rubens dos Santos

Talvez seja para manter-se no mercado (caso um não caia no gosto popular, o outro pode chegar lá... E por ai vai)

Rubens dos Santos

E o Hello gente... Ainda vive? Kkkkkkk

Marcos Rodrigues

Telegram é só

Marcos Rodrigues

Facebook e Amazon fazem isso. Não entendo essa reticência do Google.

Marcos Rodrigues

Eu acharia muito mais útil montar uma messenger alliance, com vários aplicativos e permitir a interconexão entre eles. Você manda uma mensagem no Chat, Messenger, Allo, ou seja lá o nome do aplicativo fracassado do Google e a pessoa que tem Telegram ou outro mensageiro qualquer recebe.

O Google também esquece ou finge esquecer que tem todos os contatos das pessoas tanto no mobile (Android) quanto no Desktop (Chrome+Gmail). Isso é muita informação. Junte isso a uma campanha massiva com as ferramentas de publicidade do Google.

Tem como crescer. Mas o Google parece que não quer usar a estratégia acertada do Facebook de enfiar goela abaixo os seus produtos, às vezes até com chantagem psicóloga (Tente excluir sua conta).

Aplicativo que funcione em todas as plataformas mobile e desktop desde o primeiro dia. Login automático no Android e Chrome com o Google Lock. Integração automática de contatos e principalmente marketing agressivo ao estilo Facebook. Iria crescer. Mas não, preferem um produto cru e rezar para que as pessoas comecem a usar do nada.

Marcos Rodrigues

Seria mais interessante migrar as funções dele para o Duo e incluir chamadas de voz.

Marcos Rodrigues

Avisa para o Line e o We Chat que não dá para concorrer com o WhatsApp.

Angelo Freitas

O Allo , já inícios com erros básicos, tipo vc instalava, e quando tentava ver os amigos que tinha não aparecia, fiz isso com outros aparelhos incluindo da minha filha e não aparecia. Uma falava grande ao meu ver é não usar a rede de contatos do email , isso já faria aumentar muito rápido a rede de contatos para os usuários do Allo

Matheus Willder dos Santos

O que o Telegram te fez de mal?

Tori

Nao fala isso.

vnsvini

Sim!!! Exatamente isso! Era só atualizar o Hangouts, colocar mais funções, uma nova cara na web, uma melhoria na integração com Gmail e pronto.

Exibir mais comentários