A interface do Google Chrome foi atualizada pela última vez no desktop em 2016. Ela adotou elementos do Material Design e ganhou animações semelhantes ao Android (ao clicar nos favoritos, por exemplo).

Agora que o Google está preparando uma nova versão do Material Design, a interface do Chrome será atualizada — e você pode testar.

Imagem por geralt/pixabay

Para isso, você precisa baixar o Chrome Canary. É possível rodá-lo de forma independente, lado a lado com sua instalação principal do Chrome — ele tem um ícone laranja para se diferenciar.

Então, visite a página chrome://flags/#top-chrome-md:

Em "UI Layout for the browser's top chrome", selecione a opção "Refresh". Isso está disponível atualmente apenas no Windows.

Feche o navegador, abra-o de novo, e você vai se deparar com isso:

Há algumas mudanças bem perceptíveis:

  • as abas têm cantos arredondados;
  • o campo de URL também ganhou cantos mais arredondados;
  • a aba selecionada e a barra superior ficaram brancas (antes eram cinza);
  • o botão para abrir novas abas agora é um "+";
  • o indicador de perfil agora fica junto aos botões das extensões.

Alguns elementos aqui lembram a interface do Firefox — que, por sua vez, se inspirou no design do Chrome.

O Google ainda deve estar preparando os retoques finais, e provavelmente teremos mais detalhes na conferência I/O em maio. O que você achou?

Com informações: gHacks, Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wailen Antonio da Silva

Ficou mais amigável, o espaço foi melhor utilizado e pensado para ser mais prático, melhorou, mas não vi nenhum recurso revolucionário... talvez faltou um recurso que fizesse com que a gente definitivamente migrasse para o chrome, mas foi positivo!

Feeh BR

Que tema estas usando ?

Rena.

sinceramente, era bom mas agora o a feramenta de abrir abas está no canto superior esquerdo !!!!, o que dificulta bastante, chegando ate a incomodar!!! https://uploads.disquscdn.c...

Nicolas_RS

Não sei em qual universo! EDGE é campeão em consumir RAM!

Sid M.S.

sou chato e exigente e gostaria que elas sumissem quando não maximizadas haha...

Tori

Estamos falando da Google, em 1 ano ela muda novamente.
Olhe o Android Marshmallow, agora olhe o Nougat, agora olhe o Oreo e por fim, olhe o P.
Tudo isso em um intervalo de 1 ano.
Google não sabe o que é "padrão"

Tori

Abas redondas, Google? Em pleno 2018 GOOGLE? É SÉRIO ISSO GOOGLE? https://uploads.disquscdn.c...

@Sckillfer

Pelo menos no Chrome eu adorei, finalmente o browser tá moderno e bonito

Marcio Marquete

Opera neles!

Tchones

Apenas uma correção, o primeiro navegador com abas não foi o Opera, e sim o NetCaptor, em 1997.

http://netberto.blogspot.co...

Mas foi o o Opera que o uso de abas se popularizou.

TiuhhDaKitanda

Sim sim colega, bem como dissemos, gosto não se discute; mas justamente por essa questão do Vivaldi poder ser personalizado nativamente, sem ter que baixar nada mais(como temas), acho ótimo mesmo, além da citada barra que pode ficar no rodapé, evitando assim os famosos Scripts de tentativas de mais uma vez te deixar dentro do site quando direciona o ponteiro ao sentido de fechar a janela/guia...Acho isso o máximo; achei uma idéia genial, de tão simples que é, e que deveria ser implementada em todos browsers -na minha opinião - mesmo eu sendo um medíocre Dev. que também dependo destes mesmos scripts de publicidade, kkkkkkk... Mas como havia dito; aqui no meu sistema o Vivaldi rodava liso até o trimestre passado, agora vive a notificar sobre updates, mas não funfa mais (????..Idk why..).
Já o Brave e o Armor Fly no Android, são os tops pra mim...
No design - e nas funcionalidades também - o Armor pra mim, quebra a banca e ainda pede mais, sem direito a arrego... Isso até o momento, é claro, rsrs..

Gertrudes, a Lhama Morta

Isso é só quando a janela não está maximizada.

Gertrudes, a Lhama Morta

Gosto é gosto, acho o Vivaldi tosquíssimo com relação ao design. Se personalizar bastante, fica quase usável. Mas acho ele lento, no geral. O Brave é ótimo no Android, acho péssimo no Linux.

TiuhhDaKitanda

É bem como diz no texto: arredondaram as coisas, e mais nada!! E dá-lhe "border-radius" entre 10 e 15px, nas paradinhas!! Só isso mermuuu...kkkkkkkk
Browser bom em design, ao meu ver (cada um com sua crença, né? ;-)), é o Vivaldi - mas quanto a funcionalidade, aí já são outros 500, claro - até porque o motor é o mesmo do Chrome, até onde eu sei/sabia - mas em compensação, só pelo o fato de se poder personaliza-lo muito, e nativamente, sem a necessidade de plugins/extensões - tais como jogar a barra de URL para o rodapé, além das várias combinações de cores - já acho isso bacana, além do também fato de seu criador ser um dos fundadores da Opera, e portanto há aí, a questão do tal do "Know-how" em design e funcionalidades.
Pena que meu Vivaldi já não "abre" direito mais, há cerca de 3 meses, kkkkkkk... Mas ainda assim, acredito que tenha mais futuro que o Chrome e outros famosos (no caso "A Tríade" de sempre), onde colocaria ainda como co-azarão nesse páreo também, o Brave, que ao que tudo indica, esse promete...
Como diria vovó: "o tempo dirá....".

Bruno Costa

1 ano? acho que não hein, essa alteração levou mais de 3 anos pra chegar (android ta com o mesmo design desde o fim de 2014), acho que a próxima mudança também vai vir a carroça

Exibir mais comentários