Início » Aplicativos e Software » Como baixar os dados da conta do WhatsApp coletados sobre você

Como baixar os dados da conta do WhatsApp coletados sobre você

Saiba como baixar os dados da conta para ver quais informações sobre você o WhatsApp coleta e pode compartilhar com o Facebook

Lucas Lima Por

Várias leis ao redor do mundo, como a GDPR da Europa, obrigam as empresas de tecnologia a ser mais transparentes com os dados de seus usuários. Dessa forma, é possível ter ferramentas para download das informações a que a empresa tem sobre o usuário. Isso se aplica ao WhatsApp — saiba como baixar os dados da conta para saber o que é compartilhado entre as empresas do grupo Facebook.

WhatsApp (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

WhatsApp (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

WhatsApp compartilha dados com o Facebook?

Sim! Mas não tudo, suas mensagens, por exemplo ainda continuam criptografadas e só você, além de quem recebe, tem acesso aos textos e arquivos compartilhados. Mas, em um negócio de 16 bilhões de dólares, em 2014, o Facebook não estava só preocupado em manter as pessoas se comunicando por um app — o Messenger sempre existiu, afinal. A empresa trabalha com dados e quanto mais, melhor.

Para entender mais sobre esse compartilhamento de informações entre o WhatsApp e outras empresas do Facebook, sugiro a leitura do artigo: O WhatsApp compartilha dados com o Facebook?

Como baixar os dados da minha conta do WhatsApp

Para saber o que a empresa sabe sobre você, uma ferramenta disponível no app permite criar uma cópia desse relatório em um arquivo ZIP. Porém, pode levar até três dias para que o compilado fique pronto — e não inclui as mensagens do usuário, já que o aplicativo não tem acesso a elas.

  1. Acesse os ajustes da conta (ícone da engrenagem, no iPhone, ou clicando em “Configurações” no botão dos três pontos, no Android);
  2. Toque em “Conta”;
  3. Acesse a opção “Solicitar dados da conta”.
Baixar dados da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Baixar dados da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Agora, resta aguardar que os dados fiquem prontos para download. Quando o arquivo for baixado, você poderá usar outro app para exportá-lo — recomendo alguma forma de enviá-lo a um computador confiável, para ser descompactado e ter uma melhor visualização dos arquivos.

O que tem no arquivo da conta?

Há dois arquivos: um “access.html” e outro “portability.json”. O primeiro pode ser aberto no próprio navegador (Chrome, Safari, Edge), contendo as seguintes informações, entre outras:

  • Os números de telefone de seus contatos no WhatsApp;
  • Grupos dos quais você participa;
  • Sua foto de perfil;
  • Quem pode ver quando você esteve online pela última vez (todos, meus contatos, nenhum);
  • Quem pode ver sua foto de perfil (todos, meus contatos, nenhum);
  • Quem pode ver seus WhatsApp Status, ou “stories” (meus contatos, meus contatos exceto…, compartilhar somente com…);
  • Se a confirmação de leitura (✓✓ azul) está ativa;
  • A lista de contatos bloqueados;
  • A marca e modelo do seu celular, sistema operacional e versão.
Relatório do perfil do WhatsApp (Imagem: Reprodução/Microsoft Windows)

Relatório do perfil do WhatsApp (Imagem: Reprodução/Microsoft Windows)

O segundo arquivo, no formato JSON, repete algumas dessas informações, como a lista de contatos e grupos que você participa. No entanto, é necessário abrir primeiro o arquivo em um bloco de notas, copiar o código e colar em um visualizador de arquivos .json, como o JSON Editor Online.

Relatório da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/JSON Editor Online)

Relatório da conta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/JSON Editor Online)

O WhatsApp recomenda que tenha cuidado para onde envia ou armazena esse relatório, já que é carregado de informações pessoais sobre você e também seus contatos. De preferência, faça o download em computadores confiáveis e se lembre de apagá-lo permanentemente após a conferência.

Com informações: WhatsApp.

Colaborou: Felipe Ventura.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando