Em 2015, a Apple sofreu pressão de um grupo a favor do controle de armas de fogo, e decidiu trocar seu emoji de pistola por uma versão de brinquedo. Com o passar do tempo, isso surtiu efeito em outras empresas.

No ano passado, Samsung e Twitter mudaram seus ícones. Agora, a mudança chega também para as plataformas do Google, Facebook e Microsoft.

Em atualização do Android nesta semana, alguns usuários puderam notar a mudança no emoji: a versão do Google traz uma pistola d’água laranja. Por sua vez, Apple, Samsung e Twitter têm uma arma verde.

A Microsoft usou o Twitter para mostrar uma prévia do novo ícone. “Estamos no processo de desenvolver nossos emojis para refletir nossos valores e o feedback que recebemos”, diz a empresa.

Em 2013, a Microsoft já havia tentado criar algo diferente para o emoji. Durante três anos, a empresa usou uma espécie de arma laser. No entanto, a escolha não foi acompanhada por nenhuma grande concorrente.

We are in the process of evolving our emojis to reflect our values and the feedback we’ve received. Here’s a preview: pic.twitter.com/BlB3yYTSht

— Microsoft (@Microsoft) April 25, 2018

O Facebook também está trabalhando em uma alteração do seu emoji, porém não revela mais detalhes.

A padronização do emoji é feita pela Unicode Consortium. Porém, o visual de cada ícone é definido por cada empresa. Isso abre espaço para mal-entendidos: por exemplo, quando um usuário envia o emoji de arma de brinquedo, o destinatário pode acabar vendo uma arma de fogo.

Veja a evolução dos emojis de arma:

Por que a Apple mudou o emoji de arma?

Em 2015, uma campanha batizada de Disarm the iPhone pressionou a Apple a excluir o emoji do seu sistema. Ela foi criada por um grupo a favor do controle de armas de fogo, que busca restrições para sua venda nos EUA, como verificação de antecedentes criminais.

O pedido não foi totalmente aceito. Em vez disso, a Apple decidiu redesenhar o ícone, o que foi considerado pelo grupo como uma vitória. Até hoje, o controle de armas segue como uma questão central nos Estados Unidos, por conta dos recentes tiroteios ocorridos no país.

Com informações: Business Insider, Emojipedia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados