O SimSimi é um aplicativo de chatbot para iOS, Android e web. É uma diversão boba: você envia mensagens e ele vai respondendo de forma automática.

Os usuários podem sugerir respostas diretamente no aplicativo, dependendo da pergunta feita. E, nos últimos anos, o aplicativo se tornou bastante popular no Brasil, especialmente entre jovens. O que poderia dar errado?

Previsivelmente, alguns brasileiros estão ensinando frases de baixo calão ao SimSimi. O aplicativo diz ter um filtro de “palavras ruins”, mas que não funciona direito. Por isso, ele será suspenso no Brasil.

“Usuários de smartphone no Brasil não poderão mais baixar o SimSimi na Play Store/App Store”, disse a desenvolvedora coreana ISMAKER em comunicado na última sexta-feira (20). “Isso é inevitável porque o aplicativo, pelo menos nos últimos dias, teve um impacto social negativo significativo no Brasil.”

Na semana passada, uma reportagem do Estadão mostrou que o SimSimi aceita usuários de qualquer idade. Por exemplo, ele cria um perfil mesmo se você disser que tem 10 anos.

Além disso, o chatbot pode sugerir respostas ofensivas mesmo se o filtro de “palavras ruins” estiver configurado para “quase nunca”.

Eu consegui baixar o SimSimi para Android nesta segunda-feira (23), mesmo após a suspensão. (Eu já o havia instalado uma vez no ano passado.) A versão para iOS foi removida da App Store brasileira.

Ele começa exibindo os termos e condições em inglês, dizendo que “você concorda em não usar o SimSimi se tiver menos de 13 anos (fora dos EUA, menos de 14 anos)”. Então eu criei um perfil dizendo que nasci em 2008, e fui imediatamente aceito.

Comecei com algumas perguntas leves, como “você vai matar minha família?”, e a resposta foi “sim”. Perguntei se ele gostava de drogas, e o chatbot disse que sim, “principalmente tranzando (sic) e bebendo muita vodka!”.

Por fim, enviei várias vezes a mensagem “vou te desinstalar” até receber uma ameaça.

Na Play Store, o SimSimi tem classificação etária de 16 anos. Ainda assim, o aplicativo deveria ter mais proteções para evitar que menores de idade usem o app. Alguns países, como os EUA, têm regras bem duras para proteger usuários com menos de 13 anos.

A ONG SaferNet publicou um texto dizendo que “o aplicativo tem se disseminado rapidamente nas escolas brasileiras, preocupando pais e educadores”. Ela recomenda desinstalar o SimSimi “enquanto o problema não for definitivamente resolvido”.

A ISMAKER diz que, “devido à barreira do idioma”, não tem como verificar se brasileiros estão abusando do app. “Somos uma microequipe na Coreia do Sul e podemos nos comunicar em coreano e inglês”, lembra a empresa.

Por isso, eles criaram um formulário no Google para receber ajuda de usuários no Brasil. Você pode colocar a resposta ofensiva e sua tradução em inglês (ou coreano).

“Esse tipo de abuso não tem precedentes, e o Brasil será excluído dos países em que publicamos o SimSimi até acreditarmos que temos controle suficiente sobre isso”, diz a empresa no comunicado.

Com informações: SimSimi, Estadão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Shrueak

Eu tenho é certeza de que ele tem.

André G

Falando em videogames +18 sendo jogados por crianças, esse fds eu estava em uma fila que durou mais de uma hora e cheguei a conversar com um cara e que tem um filho de 8 anos e ele não se importa que o filho jogue jogos +18.
Aposto que o moleque também tem um celular que acessa o que quiser, com acesso total a sites XXX.

zoiuduu .

Depende, se ele furtar pra uso próprio, e devolver sem nenhuma batida, por exemplo:pegou seu honda civic e levou a namorada dele pro cinema,e depois devolveu seu carro no mesmo lugar e sem danos,ele é inocente sim, de acordo com a legislação vigente (2018).

zoiuduu .

Eu quero baixarrrrrrrrrrr, qual o verdadeiro?

Glauco

Somos dois, nunca tinha ouvido falar nesse app, mas a frase da uma dica:

"... especialmente entre jovens... ''

Talvez nós não sejamos tão jovens quanto os jovens que utilizam ele.

Gesonel o Mestre dos Disfarces

Isso é uma ÓTIMA ideia prum curta. Trabalhe nisso, man!

Pedro Potenti

controle de menores deve ser feito pelos pais e nao pelo app...

Meninão Bobo

Brasil será a primeira nação a ser expurgada do planeta terra... nois é huehuehuehue com orgulho!!!

Jefferson Rodrigues

Com certeza, são aqueles jovens de favelas desse grande Brasil.

paulo yan

Acho que eu nunca vi um app tão inútil

Pereira

Já discutem isso desde a grécia antiga e não chegaram a uma conclusão...

Lucas Ambrosio

Acompanho o blog há cerca de 5 anos mais ou menos (chutei).
Desde meu primeiro acesso sempre alguém fala que os comentários estão decaindo e vai virar um gizmodo.
Não vai não, já superei esse medo kkkkkk

ecarvm

kkkkkkk

Lucas Ambrosio

Mds HAUAHAUAHAU os Hue Br nunca me decepcionam

Bynho Silva

Como sempre br fazendo merda na Internet é triste

Exibir mais comentários