Início » Brasil » SimSimi suspende aplicativo no Brasil após abuso "sem precedentes"

SimSimi suspende aplicativo no Brasil após abuso "sem precedentes"

Felipe Ventura Por

O SimSimi é um aplicativo de chatbot para iOS, Android e web. É uma diversão boba: você envia mensagens e ele vai respondendo de forma automática.

Os usuários podem sugerir respostas diretamente no aplicativo, dependendo da pergunta feita. E, nos últimos anos, o aplicativo se tornou bastante popular no Brasil, especialmente entre jovens. O que poderia dar errado?

Previsivelmente, alguns brasileiros estão ensinando frases de baixo calão ao SimSimi. O aplicativo diz ter um filtro de "palavras ruins", mas que não funciona direito. Por isso, ele será suspenso no Brasil.

"Usuários de smartphone no Brasil não poderão mais baixar o SimSimi na Play Store/App Store", disse a desenvolvedora coreana ISMAKER em comunicado na última sexta-feira (20). "Isso é inevitável porque o aplicativo, pelo menos nos últimos dias, teve um impacto social negativo significativo no Brasil."

Na semana passada, uma reportagem do Estadão mostrou que o SimSimi aceita usuários de qualquer idade. Por exemplo, ele cria um perfil mesmo se você disser que tem 10 anos.

Além disso, o chatbot pode sugerir respostas ofensivas mesmo se o filtro de "palavras ruins" estiver configurado para "quase nunca".

Eu consegui baixar o SimSimi para Android nesta segunda-feira (23), mesmo após a suspensão. (Eu já o havia instalado uma vez no ano passado.) A versão para iOS foi removida da App Store brasileira.

Ele começa exibindo os termos e condições em inglês, dizendo que "você concorda em não usar o SimSimi se tiver menos de 13 anos (fora dos EUA, menos de 14 anos)". Então eu criei um perfil dizendo que nasci em 2008, e fui imediatamente aceito.

Comecei com algumas perguntas leves, como "você vai matar minha família?", e a resposta foi "sim". Perguntei se ele gostava de drogas, e o chatbot disse que sim, "principalmente tranzando (sic) e bebendo muita vodka!".

Por fim, enviei várias vezes a mensagem "vou te desinstalar" até receber uma ameaça.

Na Play Store, o SimSimi tem classificação etária de 16 anos. Ainda assim, o aplicativo deveria ter mais proteções para evitar que menores de idade usem o app. Alguns países, como os EUA, têm regras bem duras para proteger usuários com menos de 13 anos.

A ONG SaferNet publicou um texto dizendo que "o aplicativo tem se disseminado rapidamente nas escolas brasileiras, preocupando pais e educadores". Ela recomenda desinstalar o SimSimi "enquanto o problema não for definitivamente resolvido".

A ISMAKER diz que, "devido à barreira do idioma", não tem como verificar se brasileiros estão abusando do app. "Somos uma microequipe na Coreia do Sul e podemos nos comunicar em coreano e inglês", lembra a empresa.

Por isso, eles criaram um formulário no Google para receber ajuda de usuários no Brasil. Você pode colocar a resposta ofensiva e sua tradução em inglês (ou coreano).

"Esse tipo de abuso não tem precedentes, e o Brasil será excluído dos países em que publicamos o SimSimi até acreditarmos que temos controle suficiente sobre isso", diz a empresa no comunicado.

Com informações: SimSimi, Estadão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Shrueak
Eu tenho é certeza de que ele tem.
André G
Falando em videogames +18 sendo jogados por crianças, esse fds eu estava em uma fila que durou mais de uma hora e cheguei a conversar com um cara e que tem um filho de 8 anos e ele não se importa que o filho jogue jogos +18.Aposto que o moleque também tem um celular que acessa o que quiser, com acesso total a sites XXX.
zoiuduu .
Depende, se ele furtar pra uso próprio, e devolver sem nenhuma batida, por exemplo:pegou seu honda civic e levou a namorada dele pro cinema,e depois devolveu seu carro no mesmo lugar e sem danos,ele é inocente sim, de acordo com a legislação vigente (2018).
zoiuduu .
Eu quero baixarrrrrrrrrrr, qual o verdadeiro?
Glauco
Somos dois, nunca tinha ouvido falar nesse app, mas a frase da uma dica:"... especialmente entre jovens... ''Talvez nós não sejamos tão jovens quanto os jovens que utilizam ele.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Isso é uma ÓTIMA ideia prum curta. Trabalhe nisso, man!
Pedro Potenti
controle de menores deve ser feito pelos pais e nao pelo app...
Meninão Bobo
Brasil será a primeira nação a ser expurgada do planeta terra... nois é huehuehuehue com orgulho!!!
Jefferson Rodrigues
Com certeza, são aqueles jovens de favelas desse grande Brasil.
paulo yan
Acho que eu nunca vi um app tão inútil
Pereira
Já discutem isso desde a grécia antiga e não chegaram a uma conclusão...
Lucas Ambrosio
Acompanho o blog há cerca de 5 anos mais ou menos (chutei).Desde meu primeiro acesso sempre alguém fala que os comentários estão decaindo e vai virar um gizmodo. Não vai não, já superei esse medo kkkkkk
ecarvm
kkkkkkk
Lucas Ambrosio
Mds HAUAHAUAHAU os Hue Br nunca me decepcionam
Bynho Silva
Como sempre br fazendo merda na Internet é triste
johndoe1981
hauahauahaua nunca ri tanto em um artigo do Tecnoblo!
Guilherme Viana
Isso ja existia a uns anos atrás e já tinha desde sempre esses """problemas""", mas só agora que descobriram o app que começaram a espalhar ódio pra ele
Stephen Foster
Só li verdades
Paul
'' ...E, nos últimos anos, o aplicativo se tornou bastante popular no Brasil, especialmente entre jovens... ''MDS! Eu tava congelado ou o q? Não fazia IDEIA da existência desse app/serviço. Mas pelo visto, ñ perdi nada.
Shrueak
Posso inclusive reforçar o que você disse com este vídeo https://youtu.be/ywqzYPQbvS4
Shrueak
¯\_(ツ)_/¯
Shrueak
Se você for até Chernobyl e entrar em uma das casas supostamente abandonadas, verá alguns comentaristas do G1.
Orlando Junior
Nem sei o que é Gizmodo graças à entropia.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Comentarista do G1 tem que ser estudado pela NASA.
Orlando Junior
Só a nata. Nata nada bem viver aqui
Seraph
Eu considerei um de chave porém gostei de ser dedo tbm
Orlando Junior
Se fosse por digital a comparação seria esquecendo o dedo tô imaginando aqui
Seraph
Eu to imaginando um da Wolks
sobre nao ter o rosto nao vejo problema, eu nao coloco meu rosto em lugar nenhum tirando o linkedinn.Sobre nao virar um gizmodo 2 eu estou de acordo e não acho que isso vá acontecer.
[edit
Voce vai matar minha familia?-SimPq?-Pq a vida é assim.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Orlando Junior
Com bombas atômicas liberadas pra exterminar os trolls, com tamanha necessidade que as outras perdas se justifiquem também. Fallout curtiu
Orlando Junior
Tecnoblog.net é uma pequena bolha perto do que tá sendo a Internet com g1, Facebook e afins.
Orlando Junior
🤣 🤣 🤣 Cara g1 é uma fábrica de mulas com mísseis nas costas que cagam pela boca e por trás tb .
Orlando Junior
