Spams enchem o saco, ainda mais se tiverem sido enviados por você mesmo. Ou quase isso: durante o final de semana, alguns usuários do Gmail perceberam que estavam com um monte de e-mails indesejados na pasta de mensagens enviadas. Em todos esses spams, o serviço do Google informava que o remetente era o próprio usuário.

As mensagens consistiam de propagandas de perda de peso e suplementos alimentares, e eram apresentadas como se a vítima tivesse enviado os spams para dezenas de outros endereços de e-mail. Elas mudavam a senha, mas os spams continuavam; um editor do Mashable tinha o recurso de autenticação de duas etapas ativado e foi afetado mesmo assim.

Na verdade, os spammers adulteraram os cabeçalhos dos e-mails, enganando o Gmail e fazendo os servidores do Google pensarem que as mensagens se originaram do próprio usuário. Com a falha, em vez de os e-mails caírem na pasta de spam, eles ficavam em Enviados.

O Google confirmou que a campanha de spam “impactou um pequeno número de usuários do Gmail” e tomou medidas para protegê-los. Além disso, a empresa diz que “identificou e está reclassificando todos os e-mails indesejados como spam, não havendo motivos para acreditar que alguma conta foi comprometida como parte desse incidente”.

Ops.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados