Como baixar os dados da conta do WhatsApp coletados sobre você

Saiba como baixar os dados da conta para ver quais informações sobre você o WhatsApp coleta e pode compartilhar com o Facebook

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Várias leis ao redor do mundo, como a GDPR da Europa, obrigam as empresas de tecnologia a ser mais transparentes com os dados de seus usuários. Dessa forma, é possível ter ferramentas para download das informações a que a empresa tem sobre o usuário. Isso se aplica ao WhatsApp — saiba como baixar os dados da conta para saber o que é compartilhado entre as empresas do grupo Facebook.

WhatsApp compartilha dados com o Facebook?

Sim! Mas não tudo, suas mensagens, por exemplo ainda continuam criptografadas e só você, além de quem recebe, tem acesso aos textos e arquivos compartilhados. Mas, em um negócio de 16 bilhões de dólares, em 2014, o Facebook não estava só preocupado em manter as pessoas se comunicando por um app — o Messenger sempre existiu, afinal. A empresa trabalha com dados e quanto mais, melhor.

Para entender mais sobre esse compartilhamento de informações entre o WhatsApp e outras empresas do Facebook, sugiro a leitura do artigo: O WhatsApp compartilha dados com o Facebook?

Como baixar os dados da minha conta do WhatsApp

Para saber o que a empresa sabe sobre você, uma ferramenta disponível no app permite criar uma cópia desse relatório em um arquivo ZIP. Porém, pode levar até três dias para que o compilado fique pronto — e não inclui as mensagens do usuário, já que o aplicativo não tem acesso a elas.

  1. Acesse os ajustes da conta (ícone da engrenagem, no iPhone, ou clicando em “Configurações” no botão dos três pontos, no Android);
  2. Toque em “Conta”;
  3. Acesse a opção “Solicitar dados da conta”.
Baixar dados da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)
Baixar dados da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Agora, resta aguardar que os dados fiquem prontos para download. Quando o arquivo for baixado, você poderá usar outro app para exportá-lo — recomendo alguma forma de enviá-lo a um computador confiável, para ser descompactado e ter uma melhor visualização dos arquivos.

O que tem no arquivo da conta?

Há dois arquivos: um “access.html” e outro “portability.json”. O primeiro pode ser aberto no próprio navegador (Chrome, Safari, Edge), contendo as seguintes informações, entre outras:

  • Os números de telefone de seus contatos no WhatsApp;
  • Grupos dos quais você participa;
  • Sua foto de perfil;
  • Quem pode ver quando você esteve online pela última vez (todos, meus contatos, nenhum);
  • Quem pode ver sua foto de perfil (todos, meus contatos, nenhum);
  • Quem pode ver seus WhatsApp Status, ou “stories” (meus contatos, meus contatos exceto…, compartilhar somente com…);
  • Se a confirmação de leitura (✓✓ azul) está ativa;
  • A lista de contatos bloqueados;
  • A marca e modelo do seu celular, sistema operacional e versão.
Relatório do perfil do WhatsApp (Imagem: Reprodução/Microsoft Windows)
Relatório do perfil do WhatsApp (Imagem: Reprodução/Microsoft Windows)

O segundo arquivo, no formato JSON, repete algumas dessas informações, como a lista de contatos e grupos que você participa. No entanto, é necessário abrir primeiro o arquivo em um bloco de notas, copiar o código e colar em um visualizador de arquivos .json, como o JSON Editor Online.

Relatório da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/JSON Editor Online)
Relatório da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/JSON Editor Online)

O WhatsApp recomenda que tenha cuidado para onde envia ou armazena esse relatório, já que é carregado de informações pessoais sobre você e também seus contatos. De preferência, faça o download em computadores confiáveis e se lembre de apagá-lo permanentemente após a conferência.

Com informações: WhatsApp.

Colaborou: Felipe Ventura.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados