O Spotify precisa aumentar a sua base de usuários pagantes. Para isso, a companhia aposta em uma estratégia que, na primeira olhada, parece contraditória: investir na modalidade gratuita. Em evento realizado nesta terça-feira (24), a companhia revelou que usuários não pagantes terão apps com interface melhorada, playlists personalizadas e função de economia de dados.
Ao longo do tempo, o Spotify sofreu pressão de investidores para limitar ainda mais o plano gratuito. Mas a companhia acredita que, em vez disso, dar a esses usuários uma experiência um pouco mais próxima que a oferecida pela modalidade premium aumentará o número de assinantes e, consequentemente, gerará conversões para o plano pago.
Uma das mudanças a gente já tinha adiantado: interface renovada nos aplicativos móveis. Ela já está disponível para alguns usuários e, em breve, chegará a todas as contas. Além de mudanças visuais, a nova interface dá mais destaque à tela inicial para que o usuário sempre tenha algo novo para descobrir ali.
Mas a mudança mais interessante, provavelmente, está na oferta de conteúdo. Os usuários do plano gratuito poderão pular ou escutar quantas vezes quiser, em qualquer ordem, todas as faixas que estiverem nas 15 playlists personalizadas oferecidas pelo serviço para cada conta (Playlists Sob Demanda).
Entre elas poderão aparecer listas populares, como Pop Brasil, RAPública e Viva Latino, além de playlists como Radar de Novidades e Daily Mix. Juntas, elas devem oferecer cerca de 750 músicas diariamente.
O Spotify também promete entregar playlists e recomendações correspondentes aos gostos do usuário tendo como ponto de partida os artistas definidos por ele como preferidos. A criação e edição de playlists particulares também ficará mais fácil.
Outra novidade interessante é o Data Saver. Ainda que o streaming de áudio não costume consumir grandes volumes de dados (pelo menos na comparação com o streaming de vídeo), o tráfego resultante pode acabar esgotando a franquia de planos móveis. Com o Data Saver, o consumo é otimizado para reduzir em até 75% o volume de dados trafegado.
Até certo ponto, a função é uma alternativa à impossibilidade de baixar músicas para reprodução offline, recurso disponível apenas para quem assina o plano premium.
Com relação aos anúncios publicitários, nada muda. Eles continuarão sendo reproduzidos para usuários não pagantes. O Spotify afirma ter atualmente 90 milhões de assinantes nessa modalidade. O plano da companhia é encerrar 2018 com 200 milhões de usuário no mundo todo, com 96 milhões destes fazendo parte do plano premium.
A nova modalidade gratuita será disponibilizada globalmente no decorrer das próximas semanas.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Hahahahaha conta outra...
Testei o deezer durante tres meses, também gostei não. Tem o flow que é ate legalzinho mas é mais do mesmo...
Queria saber qual é a versão dessa nova , é se ja tem data pra chegar?
Deezer é Raiz e Spotify é Nutela, simples assim.
Quando Spotifalha foi lançado no Brasil, já usava o Dezzer a muito tempo!
e é muito mais intuitivo e organizado.
Você testou tudo que é porcaria para comparar com spotify e concluir que por isso ele é o melhor?
brincou né? testa o Dezzer e depois diz se spotifalha é tão bom assim mesmo.
Tem Tim controlee uso meu deezer o mês inteiro sem gastar a franquia. Seria ótimo se o trafegode podcast no deezer não descontasse tanbet.
Gore!
Sim! O Daily Mix é o que mais acerta!
Eu até faço essas coisas, mas tem artistas que eu falo que nem quero ouvir mais e continuam a aparecer nas playlists automáticas.
poxa, que engraçado
HAHAHAHAAH
Isso é uma das coisas que mais sinto falta. É chato ter que ficar muda do de playlist. Tão fácil seria eu só adicionar à fila.
Dá o suficiente para o pessoal perceber como "é bom", o Premium. Espertinho, esse Spotify.
Eu já acho é que tinham que melhor a interface do app pra usuários premium. A guia "home" é muito poluída com um monte de recomendações, playlists e coisas que não me interessam. A guia "browse" também precisa de um rotoque. Poderia me oferecer muito mais coisa nova ai, por exemplo. Certamente tem um jeito de organizar melhor isso. E que, por favor, aprendam o gosto musical do usuário. Os "Daily Mix" geralmente são ótimos, mas a quantidade de playlists, gêneros e artistas que jamais cheguei perto de ouvir (50% do que me oferecem é sertanejo) e que aparecem toda hora em todo canto é algo que não entra na minha cabeça. Eles deveriam saber que nunca vou consumir isso.
Eu tenho Nubank, Inter, Neon e Next.
Que venha o próximo abaixo! hahaha
O Spotify ganhou esse recurso de importar músicas locais faz um tempo
Ué... mas isso sempre funcionou, mesmo em playlists.
Olha, honestamente, não conheço quase ninguém que voltou da versão premium pra gratuita depois que se acostumou a usar o serviço. É por isso que eu acho que focar num plano pago que entregue um serviço realmente bacana é mais inteligente do que melhorar o grátis. Com isso você acaba fidelizando o usuário pago ao invés ter de um que não pagará por achar seu serviço apenas "legal" ou "suficiente".
