O Instagram avisou que teria, em breve, uma ferramenta para baixar os dados do seu perfil. Isso demorou muito tempo para acontecer: a rede social existe há oito anos e, até então, não tinha um modo oficial para salvar suas fotos.

Agora, a ferramenta “Baixe seus dados” está disponível para todos na web, e será distribuída aos poucos para os usuários no iOS e Android, segundo o TechCrunch.

É simples: você visita o endereço instagram.com/download/request, clica em Avançar, digita sua senha e pronto. O Instagram cria um arquivo com os dados do seu perfil e envia o link de download para o seu e-mail. A rede social avisa que esse processo “pode levar até 48 horas”.

Esse arquivo terá sua bio, fotos, vídeos, stories arquivadas (postadas a partir de dezembro de 2017), as legendas de seus posts e de suas stories, comentários, curtidas e histórico de busca.

E não só: ele também inclui sua lista de contatos, os nomes de usuário de seus seguidores e das pessoas que você segue, mensagens do Direct, fotos e vídeos não-efêmeros enviados pelo Direct, e suas configurações.

As fotos do feed estão em formato JPEG, na resolução em que foram postadas. No meu caso, elas têm 612 x 612 pixels até meados de 2013; e 640 x 640 pixels até 2015, quando o Instagram liberou imagens em mais formatos. A partir de 2016, elas têm resolução variada, dependendo se eu postei via 3G/4G ou Wi-Fi, chegando a até 1080 pixels de largura.

Por sua vez, minhas fotos de stories arquivadas têm até 1080 pixels de largura, novamente dependendo se foram postadas via Wi-Fi ou rede celular. Quanto aos vídeos e imagens com GIF, eles estão em formato MP4, também na resolução em que foram postados.

Quanto aos comentários, curtidas, mensagens e outros, eles estão no formato JSON, ou Notação de Objetos JavaScript. Você pode abri-los no Bloco de Notas, mas será difícil de entender.

Por isso, recomendamos usar o JSON Viewer, que organiza os dados de uma forma mais legível. Clique em “Browse”, escolha o arquivo desejado, e veja tudo de forma organizada na coluna à direita.

O Instagram está lançando essa ferramenta porque precisa obedecer a GDPR, lei de privacidade de dados que entra em vigor na União Europeia em 25 de maio. Ela exige, entre outras coisas, a portabilidade de dados.

Desde 2010, o Facebook tem uma ferramenta para exportar seus dados de perfil. Ela ficará mais proeminente para os usuários como resposta ao escândalo Cambridge Analytica.

Atualizado às 11h54

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sthefanie Tolentino

Como faço pra copiar esses dados para uma nova conta no instagram. Minha conta é comercial e foi desativada. Eles me enviaram esses dados, mas não sei como utilizar essas informações no formato JSON. Me ajudemmmmmm por favor...

ricardopilatti

Já fiz minha solicitação.

leoleonardo85

Faz bastante tempo que o Instagram permite colocar a foto toda, sem precisar encaixar naquele quadrado padrão que tinha no começo

Monica

Deveria ter a opção de colocar foto do tamanho que coloca no Facebook e não quadrada e ter que cortar a foto pra caber todo como no Instagram, é isso sim que o povo quer e não ficar baixando dados.

leoleonardo85

Sempre fui curioso com essas coisas, coloquei aqui pra baixar tudo.