Início » Aplicativos e Software » O que há de novo no Ubuntu 18.04 LTS

O que há de novo no Ubuntu 18.04 LTS

Felipe Ventura Por

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares do Linux. A cada dois anos, ele ganha uma versão LTS (Long Term Support) com suporte prolongado.

Nesta quinta-feira (26), o Ubuntu 18.04 LTS foi lançado com algumas mudanças importantes, tanto na interface como nos bastidores.

Para quem usava a versão 16.04 LTS, lançada em 2016, a maior diferença está na interface. O Ubuntu passou a adotar o Gnome com algumas modificações; o desenvolvimento do Unity foi interrompido no ano passado.

Por isso, após a instalação, o sistema avisa que "funciona de forma diferente que outras versões". Os botões minimizar/maximizar/fechar ficam do lado direito nas janelas (dá para mudar isso nas configurações).

O dock lateral permite fixar programas, e tem um ícone na parte inferior que abre a lista de aplicativos instalados. Enquanto isso, a barra superior exibe o menu do programa ativo; um widget de relógio e agenda; e um menu de sistema para gerenciar conexões, volume e usuários.

A Canonical também está reforçando seu apoio aos snaps, formato universal para distribuição de software. Para novas instalações, alguns programas (Calculadora, Mapa de Caracteres e Monitor do Sistema) vão adotar esse padrão.

Os snaps podem ser atualizados automaticamente, e são compatíveis com várias distribuições do Linux, incluindo Debian, Fedora e Mint.

O Ubuntu 18.04 LTS tem uma nova opção de instalação "Mínima", apenas com o navegador web e utilitários básicos. Ela não inclui o LibreOffice, players de mídia e jogos, que podem ser instalados depois. Isso economiza cerca de 400 MB de espaço.

Além disso, há um novo recurso chamado "Canonical Livepatch", que permite instalar atualizações do kernel do Linux sem reiniciar o sistema. Para ativá-lo, você precisa fazer login com uma conta Ubuntu One.

Esta versão coleta mais dados sobre o seu PC. Isso inclui a fabricante do seu computador, o modelo do processador, seu ambiente de área de trabalho e o fuso horário. Ele também envia automaticamente relatórios de bugs pelo Apport. É possível desativar isso, claro.

O Ubuntu 18.04 LTS usa o servidor gráfico Xorg, com a opção de alternar para o Wayland (ainda sem suporte de drivers da Nvidia) na tela de login.

E o sistema consegue exibir emojis coloridos em quase todo programa, usando a fonte Noto Color Emoji, do Google — a mesma presente no Android 8.0 Oreo. É possível abrir um menu de emojis com os atalhos de teclado Ctrl + . (ponto) ou Ctrl + ; (ponto e vírgula).

Você pode baixar o Ubuntu 18.04 LTS neste link. Ele receberá atualizações de segurança até 2023.