Só não abandono o premium porque gosto de ter total controle do meu serviço. Escutar o que quiser, pular a faixa que quiser, organizar as playlists ao meu gosto, sem propagandas, etc. Infelizmente o gratuito não me proporciona isso, nem mesmo esse novo estilo.
Uso Deezer por causa da Tim, mas se fosse pagar iria de Spotify,
eu uso o deezer pq tenho tim.
mas se um dia eu tiver que pagar, eu prefiro voltar pro spotify. ele é 1000x melhor. seja na interface, no conteúdo, nas playlists....
a unica coisa que o deezer tem de melhor é poder fazer upload de arquivos em MP3 pra sua biblioteca (igual o google music). então eu consigo upar qualquer musica q nao existe no site.
Eu sou um desses usuários. Não vou voltar pro Free apenas porque beeeem ocasionalmente viajo de carro e gosto de ouvir minhas musicas sem preocupação. Porém pro dia a dia viveria tranquilamente com o free agora.
pra funcionar você tem que curtir os artistas que você gosta, adicionar musicas aos favoritos e dar like/dislike nas musicas na função "radio".
aí libera o Descobertas da Semana, o Radar de novidades, e as playlists passam a ser recomendadas conforme o seu gosto.
estranho. oq eu mais sinto falta no deezer são as playlists do spotify. sempre atualizadas e sugeridas de acordo com o meu gosto.
Pra mim que não ouço playlist de 'top hits' não é interessante, mas imagino um usuário premium que consome a maioria das músicas vindo dessas playlists? Sei lá, meio errado isso.
Ou faça ao estilo Netflix: 1 mês grátis, depois pago.
O dia que o Deezer chegar aos pés do Spotify, não estarei aqui. Tem muito o que melhorar ainda!
E pode ainda ter um terceiro efeito: usuários do plano premium achando que a versão gratuita está ficando bacana o suficiente, deixando de pegar pela versão premium. Continuo com a minha opinião inalterada: se quer mais usuários pagando, melhore o produto que é entregue pra quem paga.
Sim sim, exatamente isso! O que dá uma boa desanimada. Hoje fui lá dar uma olhada e tava na mesma... Desisti. O famoso "nem de graça" eu quero.
Na vdd tem, mas o Deezer coloca restrição pra nossa região...
Eu passei pela mesma situação
estranho. uma das minhas ansiedades é esperar a próxima atualização do meu descobertas da semana pra eu dar o play e ficar ouvindo o dia inteiro. claro que algumas eu não curto muito e notifico, está constantemente mais próximo ao meu estilo
MEU DEUS!
Eu tenho Inter também. ahhaahhaah
Ainda tenho o Neon.
Eu tenho Xiaomi importado, Nubank, Inter e tenho Claro Controle. UHAushua
Eu importei todas as playlists do Spotify pro Deezer e uma porra de música ficou de fora pq não tem no Deezer.
kkkkkkk
Cadê o Alto-falante?
Caramba, usava o premium, ai dei uma cortada. Experimente o apple music, importei as playlists, e para minha surpresa algumas musicas sao versoes diferentes mesmo apresentando o mesmo nome e album. Passado os tres meses, como mudei de operadora movel, fui pra claro, fui lá testar o claro musica, e chega a ser pior. Bagunçado. Pra copiar a playlist usei o shazam embutido e para minha surpresa, a mesma falha, algumas musicas são diferentes mesmo apresentando os albuns originais. Não tem jeito, spotify é phoda...
Sério? Cara, as minhas listas, principalmente as "Daily Mix" são 100% o meu gosto. E olha que cada uma tem um estilo diferente.
Você costuma seguir os artistas que você gosta?
"O Spotify também promete entregar playlists e recomendações correspondentes aos gostos do usuário tendo como ponto de partida os artistas definidos por ele como preferidos."
Queria isso no plano premium porque as listas sugeridas pelo Spotify a maioria não tem haver com o que eu escuto...
Eu tenho xiaomi importado e uso Tim Beta, mas sou anarquista e uso Spotify.
Assinado com o Nubank...
O Spotify é muito foda! Mas o Deezer traz benefícios melhores por causa da Tim.
Não gasto nada da minha franquia no Spotify.
Uso no Wi-Fi
E por que não melhorar o plano pago deixando ele mais chamativo ou trabalham melhor nele? Assim você tem mais usuários mas não necessariamente mais usuários pagos. Se não tem tanta gente quanto gostariam, isso provavelmente se deve ao fato de ter alternativas tão boas quanto e elas nem tem versão gratuita.
hummmm...
ainda não me parece uma boa ideia para aumentar o número de contas pagantes,
veremos...
Ainda prefiro entrar no Beatport, comprar o que quero e ter minha coleção ali, vitalícia, salva inclusive na nuvem e disponível em qualquer lugar.
Lá vem o povo do Tim Beta com seu Xiaomi importado comentar que usa o Deezer de graça e não gasta nada da franquia.