Início » Internet » Google, Facebook e Microsoft seguem Apple e trocam emoji de arma de fogo

Google, Facebook e Microsoft seguem Apple e trocam emoji de arma de fogo

Victor Hugo Silva Por

Em 2015, a Apple sofreu pressão de um grupo a favor do controle de armas de fogo, e decidiu trocar seu emoji de pistola por uma versão de brinquedo. Com o passar do tempo, isso surtiu efeito em outras empresas.

No ano passado, Samsung e Twitter mudaram seus ícones. Agora, a mudança chega também para as plataformas do Google, Facebook e Microsoft.

Em atualização do Android nesta semana, alguns usuários puderam notar a mudança no emoji: a versão do Google traz uma pistola d'água laranja. Por sua vez, Apple, Samsung e Twitter têm uma arma verde.

A Microsoft usou o Twitter para mostrar uma prévia do novo ícone. "Estamos no processo de desenvolver nossos emojis para refletir nossos valores e o feedback que recebemos", diz a empresa.

Em 2013, a Microsoft já havia tentado criar algo diferente para o emoji. Durante três anos, a empresa usou uma espécie de arma laser. No entanto, a escolha não foi acompanhada por nenhuma grande concorrente.

O Facebook também está trabalhando em uma alteração do seu emoji, porém não revela mais detalhes.

A padronização do emoji é feita pela Unicode Consortium. Porém, o visual de cada ícone é definido por cada empresa. Isso abre espaço para mal-entendidos: por exemplo, quando um usuário envia o emoji de arma de brinquedo, o destinatário pode acabar vendo uma arma de fogo.

Veja a evolução dos emojis de arma:

Por que a Apple mudou o emoji de arma?

Em 2015, uma campanha batizada de Disarm the iPhone pressionou a Apple a excluir o emoji do seu sistema. Ela foi criada por um grupo a favor do controle de armas de fogo, que busca restrições para sua venda nos EUA, como verificação de antecedentes criminais.

O pedido não foi totalmente aceito. Em vez disso, a Apple decidiu redesenhar o ícone, o que foi considerado pelo grupo como uma vitória. Até hoje, o controle de armas segue como uma questão central nos Estados Unidos, por conta dos recentes tiroteios ocorridos no país.

Com informações: Business Insider, Emojipedia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

linuxuser5000

Seu comentário é o exemplo perfeito do que é usar mentiras e falácias para criar um espantalho para depois combatê-lo, e qualquer que um que não for um analfabeto funcional e ler o seu comentário vai ver isso:
"Conheco cidadaos de bem que", Todos que você citou são bandidos, e você ao dizer que eles são cidadãos de bem dando um uma amostra de como funciona a ideologia esquerdista que diz que o criminoso e o cidadão de bem são iguais.

"apoiam o", Somente Igorando a verdade e os fatos para tentar criar uma associação de Bolsonaro com criminosos, mas isso não se sustenta porque ao contrário do que você está falando Bolsonaro não vai pensar duas vezes antes dizer que eles são bandidos e defender punição dura e exemplar para esses criminosos, a verdade e os fatos deixam claro que tem associação e defende bandidos é a esquerda que defende que eles são "vítimas da sociedade" e não podem ser punidos por seus crimes.

"quem sao os", Quem falou em matar ?, eu falei em LEGÍTIMA DEFESA, no direito de poder se defender, e isto está mais do que claro no meu comentário.

Agora responda :
Qual o interesse do PT, PC do b, PSDB, PMDB, PSTU, PCB e outros partidos de esquerda em apoiar o estatuto do desarmamento ?

E na Venezuela porque o ditador comunista Hugo Chávez desarmou o povo venezuelano ?

Os ditadores de esquerda estavam preocupados em salvar vidas quando desarmaram a população de seus países ?

Você acha que o fato de todos os partidos de esquerda apoiarem o desarmamento e as ditaduras de esquerda desarmarem a população é por bondade ?

Qual é o verdadeiro interesse do estatuto do desarmamento ?

Quem foi desarmado pelo estatuto do desarmamento: o cidadão de bem ou o criminoso ?

Antes do estatuto do desamarmento o Brasil não era um faroeste, agora com o cidadão de bem desarmado e sem poder se defender, e só o criminoso armado e a violência só aumentando, você acha que está mais tranquilo ?

Luiz Alcadipani

Quais cidadaos de bem podemos armar? Conheco cidadaos de bem que cometeram estupro dentro da universidades mais cara do estado no curso de direito, cidadaos de bem que batem na mulher, cidadao de bem que rouba rotineiramente de sua empresa onde e gerente, cidadao de bem acusado de molestar o enteado na zona sul do rio. Todos esses homens de sucesso, pagadores de impostos, e que em 2018 apoiam o Bolsonaro porque 'Bolsonaro nao defende bandido". Agora fica a pergunta: se estes são os cidadaos de bem, quem sao os bandidos que podemos matar?

Nelson Brockes

Você precisa aprender a lidar com o fato de que a ausência da polícia é uma realidade. Simplesmente nunca houve, não há e dificilmente haverá policiais suficientes para garantir segurança a todos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Talvez num dia distante, quando a humanidade tiver conseguido construir um exército de robôs auto-replicantes movidos a energia solar isso se torne realidade, mas hoje isso é algo muito distante.

A primeira hipótese que você citou é a melhor segurança que podemos ter no momento, daí a importância do uso de câmeras portáteis por quem anda armado.

No caso da segunda hipótese você mostra que não entende do assunto que se propõe a debater, pois um tiroteio é uma loteria na qual quem saca sua arma primeiro tem 90% de chances a seu favor de conseguir acertar o oponente antes que este o acerte e qualquer um com um mínimo de conhecimento no assunto jamais tentaria sacar uma arma contra um oponente que já tem sua arma apontada para ele.

Quanto à alegação de legítima defesa, se o que sacou sua arma depois sobreviver, ele poderá fazer essa alegação, mas um dos requisitos para configurar legítima defesa é a repulsa à agressão injusta, então ele terá que convencer o juiz e/ou os jurados de que a repulsa do vovô era injusta. Daí a importância, volto a frisar, do uso de câmeras portáteis por quem anda armado.

Mas, de qualquer modo, com ou sem câmeras, as pessoas só podem responder de duas formas a uma agressão da qual não se possa fugir: se entregando ou lutando. E como muitas vezes os agressores atiram nas vítimas mesmo que elas se entreguem, resta claro que essa decisão de se entregar ou lutar cabe unicamente à vítima e não podemos cercear as vítimas potenciais de terem paridade de armas com seus agressores.

linuxuser5000

Para a esquerda "criar o espantalho" é simplesmente falar a verdade.
Você acabou de confirmar tudo o que eu disse: pra esquerda o cidadão de bem e o bandido são iguais, e você ainda falou outra mentira da esquerda ao dizer que o pobre tem tendência a ser bandido, qualquer um que não for um analfabeto funcional e ler o seu comentário vai ver isso.

linuxuser5000

Para a esquerda "criar o espantalho" é simplesmente falar a verdade, os países mais armados são os mais seguros, basta ver quais são os países mais seguros e maioria deles não impede o cidadão de bem de se defender,e é você que não tem capacidade de rebater argumentos porque você está usando falácias e se contradizendo, olhe o que você mesmo escreveu :
"Brasil é pouco armado e tem 26,74 homicídios por 100.000 habitantes.

México é muito armado e tem 16,35 homicídios por 100.000 habitantes."

O México é um país semelhante ao Brasil em idh, economia, criminalidade, e é mais armado que o Brasil e o índice de mortos é muito menor como você
mesmo admitiu.

Um dos vizinhos do Brasil o Paraguai um país com nível de desenvolvimento e pobreza semelhante, lá o acesso a armas de fogo é muito mais fácil que no Brasil, se comparada a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes do Brasil e do Paraguai, a taxa do Paraguai é muito menor.

"Estudos concluem que a posse de arma tem forte correlação ", O Japão é um país que praticamente baniu armas de fogo, e tem uma taxa de suicídio altíssima, são em média 30.000 suicídio ao ano.

"Sabe onde você pode falar isso de "países mais armados são os mais seguros" e estar certo?", Na Europa e em várias outras partes do mundo.

"Você acha mesmo que o que falta para o Brasil ser tão seguro", O cidadão de bem tem de ter o direito de defender a sua vidar e a sua família, a polícia tem de ter retaguarda jurídica e liberdade para fazer o seu trabalho, e o bandido tem de ser punido dura e exemplarmente.

"Acho que a ferramenta segurança publica te atenderia melhor.", Está atendendo melhor com o cidadão de bem impedido de se defender e o Brasil com um número de mortos pela violência comparáveis a de um país em guerra civil e que não param de aumentar ?

Qual você acha que é o interesse dos partidos de esquerda em desarma a população ?

Você acha que os ditadores de esquerda estavam preocupados em salvar vidas quando desarmaram a população de seus países ?

Nelson Brockes

Não mesmo, Malaquias, pois a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e os cagões defensores do desarmamento não estarão ao lado dos vovôs quando a violência lhes bater à porta.

linuxuser5000

Como sempre a esquerda taxando quem discorda de suas ideias fracassadas e assassinas, no caso acusando de fazer : "discurso populista" e "separar as pessoas", somente por falar a verdade e dizer que o cidadão de bem não é e nunca vai ser igual ao bandido que rouba, mata, estrupa, tortura e sequestra.

linuxuser5000

A esquerda como sempre tentando tirar o direito do cidadão de bem de defender a sua vida, a sua família e protege a sua liberdade.
Os países mais armados são os mais seguros.
"Acho que a ferramenta segurança publica te atenderia melhor.", Está atendendo melhor com o cidadão de bem impedido de se defender e o Brasil com um número de mortos pela violência comparáveis a de um país em guerra civil e que não param de aumentar ?

linuxuser5000

Típico da esquerda dizer que o cidadão de bem e o bandido são iguais.

Vinícius

Pecado é da Idade Média, e as frescas eram as vizinhas que nem deixavam levar ninguém em casa sem contar pros pais

André Martani

Mas não tinha gente fresca como tem hoje! Eu brincava de polícial&bandido, com armas de metal (zamak), similares a armas de verdade e que usavam espoletas e nem por isso eu e minha turma crescemos bandidos influenciados por gostar de armas de fogo, mesmo que de brinquedo. Agora tudo é pecado, tudo é errado nessa geração Nutella!

Marcus Araújo

A MS não cede de jeito nenhum o posto de piores emojis nativos.

Vinícius

Para apagar o fogo das novinhas kkkkk

Vinícius

Sei lá de que geração você é, mas sempre existiram os "politicamente corretos" de araque.

Zepra Cordeiro

interessante ok

Exibir mais comentários