Início » Internet » Como entrar na deep web pelo Android ou iPhone

Como entrar na deep web pelo Android ou iPhone

Veja como acessar a dark web pelo seu celular com segurança usando o Tor

Por
1 ano atrás

Nós já explicamos o que é e como acessar a deep web. Basicamente, a deep web (também chamada de dark net) é um conjunto de redes que fazem parte da web mas não são indexadas pelos mecanismos de busca, tornando seu conteúdo oculto para um grande público.

Geralmente, a deep web é associada a conteúdo ilegal, como venda de drogas, pornografia infantil ou diversas outras atividades obscuras, mas a rede não tem só esse tipo de conteúdo. Ela pode ser bastante útil para ativistas e jornalistas que precisam de anonimato. No computador, ela pode ser acessada pelo navegador Tor, que se conecta à rede de mesmo nome.

No celular, existem aplicativos (oficiais e não oficiais) que fazem essa ponte com a rede Tor e possibilitam a conexão — não precisa de root, jailbreak ou qualquer outro tipo de modificação não-oficial no seu smartphone. Olha só:

Entrar na deep web pelo Android

No Android, você precisa baixar dois aplicativos, ambos oficiais do Tor Project, que criou o navegador e a rede do Tor, método mais comum para acessar a deep web. São estes:

  • Orbot Proxy: esse é o proxy que vai se conectar à rede do Tor para criptografar e anonimizar o seu tráfego, como acontece no computador automaticamente com o navegador Tor. Dessa forma, você vai conseguir navegar na deep web praticamente de forma anônimaç
  • Orfox: é o navegador de fato, como se fosse uma versão do Tor para o celular. Ele também é baseado no Firefox e recebeu algumas modificações para garantir que a privacidade do usuário seja garantida. Ele deve ser usado depois que você ativar o Orbot;

Veja como entrar na deep web pelo seu celular Android:

  1. Baixe e instale o Orbot e o Orfox no seu smartphone;
  2. Abra o Orbot Proxy e passe pelo processo de introdução;
  3. Toque em Mundo e selecione Brasil;
  4. Ative a opção Modo Apps VPN;
  5. Toque em Iniciar, no ícone redondo com a cebola de fundo. Aguarde a conexão. Você vai saber que deu certo quando aparecer Full Device VPN do lado da raposa;
  6. Se não funcionar, marque a opção Usar Pontes e tente novamente;
  7. Pronto! Agora, é só abrir o navegador Orfox (semelhante ao Tor) e acessar o que você quiser na deep web. Ele funciona como um navegador comum, mas consegue acessar os sites da rede Tor, normalmente com endereço .onion.

Quando terminar a navegação, é só desativar o Orbot. Veja no final do post o que fazer na deep web.

Acessar a deep web pelo iPhone

Para iPhone, não existe um aplicativo oficial do Tor por algumas limitações do sistema, como o fato da Apple obrigar os navegadores de terceiros no iOS a usarem o motor de navegação WebKit, o mesmo do Safari e Chrome. Como o Tor é baseado no Firefox para garantir que a navegação é a mais anônima possível, as alternativas para iPhone são tecnicamente menos seguras.

O próprio Tor recomenda o Onion Browser, que tenta implementar alguns recursos para prevenir alguns problemas de segurança — normalmente suficientes para um usuário comum. Pelo menos, por conta dessas limitações, é muito mais fácil navegar na deep web pelo iPhone:

  1. Baixe e instale o Onion Browser no iPhone ou iPad;
  2. Passe pelo processo de configuração;
  3. Quando aparecer algo sobre Bridges, toque em Continue Without;
  4. O app vai conectá-lo à rede do Tor, enquanto aparecer a mensagem We’re connecting you;
  5. Quando aparecer Connected, toque em Start browsing para iniciar a navegação;
  6. Se tudo der certo, você vai ver a mensagem “Onion Browser has successfully connected over Tor”.

O que fazer na deep web

Normalmente, o primeiro passo é acessar a Hidden Wiki, que lista alguns sites da deep web. Acesse a Hidden Wiki clicando neste link (só vai funcionar na rede do Tor): http://zqktlwi4fecvo6ri.onion/wiki/index.php/Main_Page. Por lá, você encontra qualquer tipo de site que existe nas redes da deep web.

A velocidade de navegação deve ser mais lenta que o normal porque a sua internet se conecta à diversos computadores, como um túnel, para carregar os sites, então depende da velocidade de conexão de muitos pontos ao redor do mundo.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.