Uma hipocrisia meio burra. Como diria Caetano: não consigo entender você fala de uma forma burra cara.É como culpar a TV por o filho estar aprendendo besteira, mas se esquecer que você adorou a tv enquanto ela te proporcionava distração pro filho que você não quis cuidar.
Orlando Junior
Hu3hu3 <13
Orlando Junior
Qual marca é o carro?
Eric Fujii
“Esse tipo de abuso não tem precedentes, e o Brasil será excluído dos países em que publicamos o SimSimi até acreditarmos que temos controle suficiente sobre isso”Quer dizer, ter maturidade o suficiente para isso?
Ed. Blake
O Brasil definitivamente não é para amadores.
Lucas Santos
Como já hei dito: A modernidade odeia as crianças.
mbmelo
Ou seja, eh um app pra idiotas alimentarem e testarem Ai de uma empresa que posteriormente vai vender seus dados pra outra empresa fazer alguma cois q vc não quer.
DeadPull
Os usuários podem sugerir respostas diretamente no aplicativo, dependendo da pergunta feita. E, nos últimos anos, o aplicativo se tornou bastante popular no Brasil, especialmente entre jovens. O que poderia dar errado?O que poderia dar errado? E o que esperavam que iria acontecer, se no HUEBR até nossas crianças são ensinadas desde pequenas a falar palavrões?
Wellington Gabriel de Borba
Veja os comentários do G1.
Seraph
Não disse que apenas eles são culpados. Mas obviamente as configurações deles são falhas. Alguém com 8 anos de idade claramente não deveria fazer conta no APP por exemplo. Uma coisa é você "Esquecer" a chave. Outra é você deixar a chave de propósito.
Zé das Covi
Não é só pq eles tem uma proteção baixa que são só eles os culpados, claro que quem abusou tem culpa, se alguém deixa o carro destrancado com a chave no contato, o cara que furtar o caro é inocente ?
Sandro Soares
“O pior do Brasil são os brasileiros”. Ultimamente tenho me perguntado se isso realmente não é verdade.PS.: Cada dia o tecnoblog se enche mais de comentaristas falando abobrinha e sem coragem de exibir um nome ou um rosto no avatar. Triste. Espero que isso aqui não se torne a zona de comentários do gizmodo...
Wellington Gabriel de Borba
O grande desafio para as Inteligências Artificiais, saber o que é moralmente correto ou não. Mas eu achei esse aplicativo tão estranho, porque eu digitava o nome dos meus amigos e eles o meu nome e ele falava coisas pessoais da gente. Parece que ele rastreia redes sociais e tudo o mais que publicamos na internet.
Caleb Enyawbruce
Que lixo!! Sumam com essa porcaria mesmo.
ʞǝʌǝɥs
só no Brasil ? duvido...é só lembrar a história do bot que a MS colocou no twitter e depois teve que retirar rapidinho
Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ
Eles precisam ler urgentemente o Recognising and Dealing with Trolls
Murilo Rafael De Mello
Ideia para um filme:Apocalipse das máquinas, começando com brasileiros ensinando zoação para IA, e o negócio vai escalonando até o fim dos tempos.
Shrueak
“o aplicativo tem se disseminado rapidamente nas escolas brasileiras, preocupando pais e educadores” É realmente preocupante. Todos os dias aumenta o número de crianças que procuram a vida das drogas e das armas por ler uma frase que as inspiram.(enquanto isso, famosos mostram a bunda YouTubers roubam dinheiro, video-games com faixa etária para maiores de 18 anos sendo jogados por menores de 10, aplicativos como snapchat e musically são utilizados também por menos de 10 anos SEM a supervisão de muitos pais e etc. mas ok, o aplicativo do SimiSimi que tem umas frases sobre morte e sexo é a maior preocupação)
Andre Kittler
Mais um exemplo entre tantos que a internet, quando se une, consegue facilmente avacalhar com qualquer sistema de inteligencia artificial.GO HUMANS!
Theus
Nem todo serviço está preparado para o Brasil©
Seraph
Sério que eles tem uma proteção tão baixa e estão culpando que as pessoas abusem?!