A Microsoft anunciou que o iTunes chegaria à loja do Windows até o final de 2017. No entanto, o prazo não foi cumprido: a Apple precisou de um pouco mais de tempo “para entregar a experiência completa aos nossos clientes”.

Após alguns meses de atraso, eis que o iTunes aparece na Microsoft Store. Se você tem o Windows 10, pode baixá-lo agora mesmo.

Após fazer o download de 476,7 MB, você poderá fazer exatamente o mesmo que na versão padrão do iTunes. Inclusive, a interface continua igual.

Então qual é a diferença? Basicamente, as atualizações serão feitas automaticamente, em segundo plano, e não exigirão que você reinicie o PC. Além disso, é possível desinstalá-lo em poucos cliques, como um app no smartphone.

É possível organizar as músicas do seu computador, usar o Apple Music (que não tem interface web), comprar e alugar filmes, e acessar podcasts — como o nosso Tecnocast. No entanto, eu reparei em alguns bugs: não consigo reproduzir podcasts, nem assiná-los.

Músicas e filmes funcionam como o esperado, assim como os controles de mídia no teclado para reproduzir, pausar, avançar e retroceder. E você pode fazer coisas mais “avançadas”, como autorizar o computador para reproduzir mídia que você comprou no iTunes.

O programa avisa que não sincroniza apps do iOS. Não é mais possível acessar a App Store dessa forma desde o ano passado.

Vale lembrar que este não é um app universal, e roda apenas em PCs. A Apple usou a Ponte de Desktop (antigo Project Centennial), que converte programas Win32 tradicionais para a loja do Windows.

O objetivo da Microsoft é migrar cada vez mais programas tradicionais para a loja. Além de receberem atualizações automáticas, eles rodam em sandbox de forma mais protegida, e podem adicionar blocos dinâmicos ao menu Iniciar.

Entre as opções disponíveis, temos o Spotify, Evernote, Adobe Photoshop Elements, Slack e Microsoft Office. Só não espere ver o Google Chrome por lá tão cedo.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gustavo

pra que cabo e programa, na iphone é só conectar por wifi 😎

Marcus Araújo

Vou testar depois, mas pra mim chega a ser uma afronta um player ter quase o mesmo tamanho que tinha o disco de instalação do finado Windows XP. E o pior de tudo é que o iTunes for Windows era uma b*st* até onde lembro de ter usado, aparentemente portaram os bugs também para a versão WStore de modo que não gere estranheza ao usuário já acostumado com essa bomba na versão Windows.

Thiago

Coisa chata. Não funcionou em nenhum dos meus pcs, diz que não encontrou o UXTheme.dll entre outras dlls. Porém, basta desinstalar a versão da store que a x64 normal volta a funcionar normalmente.

Isaias Freitas

Não sabia disso... Legal. De não precisar de conta.

@Sckillfer

Ai que tá, todos os apps modern são assim, demoram demais pra carregar e, não bastasse isso, são mortos rapidamente caso algum app win32 q tu nem tá usando queira recursos (dar prioridade a apps em primeiro plano pra q, não é mesmo?). Não a toa que o Windows 8 flopou.

@Sckillfer

Porram, instalei semana passada o comum p´q ainda não tava na loja!

Felipe Ventura

Sim! Precisa usar o "Scrobbler Last.fm Desktop", assim como na versão tradicional: https://www.last.fm/pt/abou...

Paulão da Regulagem

Não gosto dos “Apps” da Loja do Windows. Acho lentos e com layout estranho pra PC..

zoiuduu .

lá de onde? que blog?

Adalio Siqueira

Instalei, e ficou bem mais rápido que a versão desktop, que é bem lenta pra quem tem uma biblioteca com + de 30k de musicas.

zoiuduu .

Não pode misturar leite com manga,

Alisson de Melo

O Windows 10 tem tanto bug que quando um programa é desenvolvido pra ele da problema logo de cara. Depois que a Microsoft deixou o Windows de lado pra ganhar dinheiro com serviços, o Windows ficou meio que jogado de lado. Pensa bem, não será desenvolvido mais versões, apenas o 10 será atualizado, sacanagem. Agora, os serviços como Office 365, aplicativos para Android toda semana tem novidades. Fala sério!

Felipe Ventura

O bug é do iTunes 😬

Paul

Mds... Esse cara é um mala. Até me baniu de lá(ele ñ aguenta ler verdades). Kkkkkk

Tori

Mal sabe que tá tudo incluído dentro do pacote

Exibir mais comentários