Com informações: How-To Geek, OMG Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Silva
Eu estou com um problema seríssimo, atualizei o meu, porém, ele simplesmente da erro de autenticação ao iniciar... Nem pede pra colocar minha senha nem nada...alguem me ajuda preciso trabalhar
Alexsandro Farias de França
Jamais use ubuntu na última versão. Ainda uso o 16.04. Quando ficar redondo, sem mais problemas graves mudarei para nova versão. Passei muito tempo usando o 14 antes de passar para o 16.
Marcus Araújo
A Canonical quis abraçar o mundo e agora aparentemente estão mais realistas dentro da perspectiva que podem, de fato, atingir. Já destsistiram do mobile (por mais que a ideia fosse boa, a gente sabe que sem o apoio dos desenvolvedores, não adianta que não deslancha) e agora descontinuaram o tão mal falado e regularmente apedrejado Unity; é hora de parar de sangrar dinheiro mesmo. Espero que de fato foquem na melhoria do sistema, pois todo mundo que já testou umas distros sabe que o Ubuntu é realmente prático, mas também bugado.
Cachorro Vadio
Depende muito. Coloquei a versão 16 no notebook da minha esposa desde quando lançou pq tava cansado de ficar resolvendo os problemas que ela arrumava no windows - quase sempre virus - e ele está lá funcionando ate hoje. Tudo o que ela precisa fazer nele ela faz. Raramente pego ele pra ver se ela ta atualizando certinho.
Max Giudice
Na minha opinião o Ubuntu é muito bom! Uso há anos...
wuhkuh
Usei o Ubuntu por mais de um ano e foi um dos melhores sistemas que já usei, pratico, enxuto e faz seu trabalho como ninguém!
Felipe Ventura
https://login.ubuntu.com/
felipegcoutinho
Design do Ubuntu fede, nunca mudam.
José Vieira
Nota "nada a ver", não é que o Ubuntu reconheceu o RTL8723BE... rs... Pelo menos no live usb, rs...
Rodrigo Zimmermann
Esse problema já foi corrigido pela Canonical.
Gertrudes, a Lhama Morta
O de abrir com um só clique dá pra mudar pelo tweak-tools. Sim,o elementary tem umas coisas bem chatinhas. É um sistema feito por designers, e meio inspirado no jeito Apple de ser, no sentido de que ELES tomaram uma decisão de como vai ser, e pra mudar é mais complicado. E como tem 3 pessoas só tocando o projeto, ele evolui lentamente.O AppCenter dele e os apps exclusivos que ele têm são bacanas. Mas exclusividade no mundo Linux não é algo que pega bem.
Luís Felipe
"Grande novidade"....
José Vieira
É o que tenho usado desde que me passaram o note novo aqui no trampo, o Ubuntu não tinha suporte ao driver wi-fi, e resolvi testar outras distros - testei várias, nenhuma suportava o bendito RTL8723BE, a última foi o Elemetary, achei bonitão... foi ficando, ficando, ficando... Mas agora volto pro Ubuntu. Algumas coisas chatinhas do Elementary que nunca quis aprender a resolver motivam a decisão. Acredite, não aceitar o atalho Ctrl+Alt+T para chamar o terminal (sou viciado nisso) e abrir pastas e arquivos com um só clique é o que mais me incomoda... rs
Rafael Moreira
As distros Ubuntu e Mint são ótimas. Possui vários programas essenciais embarcados. Particularmente eu gosto mais do Linux Mint versão Mate. Sistema rápido, interface básica sem muitas firulas como o Windows 10. Atualmente parei um pouco de usar Linux, depois que migrei para o sistema macOS. Mais voltarei a usar um Linux via maquina virtual. Gosto do sistema, é bem seguro e legal de operar igual o macOS.
David R.Jones
Rolling release é vida.
Kodos Otros
Minha querida, eu uso Linux e o meu papel de parede é a sua foto. Problema resolvido.
Baidu feat MC Brinquedo
Querido, pelo menos no Windows da pra instalar toda a suíte do Baidu!E no Linux? Ah, não dá né?
Trovalds
Pulei dessa bomba em 2008 depois de (mais) um upgrade quebrado (3 seguidos).Dei uma passada pelo Debian e descobri o rolling release com o Gentoo. Caso de ódio no começo porque ele te obrigava a saber de fato sobre Linux mas depois que você aprende se torna um caso de amor eterno.
Felipe Xavier
Pensei a mesma coisa. Acho esse Noto muito mal desenhado, principalmente os smileys.
Gertrudes, a Lhama Morta
A maior falta de apps no Linux está nos profissionais, como a suíte Adobe e Office. Sempre há alternativas, porém. Mas sim, geralmente dão mais trabalho nesses casos do que no Windows.(ps: O Deepin possui instalada de fábrica um software da Codeweavers chamado CrossOver. Ele é uma solução MUITO boa pra rodar softwares nativos de Windows. Photoshop e Office 2013 são dois exemplos que funcionam muito bem, e tem jogos também. A instalação deles é super fácil)
Seraph
Já saiu?
Ed. Blake
Eu gostava muito do Elementary e do Mint Mate, mas acabei ficando pra sempre no ubuntu devido ao bom suporte a configuração de proxy por interface gráfica.
²He
Para ativá-lo, você precisa fazer login com uma conta Ubuntu One.O que diabos é a "conta Ubuntu One"?
Ed. Blake
Eu achei uma boa decisão.
Ed. Blake
O atual problema com o Ubuntu é que o Gnome exige uma boa máquina para funcionar bem.Uso aqui um PC com um Intel i3 e 4Gb de RAM e o gnome simplesmente não fica bom. O desempenho da máquina fica lamentável.A melhor solução para usar linux sem ter uma máquina gamer ainda são o Xfce e o Mate.
sincero
Eu tenho um notebook da Samsung aqui que estava rodando horrível o Windows 10. Então instalei o Ubuntu. Foi um alívio misturado com frustração. O sistema está rodando liso, porém faltam programas. Os que têm são gambiarras genéricas feitas pela comunidade Linux que funcionam porcamente. O Linux pra mim foi uma mistura de alívio nostálgico com coito interrompido.
Kaleb
Acho que seu corretor ortográfico confundiu Windows com Linux. rsrs
Felipe Liʍa
XUBUNTU 18.04 LTS
William Lima Crisostomo
Eu acho essa fonte que usam feia demais.E esse negócio não evolui, se brincar ainda parece o mesmo ubuntu que eu usava 7 anos atrás.
Trovalds
Quer dizer, não seria o Ubuntu.
Comentário Mil Grau℗
Pelo menos não são aqueles "emojis" que se parecem com amoebas e horrorosos.
Gertrudes, a Lhama Morta
Não precisa ser desenvolvedor pra deixar de ser um usuário comum.... Cada um tem que usar o que gosta mais. Não vou deixar de usar um OS que acho melhor pra mim e de quebra é mais leve e mais estável porque "todo mundo" usa outro.
Gertrudes, a Lhama Morta
Gnome tem um memory leak há anos, que só agora que a Canonical resolveu usar ela teve que se meter a resolver.... Mas ainda não conseguiu
Gertrudes, a Lhama Morta
Liberado
Gertrudes, a Lhama Morta
Parece que estão investigando o memory leak, agora que a Canonical tá no meio. Mas vi gente que -segundo eles mesmos- entendia do código fonte falando que é um problema meio que arquitetural e que a única saída era reescrever. Mas pareceu meio dramático
Gertrudes, a Lhama Morta
É o estilo mesmo, ele é caprichado e agradável. Mas com as aplicações de terceiros no estilo flat ele fica bem fora
brunocabral
Fiz alguns testes numa partição extra é o uúnic bug era com o driver da gpu. De resto tava ok
Tori
Elementary tá em constante desenvolvimento.Eles querem ter um padrão como MacOS
Tori
O consumidor comum não usa porque ele não quer sair de sua zona de conforto.Entre um bolo de uma marca como Lecadô e um de esquina, é claro que você irá escolher o que é mais conhecido, mesmo sendo mais caro.É tudo questão de padrão.
Eduardo
Quando usava Ubuntu, sempre esperava 2 ou 3 semanas para atualizar ou instalar uma versão nova hehehe
Marcos
