Como pagar uma fatura vencida do Nubank (com juros)

Conheça todas as formas de pagar o valor atrasado e entenda como funcionam os juros e encargos cobrados

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Cartão do Nubank
Nubank (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se a data de vencimento do seu cartão de crédito Nubank já passou e você esqueceu de pagar a fatura, existem algumas formas de resolver esse problema. Veja abaixo como pagar uma fatura atrasada do Nubank e entenda como funcionam os juros e encargos cobrados nesses casos, variáveis de cliente para cliente.

Se você atrasou o pagamento do seu cartão de crédito Nubank por puro esquecimento, mas tem o dinheiro para quitar a fatura, não é preciso se preocupar. Nessa situação, basta gerar um novo boleto e fazer o pagamento do cartão assim que possível, evitando que mais juros sejam adicionados ao valor da fatura.

Tempo necessário: 2 minutos

Para gerar o novo boleto da sua fatura atrasada do Nubank, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a fatura do seu cartão de crédito:

    Abra o aplicativo do Nubank e toque na seção “Cartão de Crédito”. Em seguida, clique em “Pagar fatura”;Como pagar uma fatura vencida do Nubank (com juros) / Reprodução / Nubank

  2. Gere o boleto:

    Na tela seguinte, toque na opção “Gerar um boleto”. Com o boleto em mãos, realize o pagamento da fatura atrasada (que já está considerando os juros do atraso), diretamente pela sua conta do Nubank ou indo até uma agência bancária ou um caixa eletrônico. Feito isso, aguarde até 3 dias úteis para o pagamento ser processado.Como pagar uma fatura vencida do Nubank (com juros) / Reprodução / Nubank

Quais são as taxas de juros do Nubank?

Abaixo trouxemos uma tabela com as taxas de juros cobradas pelo Nubank em cada situação, lembrando haver faixas de variação, pois os valores mudam conforme o perfil do cliente.

Juros de crédito rotativo2,75% – 19,99% ao mês
Juros de parcelamento da fatura0,99% – 19,75% ao mês
Em caso de atraso: Juros (mesma taxa do rotativo ou do parcelamento) + mora de 1% ao mês1,99% – 20,99% ao mês
Multa de atraso2%
Juros no saque com cartão de crédito9,75% ao mês

Como saber meus juros no Nubank?

É possível descobrir quais são os valores de juros cobrados do seu cartão de crédito diretamente pelo aplicativo do Nubank. Nas configurações da sua conta, o usuário tem acesso a esses dados.

Para visualizar as suas taxas de juro do Nubank, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Nubank;
  2. Toque na sua foto ou ícone de usuário;
  3. Clique na opção “Configurar cartão”;
  4. Toque em “Informações sobre seus juros”.

Pronto, na tela seguinte você terá acesso a todas as informações de juros e encargos referentes ao seu cartão de crédito, como juros de rotativo, juros de parcelamento, juros e mora e multa de atraso.

Aplicativo Nubank
Aplicativo do Nubank. (Imagem: Divulgação/Nubank)

Quais são as outras formas de pagamento da fatura?

Se os gastos ao longo do mês foram muitos e você não tem dinheiro suficiente para pagar a fatura do cartão de crédito, vale a pena consultar se o seu cartão Nubank permite que você pague somente o valor mínimo da fatura.

Em caso positivo, é necessário pagar esse valor mínimo até a data de vencimento do cartão, sendo que a quantia em aberto poderá ser financiada pelo crédito rotativo ou parcelada (em ambos os casos, com o acréscimo de juros e IOF).

O pagamento mínimo até o dia do vencimento é importante, pois permite que o cliente não fique com a fatura atrasada, o que acontece se o usuário não pagar nada ou pagar menos do que o valor mínimo. Além disso, ao escolher essa opção e financiar o restante pelo crédito rotativo, os juros cobrados do valor em aberto são menores que os juros cobrados caso o cliente não pague nada (juros de mora).

Caso prefira, o cliente também pode optar por parcelar sua fatura. Nesse caso, é melhor esperar que ela feche para realizar o parcelamento, já que dessa maneira ele terá 30 dias para quitar a primeira parcela.

O parcelamento é um acordo feito entre o cliente e a instituição para que o valor da fatura seja dividido em parcelas ao longo dos próximos meses (com o acréscimo de juros e IOF). Vale ressaltar que os juros de parcelamento são menores que os juros de rotativo, de maneira que, se for pagar o mínimo da fatura, é sempre melhor parcelar o restante.

O parcelamento pode ser realizado diretamente pelo app do Nubank, necessitando que o cliente pague um valor de entrada e escolha o número de parcelas em que irá dividir a sua fatura.

Cartão de crédito Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)
Cartão de crédito Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

Para quem, no entanto, tem dinheiro suficiente na conta, mas sempre acaba esquecendo de pagar a fatura do cartão, uma ótima opção é o débito automático. O recurso pode ser ativado no próprio aplicativo, bastando seguir alguns passos simples, como explicamos neste tutorial.

Como funciona a data de vencimento do cartão Nubank?

Ao usar um cartão de crédito Nubank, todas as compras feitas pelo cliente vão se acumulando na sua fatura em aberto. Em uma data específica e fixa do mês, o valor gasto é calculado e a fatura é fechada. Nesse momento, então, o cliente deve pagá-la, tendo até a data de vencimento do cartão para fazer isso – período esse que costuma ser de 7 dias após o fechamento da fatura, mas pode variar devido a feriados e finais de semana.

Vale lembrar que a partir do momento em que uma fatura foi fechada, todas as compras realizadas no cartão de crédito entram na fatura do mês seguinte e assim sucessivamente.

Posso mudar a data de vencimento da fatura do Nubank?

Sim! A mudança pode ser feita diretamente pelo aplicativo do Nubank. Nas configurações do cartão, o cliente pode fazer uma simulação de quais seriam os dias de fechamento e vencimento da fatura e escolher a melhor data para sua situação.

Vale ressaltar que é importante seguir o tutorial e escolher as datas com bastante atenção, já que uma mudança como esta só pode ser realizada novamente depois de 90 dias.Cartão do Nubank na maquininha (Imagem: Divulgação)

Com quanto tempo de atraso na fatura o cartão é cancelado?

O Nubank não especifica o tempo de atraso necessário para isso, mas avisa que nenhum cancelamento é feito de forma automática pelo banco. Isso quer dizer que, no caso do atraso da fatura levar a um potencial cancelamento do cartão, a empresa entrará em contato com o cliente primeiro e, em último caso, anunciará a decisão com antecedência.

Posso antecipar o pagamento da fatura?

Sim! Caso a sua fatura não tenha fechado, mas você queira adiantar o seu pagamento, é possível fazer isso diretamente pelo app do Nubank. Nesse caso, é possível pagar antecipadamente o valor total já gasto ou apenas parte dele, de maneira que você terá restaurado o limite proporcional da sua conta – o que pode levar até três dias, caso o pagamento seja realizado via boleto.

Além disso, é importante lembrar que, independente do quanto foi pago, o restante da fatura deve ser acertado até o dia de vencimento do cartão.

Como posso ver o extrato da minha conta Nubank?

É possível pedir o extrato da conta bancária do Nubank por meio do seu aplicativo. Neste tutorial, explicamos como fazer essa rápida solicitação, que enviará o extrato para o seu e-mail cadastrado no app do banco, nos formatos PDF, OFX e CSV.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados