Início » Celular » Google Tarefas ganha app oficial para iOS e Android

Google Tarefas ganha app oficial para iOS e Android

Felipe Ventura Por

O Google Tarefas foi lançado no final de 2008 como uma integração ao Gmail. Eu adoro esse serviço pela extrema simplicidade, mas fiquei receoso com o passar do tempo.

Nessa última década, ele recebeu pouquíssimas atualizações e nunca teve um app oficial. Quando surgiu o Keep, em 2013, pensei que o Tarefas iria acabar, dado o histórico do Google em encerrar seus serviços.

Em vez disso, o Google Tarefas ganhou um novo visual na web, para acompanhar o redesign do Gmail, e agora tem um app para Android e iOS.

Dica: Todoist, Wunderlist, To-Do — confira aplicativos de lista de tarefas

Após instalar o app no Android, você será convidado a adicionar uma nova tarefa na lista “Minhas tarefas”. Insira o título e toque em Salvar. Há também a opção de colocar mais detalhes, ou uma data de conclusão.

Assim como antes, é possível criar uma tarefa vinculada a um e-mail. No Gmail, abra a mensagem e vá em Mais > Adicionar ao Tarefas. Ele também terá integração com a Google Agenda, que parece ainda não estar ativa.

Você marca uma tarefa como concluída deslizando-a para a direita. Para reorganizar os itens, basta segurar um deles e arrastá-lo para cima ou para baixo. E se você quiser criar uma subtarefa, é preciso segurá-la e arrastá-la para a direita.

Se você usava o Google Tarefas antes, todas as suas listas existentes estarão disponíveis. Basta tocar no botão ≡ no canto inferior esquerdo.

Por sua vez, o menu “…” permite organizar as tarefas por data adicionada (o padrão é “minha ordem”); renomear a lista; e excluir as tarefas concluídas.

Confesso que não gostei de algumas coisas no app. Ele joga as tarefas concluídas para o fim da lista; estou acostumado a mantê-las no mesmo lugar. Além disso, não é tão fácil remover tarefas: é preciso abrir cada uma e tocar em Excluir.

Ainda assim, estou aliviado que o Google não vai acabar com o Tarefas tão cedo. O app está disponível para iOS e Android. Qual serviço você usa para se organizar?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Menezes

Tarefas recorrentes já tem, só que quando eu marco uma como concluída, ela não reaparece no próximo dia que deveria aparecer. Não entendi.

Andre Águia

Ainda não tem tarefas recorrentes, etiquetas, uma interface web decente, ainda falta muito para chegar perto do todoist.

Thiago Nunes

Mas qual é a vantagem para com o Keep?

Luis Filipe

Faltam alguns recursos do Todoist nele, como tarefas recorrentes, mas quem sabe com o tempo eles não melhoram

Luis Filipe

Também gosto muito dele, pena que é meio carinho 😅

Capitão Guapo

Uso bastante os serviços do Google, mas quanta confusão.

O Google Agenda sempre teve tarefas no navegador, mas nunca em mobile, o que causava aquela estranheza.

Aí o Google criou o Keep que é um sistema de post-it, que embora seja um conceito diferente dá pra usar numa boa como checklist. Comecei a usar direto.

Veio Inbox, versão simplificada do Gmail que traz o conceito de tarefas pra dentro do e-mail e expande a organização da caixa de entrada com categorias. A detecção automática de compras e viagens é sensacional. Virei fã imediato e abandonei o Gmail.

Um tempo depois surge o conceito de Lembretes no mobile, que rapidamente se integrou no Google Now, Inbox e Keep. Sensacional. Outro que virei fã e cheguei a conclusão que não precisava mais de um gerenciador de tarefas a parte.

Agora o Google resolve remodelar o Gmail, mas sem trazer o todos os recursos do Inbox, como as categorias compras e viagens e... ressuscita o Tarefas.

Sério, não dá pra entender onde ela quer chegar.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Eu conheço queridão... nem por isso a frase dele fica melhor... se situa amigo...

Jóckisan

Eu testei e não tem como colocar lembretes nas tarefas. Continuo achando o Wunderlist melhor.

Willian Oliveira Sales

Eu uso o Wunderlist, todos os dias, e ele me atende 100%. Será que vale a pena testar esse app do Google?

paulo yan

Aaaaaah que felicidade...

vnsvini

Primeiro: Que bom que o Google renovou o Tarefas e deu mais atenção. O Keep tem função parecida mas vejo como serviços realmente diferentes. Ótima notícia.

Agora segundo. Sonho da vida: Esse Tarefas dar a possibilidade de marcar a tarefa para uma pessoa ou convidar uma pessoa pra tarefa. Tipo quando você adiciona um Keep e compartilha com uma pessoa. Ou quando você está em uma Google Sheets e adicionar um comentário "+ @gmail da pessoa".

Acho que assim o serviço iria bater de frente com o Trello, que não acho nada organizado.

Dispister

Uso o da Ms depois do Wunderlist
E depois de criar uma lista de:
Filmes e series para ver
Jogos retro para zerar na Raspberry
E coisas para baixar estilo Dave Jones
Tem se portado um otimo app
Parece que ele ja sabe que de fim de semana vou zerar um game de Mega ou Super e ja recomenda ao meu dia

Idney

é integrado sim, mas na agenda ou você usa o "tarefas" ou o "lembretes", sendo o último integrado ao keep.

Mickão

Eu uso o Keep mesmo e me atende muito bem pra tudo. Não vi muita utilidade em testar o Tarefas mas bacana que o Google tenha dado uma atenção pra quem já usava e gostava dele no passado.

Felipe Ventura

Parece que não. A ajuda não menciona uma forma separada de acessar o Tarefas: https://support.google.com/...

Era possível acessar uma versão independente do Gmail em https://mail.google.com/tasks, mas ela foi removida (agora leva a um artigo de ajuda).

E o https://mail.google.com/tas... permanece com a interface antiga, deve ser removido em breve também.

Exibir mais comentários