Se acostuma ... eu gosto bastante de Design .. etc.. No inicio foi difícil.. porém acostuma. rsrsrsr. Felizmente há maneira de customizar rsrs.
@Sckillfer
Sério que escolheram os emoji Noto da Google ao invés do EmojiOne?
Marcos
rsrsrs.. Tanto em um HP 4530S e um Samsung RV411 ambos com HD3000 e 8GB de RAM .. pesa um pouco.Gosto bastante do KDE Neon... porém ... pouco desempenho não rola.Como não tenho acesso a uma maquina atual, infelizmente não tenho a minima noção de como é o funcionamento. Já que a maioria dos PC que tenho acesso , são de 2GB, 4GB .. Grande parte com vídeo onboard.Devido a esse fato... me adaptei a minha realidade e fiz essa customização para que outras pessoas testem..Provavelmente é um apego de uso do Windows XP .. que funcionava bem, abria tudo bem rápido.. rsrsrs. Algo que hoje é possível em hardware de baixo custo, somente via linux.
Andre Costa
Liberaram 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Kodos Otros
É só mudar. Já no Windows tem que engolir aquilo lá mesmo e pronto ou mudar o papel de parede.
Diego F. Duarte
Ja fui early adopter de Ubuntu. O q me salvou 2 dias depois era o backup q eu fiz, pois o sistema simplesmente parou de bootar lol. Agora sempre espero umas 2-3 semanas antes da update
Neo_One
Como o @disqus_FdWG9gbYSY:disqus já disse, instalação limpa é sempre melhor, porém creio que mesmo assim não há garantias de que não haverá impacto no menu boot. Entretanto, tudo depende de como você particionou o disco e estruturou as pastas do Ubuntu quando instalou o Linux pela primeira vez. Caso de algum problema existem vários aplicativos com GUI para reparar o GRUB. Os mesmos podem ser utilizados lançando o OS através de live USB.
ʞǝʌǝɥs
exato...no Windows, se quiser personalizar a interface tem que innstalar dlls de terceiros!um lixo
brazlocateli
Agora vai!!!
Zé das Covi
é um select na hora de tacar a senha no usuario
Zé das Covi
Deixei o ubuntu em casa por um tempo e a negada lá gostou.É um pessoa bem diversificad, 1 adolecente, 1 criança, 1 professora de 45 anos, 1 motorista de caminhão .E quando eu tirei pois o dualboot tava tive que colocar novamente pra rodar pq o pessoal gostou bastante
Diego Luiz
Ouvi dizer que o tema será padrão no Ubuntu 18.10, mas não no 18.04
Marcos
Gnome é muito pesado.. deveriam investir no xfce ou criar uma versão do xfce em QML.Linux Mint 18.3 xfce - (64bits), com softwares pré instalados.Deixo o link aqui para o Download... Eu usei o etcher para passar a imagem para o pendrive.. necessita de um pendrive de 8GBhttps://www.youtube.com/wat...Aplicativo para criar USB Boot - Etcher - https://etcher.io/Imagem do OS em .img : https://drive.google.com/dr...Observação .. a senha é linux.Recomendo a instalação como usuário linux ... fazer a alteração do nome de preferencia apos a instalação .. já que eu não testei se pode haver erros caso coloque outros nomes.Raiz e Home devem estar em partições separadas. Swap .. apenas se desejar.Roda em Live "CD"/USB
Zé das Covi
Esperar as cobaias fazerem o download .... daqui a 2 semanas ta seguro =D
Jhon
Cara, só de você ter que correr atrás de outra interface já exclui o usuário comum que não tem o mínimo de disposição pra ficar descobrindo como fazer e testando interfaces diferentes. As pessoas querem algo simples e eficiente em que você não precise ficar dando sudo apt-get pra conseguir uma experiência melhorzinha.
DumbSloth87
Os cara tem preguiça de trocar launcher no Android...
Jhon
Cara, não é porque você usa que o consumidor comum vai usar também. Querendo ou não a maioria da galera que acessa o tecnoblog é mais geek e que se liga em tecnologia, é um público bem restrito, não dá pra tirar de exemplo.
Andre Costa
Creio que sim.
Tori
Esse pensamento é muito ruim, mano.Ubuntu tem suas vantagens, eu não sou desenvolvedor e uso.
sergio200hs
Esta interface é um exemplo de varias interfaces que existempor isso se não gostas tens totalmente direito de mudar para outra sem problemasse fomos nós que decidir-mos escolher o linux em vez do windowsem tão não venhas reclamar
Jhon
Sinceramente, acho que se você não for desenvolvedor (ou parte de algum outro nicho que precisa de Unix) não faz nenhum sentido, só essa interface já é motivo suficiente pra ir pro Windows.
Marcos Rios
Você pode atualizar por cima quando aparecer a notificação de atualização, porém não recomendo, instalação limpa é mais trabalhosa, porém certeza que vai ficar bem mais estável.
Jorge Bevilacqua
Por isso que não atualizaram a página de downloads ainda?
Luiz Bandeira
Esta aí uma dúvida que tenho, uso o Ubuntu 14 e n'outra partição o W10 . Como instalar esta nova versão sem alterações no boot? (neste ultrabook com SSD se eu tirar o Ubuntu não arranca o boot para o outro sistema)
Molinex
O mais aguardado lançamento de bubuntu dos ultimos anos...E aí quem usa, ficou bão?
Kodos Otros
Eu tb to usando o Deepin. Mas pefiro o Gnome (com minhas modificações), só não uso pq ele trava, fica pesado do nada..
Gertrudes, a Lhama Morta
Usei muito pouco o KDE. Quando vi que os atalhos nele eram todos diferentes e que eu ia ter que configurar muita coisa pra deixar do jeito que eu queria, eu larguei de mão. Mas é bonitinho.Eu to com o Deepin hoje, acho a melhor distro, a loja de apps e os apps próprios são sensacionais. Eu prefiro o workflow do Gnome porém, tento simular o máximo que dá.
Kodos Otros
Concordo 100%.A interface do Kde atual é interessante, mas não usaria.
Gertrudes, a Lhama Morta
Acho os temas padrões da maioria das distros muito feio. Ubuntu, Mint, Fedora, todos horrorosos. A exceção é o Deepin.O do elementary acho bonito, mas antiquado e destoa das aplicações não-nativas.
Kodos Otros
Ah sim, lembrei agora.
Gertrudes, a Lhama Morta
Canto inferior esquerdo, onde agora fica o atalho pros Apps
Kodos Otros
O atual é de assustar mesmo. Acho que se fosse em 1994 já iria parecer antigo.
Gertrudes, a Lhama Morta
Acho que na 18.04.1 sim, parece que tinham alguns detalhes que queriam ajustar antes. Podiam ter lançado já, qualquer coisa é melhor que o atual.
Kodos Otros
Esse vai ser o tema padrão, né? Não sei pq não saiu nessa atualização agora.
Jonathan
que bosta! Valeu!
Andre Costa
Vi aqui -> https://www.howtogeek.com/3...Porém sem previsão de liberar ainda.
Gertrudes, a Lhama Morta
Quem quiser usar, mas também quer um visual condizente com essa década, pode instalar o Communitheme.
Jonathan
André, visse essa notícia aonde, eles deram alguma previsão de liberação?
Jonathan
Vê aqui, o pessoal da Canonical parece que dormiu no ponto hj. Nada no site, nada nas redes sociais - http://cdimage.ubuntu.com/d...
Andre Costa
Teve um bug de última hora, estão corrigindo antes de liberar.
Diogo Mendes
Como assim: "Nesta quinta-feira (26), o Ubuntu 18.04 LTS foi lançado com algumas mudanças importantes, tanto na interface como nos bastidores." Ainda não foi lançado !! Bug
Jonathan
Ainda não tá no site, vi no Pplware esse link - http://cdimage.ubuntu.com/d...
Gertrudes, a Lhama Morta
Provavelmente é só uma configuração na Dash-to-dock, que é o nome da extensão que eles usam pra colocar a dock lateral.
Kodos Otros
Onde ela estava?
Marcvs Antonivs
Tirar a lixeira de onde ela estava (a la Mac OS) e colocar no Desktop (a la Windows) é realmente a baba! Tenho um iMac e sempre gosto de instalar o Ubuntu via WMware. Gostaria de saber se tem uma maneira de retornar a Lixeira pro lugar dela, senão fico com o 16.04 mesmo...